Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios?

Seja se mesclando ou se destacando, incorporando transparência ou solidez, expressando aspereza ou suavidade, uma fachada é o meio pelo qual nos relacionamos com a arquitetura. Ela conta uma história e muitas vezes pode definir o tom para o restante do interior. Mas, além de definir uma experiência puramente visual, a envoltória de um edifício também deve ser prática, durável e ter a capacidade de gerenciar adequadamente as necessidades de iluminação e ventilação natural. Afinal, por ser o ponto de contato com o exterior, é responsável por mitigar os sons e fornecer proteção contra as condições climáticas, como vento, chuva, calor e umidade. Ao projetar uma fachada, é importante considerar um equilíbrio entre desempenho e uma bela estética. É claro que muitos materiais atendem com sucesso a esses critérios. Mas quando se trata de criar um ambiente confortável e cheio de luz, garantindo resistência, facilidade de instalação e versatilidade, as propriedades dos painéis de policarbonato translúcido parecem incomparáveis.

Muitas vezes criando uma luz difusa e suave em ambientes internos durante o dia e um brilho externo atraente durante a noite, o policarbonato é conhecido por sua interação de luz, transparência ambígua e formas abstratas – tudo isso cria experiências sensoriais únicas. No entanto, através de sua utilização em uma ampla gama de aplicações (em diversos formatos, cores e dimensões), o material também se mostra tão eficiente e versátil quanto chamativo e expressivo. Assim, não é de admirar que este polímero artificial, antes reconhecido apenas por seu uso em estufas, tenha se tornado uma escolha tão popular para revestimentos e coberturas externas em vários tipos de projetos arquitetônicos modernos.

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 2 de 19
House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur. Image © Sebastian Berger

Com isso em mente, vamos mergulhar nas propriedades, métodos de instalação e flexibilidade de design das fachadas de policarbonato translúcido.

Um termoplástico translúcido que é 250 vezes mais forte que o vidro

O policarbonato é um polímero termoplástico resistente, amorfo e durável. Como a maioria dos plásticos, é feito com a destilação de combustíveis de hidrocarbonetos em “frações”, que são posteriormente combinadas com outros catalisadores para produzir plásticos por polimerização ou policondensação. Uma vez que o material é criado, ele pode ser moldado através de diferentes processos, como moldagem por injeção ou extrusão.

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 3 de 19
House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur. Image © Sebastian Berger

Na sua forma bruta, o policarbonato é completamente transparente, semelhante ao envidraçamento tradicional. Mas, ao contrário do vidro, também oferece diferentes níveis de translucidez – proporcionando ótima transmissão de luz – e é uma alternativa mais leve, flexível e resistente. De fato, as características do material permitem resistir a temperaturas, raios UV, impactos e muito mais, atendendo a uma ampla gama de requisitos de desempenho. Além disso, é totalmente reciclável, ignífugo, econômico e fornece isolamento.

Instalação rápida, simples e eficiente

Outra vantagem das chapas de policarbonato é a facilidade de instalação em fachadas. Pesando apenas a metade dos painéis de vidro tradicionais, transportar e manipular o material é um processo bastante direto e simples. Antes da instalação, no entanto, é crucial selecionar o tipo certo de painéis: policarbonato de parede dupla, composto por duas camadas, ou policarbonato de parede múltipla, composto por três ou mais camadas. Apesar de possuírem as mesmas propriedades, oferecem diferentes níveis de isolamento; quanto mais espesso o painel, mais isolamento. Embora os métodos de instalação possam variar, o mais comum envolve colocar perfis de estrutura, fixá-los na subestrutura do edifício e simplesmente colocar cada painel um após o outro.

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 4 de 19
Östermalm's Temporary Market Hall / Tengbom. Image © Felix Gerlach

Para obter mais informações sobre um exemplo concreto, conversamos com o arquiteto Taiga Kasai da KACH, que estava por trás do projeto da Casa em Yanakacho. Neste caso, os painéis são suportados por perfis de aço duplo T.

O policarbonato é suportado por duas linhas nas partes superior e inferior das armações da estrutura. Tentamos esconder a subestrutura e os acessórios de metal atrás do policarbonato para criar uma imagem flutuante abstrata, garantindo resistência suficiente à pressão do vento. Além disso, usamos policarbonato ondulado profundo (profundidade de 150 mm) com a altura adequada para evitar uma subestrutura horizontal no meio do recinto. - Taiga Kasai

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 19 de 19
House in Yanakacho / Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH. Image © Vincent Hecht
Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 5 de 19
Translucent Polycarbonate enclosure detail / House in Yanakacho. Image Courtesy of Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH

Possibilidades versáteis de design: alguns exemplos inspiradores

Além de seu alto desempenho e facilidade de instalação, o policarbonato translúcido oferece amplas oportunidades criativas, permitindo que os arquitetos criem fachadas únicas e expressivas. Transformando a luz solar direta em um brilho difuso visualmente atraente, essas superfícies filtrantes podem ser adaptadas ao clima ou atmosfera de quase qualquer projeto. Embora sejam comumente usados para criar ambientes serenos e calmantes, o efeito também pode ser bastante dinâmico, reduzindo pessoas e objetos em silhuetas sutis com intensidades variadas. O material adiciona camadas de brilho, movimento e ambiguidade que valorizam a estética de um projeto ao mesmo tempo em que entrega a alta funcionalidade que caracteriza as fachadas de policarbonato.

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 6 de 19
Streetmekka Viborg / EFFEKT. Image © Rasmus Hjortshøj - COAST

Por exemplo, na Casa em Yanakacho, o projeto separa-se das áreas circundantes com um invólucro flutuante de policarbonato, que foi escolhido pelos arquitetos após estudar vários outros materiais (incluindo membranas e metal perfurado). Por fim, “concluiu-se que o policarbonato translúcido seria o melhor material para o equilíbrio entre transparência e translucidez”, diz Kasai. Nesse sentido, os painéis termoplásticos ocultam o espaço privado, filtram a luz solar e proporcionam um belo visual ambíguo.

O policarbonato translúcido pode alcançar a imagem de abstração. Sua translucidez permite a passagem da luz e oculta objetos específicos. - Taiga Kasai

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 7 de 19
House in Yanakacho / Taiga Kasai + Chong Aehyang Architecture / KACH. Image © Vincent Hecht

Claro que a versatilidade do material permite essa e muitas outras possibilidades. Para explorar ainda mais sua estética variada, exploramos abaixo uma série de fachadas translúcidas inspiradoras de um conjunto diversificado de edifícios contemporâneos – de casas e escolas a galerias de arte e mercados.

Nathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 8 de 19
Nathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa. Image © David Foessel

New Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 9 de 19
New Casa Triângulo / Metro Arquitetos Associados. Image © Leonardo Finotti

Charvot House / Hérard & da Costa

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 10 de 19
Charvot House / Hérard & da Costa. Image © Philippe Ruault

Seasonless House / Casos de Casas

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 11 de 19
Seasonless House / Casos de Casas. Image © José Hévia

Lan Din / Sher Maker

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 12 de 19
Lan Din / Sher Maker. Image © Chaiyaporn Sodabunlu

Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 13 de 19
Rooftop Sauna in London / Aalto University - School of Arts, Design and Architecture. Image © Valentina Casalini

Polycarbonate Neverland - Aranya Kid's Restaurant / Wutopia Lab

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 14 de 19
Polycarbonate Neverland - Aranya Kid's Restaurant / Wutopia Lab. Image © CreatAR Images

Östermalm's Temporary Market Hall / Tengbom

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 15 de 19
Östermalm's Temporary Market Hall / Tengbom. Image © Felix Gerlach

Streetmekka Viborg / EFFEKT

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 16 de 19
Streetmekka Viborg / EFFEKT. Image © Rasmus Hjortshøj - COAST

House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 17 de 19
House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur. Image © Sebastian Berger

Cascade High School Expansion / Neumann Monson Architects

Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios? - Imagem 18 de 19
Cascade High School Expansion / Neumann Monson Architects. Image © Integrated Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Como usar policarbonato translúcido em fachadas de edifícios?" [Why Use Translucent Polycarbonate on Building Facades?] 17 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979411/como-usar-policarbonato-translucido-em-fachadas-de-edificios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.