A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade

Meios transparentes possibilitam a passagem de luz sem que haja dispersão da mesma. Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, mas de forma irregular, e parte dela se dispersa e não permite que enxergamos com total nitidez através deles.Superfícies translúcidas funcionam como véus, revelam sem devassar, e borram, literalmente, o contato entre interior e exterior. Na arquitetura, este é um efeito utilizado em muitos projetos. Das fachadas características de Steven Holl, ao IMS de São Paulo, passando por diversos outros exemplos pela arquitetura mundial, essa translucidez pode ser conseguida com vidros especiais, acrílicos ou outros plásticos. Mas um material que intrinsecamente entrega este efeito é o policarbonato, que pode ser utilizado em uma infinidade de casos, de paredes a claraboias, e nos mais diversos programas.

Policarbonatos são polímeros termoplásticos, o que quer dizer que a uma determinada temperatura, é um material que  apresenta alta viscosidade podendo ser conformado e moldado na espessura e forma desejada. Tratam-se de materiais fortes e resistentes, utilizados em diversas indústrias, de óculos de grau a fachadas de fábrica, e seu grau de translucidez pode variar. 

A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 2 de 15
Oficinas centrales y espacio expositivo Montalbán y Rodríguez / MCEA | Arquitectura. Image © David Frutos Fotografía de Arquitectura

Na indústria da construção, trata-se de um produto que alia alta resistência ao impacto, leveza e facilidade de instalação, por permitir ser dobrado a frio e cortado na própria obra. Sendo um material plástico e, muitas vezes, possuir câmaras de ar internas, isso permite a passagem de menos calor quando a insolação incide diretamente. A elevada resistência ao impacto também torna-o um produto seguro. Nas coberturas, por exemplo, o material suporta chuvas fortes e granizo. Nas paredes, qualquer impacto, intencional ou não, é suportado e a chapa continua a transmitir luz com estética e resistência. Também é resistente a temperaturas extremas, de frio e calor (de -40 ºC a 120 ºC), por isso pode ser utilizado em ambientes internos e externos e em quase todas as aplicações, e mesmo em contato direto com o fogo, é um material que não espalha a chama e não é tóxico.

A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 4 de 15
Oficinas centrales y espacio expositivo Montalbán y Rodríguez / MCEA | Arquitectura. Image © David Frutos Fotografía de Arquitectura

O material é apresentado em alguns tipos de chapas, que também podem ser coloridas. A empresa mexicana Stabilit produz três modelos principais. Talvez o mais usual sejam as placas de policarbonato celular, que conferem isolamento e resistência ao produto. As células conformadas por camadas delgadas de policarbonato (que podem assumir formas quadradas, retangulares e até triangulares), criam uma camada isolante de ar, que reduz os ganhos de energia térmica nas coberturas e fachadas.

A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 7 de 15
Cortesia de Stabilit
A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 10 de 15
Cortesia de Stabilit

Chapas de policarbonato ondulado ou trapezoidal também são bastante usuais, e muito utilizadas para coberturas ou fachadas. Sua camada de proteção UV, tanto nas estruturas tradicionais como nas celulares, impede a passagem da radiação em até 99% e permite a redução dos gastos com energia elétrica.

Mas há chapas sólidas também, que se assemelham muito ao vidro, tanto na aparência quanto na transparência. Estes apresentam a vantagem de muito mais leveza e segurança incomparável (300 vezes mais resistente que o vidro e 30 vezes mais resistente que o acrílico). Além disso, possuem o trunfo de poderem ser cortados a frio e moldados no momento da instalação, o que representa uma economia de tempo de instalação com vidro ou acrílico, por ser um dos materiais mais revolucionários na construção. Disponível em uma ampla variedade de espessuras e graus de segurança, há chapas que inclusive podem ser à prova de balas.

A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 14 de 15
Cortesia de Stabilit

As aplicações das chapas de policarbonato são muito abrangentes. Logo nos vêm à cabeça as estufas de plantas e pequenos jardins de inverno. Mas o material é adequado para diversos tipos de coberturas, seja em usos residenciais, comerciais, industriais e mesmo de infraestrutura. 

A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade - Imagem 8 de 15
Cortesia de Stabilit

Em paredes e usos verticais, o policarbonato também é um material muitas vezes escolhido, por criar fachadas leves e que, durante a noite, tornam-se lanternas para o espaço público. Mas o policarbonato pode ser utilizado para divisórias internas, portões ou telas em geral. Além disso, o material pode ser utilizado para outras finalidades em design e artes, como para anteparo para propagandas, sinalização, artes gráficas e mesmo para vidros de alta segurança.

Conheça mais sobre o produto na página da empresa em nosso catálogo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "A translucidez do policarbonato: resistência e versatilidade" 23 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970767/a-translucidez-do-policarbonato-resistencia-e-versatilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.