Torre 270 Park Avenue projetada pelo SOM pode se tornar o edifício mais alto do mundo a ser demolido

© Flickr usuário Reading Tom. sob licença CC BY 2.0t

Apenas alguns meses após as plantas serem apresentadas para uma grande transformação do AT & T Building na 550 Madison, de Philip Johnson, outro arranha-céu icônico do centro de Manhattan está em risco - e desta vez, pode ser que o edifício seja completamente demolido.

Projetado por Natalie de Blois e Gordon Bunshaft, do escritório SOM, e concluído em 1961, o 270 Park Avenue (anteriormente conhecido como Union Carbide Building) é considerado um exemplo importantíssimo do Estilo Internacional na cidade de Nova Iorque, originado a partir do precedente estabelecido pelo Edifício Seagram, de Mies van der Rohe.

Mas depois que a nova legislação de zoneamento para o bairro foi aprovada no ano passado, o atual proprietário do prédio, JPMorgan Chase, anunciou planos para substituir o prédio de 215,50 metros de altura por um novo arranha-céu hi-tech. Se a ideia prevalecer, seria o maior e mais alto edifício do mundo a ser demolido intencionalmente.

via Google Satellite

O edifício, identificável por sua fachada de metal preto e prata, fica acima da ferrovia Metro-North e é notável pelo lobby do segundo andar e pela grande praça urbana. O edifício foi submetido a uma das maiores reformas de escritórios da história em 2012, quando alcançou a certificação LEED Platinum.

Mas Chase afirma que o edifício não é grande o suficiente para abrigar a empresa em crescimento, e que, nas condições atuais, 6.000 funcionários estão trabalhando num espaço pensado para apenas 3.500. O novo edifício alcançaria até 70 andares e proporcionaria uma adição de 93 mil metros quadrados de espaço, melhorando a eficiência da empresa e permitindo o crescimento futuro.

Apesar de bastante apreciado pela comunidade de arquitetura, o 270 Park foi não foi listado como uma edificação a ser tombada numa revisão do distrito que adicionou outros 12 prédios à lista.O bairro agora contém 50 edificações tombadas, incluindo o Edifício Seagram.

Se os planos avançarem, a demolição poderá começar já no próximo ano, com a conclusão prevista para 2023.

Via New York Times, Curbed, Nova York Yimby

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Torre 270 Park Avenue projetada pelo SOM pode se tornar o edifício mais alto do mundo a ser demolido" [SOM's Iconic 270 Park Avenue At Risk of Becoming the Tallest Building Ever to Be Demolished] 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889693/torre-270-park-avenue-projetada-pelo-som-pode-se-tornar-o-edificio-mais-alto-do-mundo-a-ser-demolido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.