"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake

"Estou interessado em criar formas que surpreendam as pessoas, que sejam ousadas", costumava dizer Ruy Ohtake. Com uma carreira de mais de seis décadas e cerca de 420 obras construídas – quase trezentas apenas em São Paulo –, Ohtake deixa um legado prolífico e inspirador à arquitetura brasileira.

Além de São Paulo, seus projetos estão espalhados por locais tão distantes como Brasília, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, estados por onde projetou e construiu residências, equipamentos de transporte, sedes de instituições culturais, hotéis, bancos, arenas esportivas e torres corporativas. Em muitos destes é possível reconhecer uma resistência do arquiteto a se inclinar diante da linha reta, aquela que não oferece surpresas, e o desejo de emocionar com suas formas e cores.

"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 2 de 19"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 3 de 19"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 4 de 19"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 5 de 19Cor é vida!: série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Mais Imagens+ 14

"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 15 de 19
© Paul Clemence

"Cor é vida!", dizia com entusiasmo. Seus edifícios, em diversas escalas e programas, atestam isso: cores primárias vibrantes surpreendem, e às vezes chocam, os olhos daqueles mais afeitos à monocromia. Exemplos disso são os Redondinhos, conjunto habitacional na comunidade de Heliópolis, e a sede do Instituto Tomie Ohtake, para mencionar apenas alguns.

"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 18 de 19
© Paul Clemence

Ele frequentemente falava sobre o microsegundo que leva para nossa mente absorver uma linha reta ou curva: com a linha reta, ele dizia, não há surpresa – podemos facilmente prever onde ela levará. Mas com a curva, nossa percepção (e coração) é envolvida – vai virar para lá, para cá... para onde nos levará? — Paul Clemence sobre Ruy Ohtake

Clemence, fotógrafo de arquitetura nascido nos EUA e criado no Brasil, compartilhou conosco mais uma série de fotografias, desta vez, explorando o peso das cores e formas nos edifícios de Ohtake. A obra de Ruy, comenta o fotógrafo, é uma multiplicidade desses microsegundos, sempre nos conduzindo por uma estimulante jornada arquitetônica.

"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 14 de 19
© Paul Clemence
"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 12 de 19
© Paul Clemence
"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 17 de 19
© Paul Clemence
"Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake - Imagem 9 de 19
© Paul Clemence

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. ""Cor é vida!": série de fotos mostra a importância das cores e formas na arquitetura de Ruy Ohtake" 01 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973401/cor-e-vida-serie-de-fotos-mostra-a-importancia-das-cores-e-formas-na-arquitetura-de-ruy-ohtake> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.