São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações

São Paulo terá em breve um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. Desenvolvido pela empresa Yellow, o sistema colocará nas ruas 20 mil veículos e não contará com estações - as bicicletas ficarão soltas nas ruas.

Chamado de "dockless", o serviço já existe em outros locais do mundo, como China e Alemanha, e consiste em deixar as bicicletas "soltas" nas ruas, disponíveis aos usuários através de um aplicativo que permite destravar o veículo desejado. Ao fim do percurso, o ciclista deixa a bicicleta onde lhe convir e esta se trava, ficando disponível para o próximo usuário.

A ideia permite que as unidades se distribuam de modo muito mais orgânico pela cidade do que o modelo com estações. Questões de segurança contra furtos não serão, segundo a empresa, um problema, já que as bicicletas apresentam algumas particularidades que inviabilizam o roubo de seus componentes.

Quadro de aço, ausência de marchas, selim com trava e pneu maciço e de tamanho específico reduzem o valor agregado dos veículos. Além disso, todas as bicicletas serão equipadas com um GPS que garantirá à empresa o monitoramento da localização exata de cada unidade.

A Yellow pretende colocar sua frota nas ruas a partir de julho e abrangerá inicialmente o centro expandido da capital paulista. A ideia, no entanto, é que as unidades se espalhem pelas periferias. Dependendo do sucesso do serviço em São Paulo, a empresa pretende expandir para outras cidades brasileiras e já mapeou 30 possíveis candidatas.

Fonte: Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "São Paulo terá sistema de compartilhamento de bicicletas sem estações" 12 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892372/sao-paulo-tera-sistema-de-compartilhamento-de-bicicletas-sem-estacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.