O escritório de arquitetura liderado por Alejandro Aravena propôs um edifício que aborda a integração física do bairro Villa 31, em Buenos Aires. O projeto, que conta com um parque linear em sua cobertura, tem como objetivo abrigar a nova sede do Cone Sul do Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de facilitar o acesso dos habitantes do bairro a outras zonas da cidade.
Mais informações a seguir.
O Barrio 31, onde vivem mais de 40 mil pessoas, se localiza entre um dos principais terminais ferroviários e o porto de Buenos Aires. A comunidade apresenta indicadores de emprego, educação, saúde e segurança inferiores aos de outras regiões da capital argentina.
De acordo com os arquitetos, o edifício pretende tornar possível o acesso dos moradores a novas oportunidades de emprego. serviço e transporte urbano, assim como o acesso físico a outras partes da cidade.
Em termos de uso, o edifício abrigará 180 funcionários do BID e do BID Invest, ramo do Grupo BID para operações no setor privado. Além disso, o edifício abrigará o grupo de apoio do BID para a criação do Polo Educativo, uma iniciativa do governo da cidade para levar o Ministério da Educação para o bairro, além da construção de escola para crianças, jovens e adultos.