Um passeio virtual pela Case Study House #2 de Sumner Spaulding e John Rex

A segunda casa no programa Case Study Houses da revista Arts & Architecture mostra as principais características da famosa série de projetos: a ênfase nas áreas de estar banhadas por luz natural, áreas de estar internas e externas, fortes linhas horizontais e cobertura plana. Contudo, esta casa se  distingue por detalhes particularmente criativos que conectam as áreas interna e externa e por uma forte consciência em relação à funcionalidade.

À primeira vista, a casa é enganosamente direta: uma fileira de salas quadradas delimitadas por vidro do chão ao teto, juntamente com essa cobertura plana familiar, cria uma aparência impressionante. Mas os arquitetos incluíram muitos elementos para compensar essa precisão e sobriedade - começando com a característica mais dramática, um muro que se estende a partir da borda da propriedade em direção à casa, proporcionando privacidade para o terraço e o jardim voltado para sul.

Este muro curvo continua do portão diretamente para o hall de entrada. Além disso, o canteiro de flores que o muro abriga ao lado do jardim se estende para o interior da casa. Da mesma forma, no lado oposto da sala de estar, a linha da lareira se estende através da parede da janela até o terraço externo. A continuidade do esquema cromático (piso escuro e teto claro, tanto dentro como fora) também ajuda a minimizar a distinção entre áreas internas e externas.

Cortesia de Archilogic

Outro detalhe impressionante é o formato de cunha usado nos gabinetes e pontos da casa. A sala de estar apresenta dois desses casos: a lareira em ângulo; e a separação entre o hall de entrada da sala de jantar. Ao ar livre, também, os terraços não ortogonais impedem qualquer sensação de rigidez.

A casa foi projetada para uma família de quatro pessoas interessadas em entretenimento, e os aspectos práticos não foram ignorados. Tanto a entrada como a bancada de cozinha contam com espaço para um bar, enquanto que os terraços voltados a norte e sul oferecem espaços acolhedores durante todo o ano. 

Cortesia de Archilogic

Experienciar esta casa em 3D ajuda a compreender a eficácia do projeto dos espaços internos e externos. Apesar de tentar maximizar o espaço, o projeto conta com uma metragem quadrada bastante alta, tanto no interior (uma vez que o mobiliário está afastado das paredes externas) e fora (dada a perda de privacidade). O vidro e a luz natural contribuem significativamente para ampliar ainda mais a percepção dos espaços. 

Veja outros modelos das Case Study Houses feitos pela Archilogic, aqui.

Sobre este autor
Cita: Weldon, Robynn. "Um passeio virtual pela Case Study House #2 de Sumner Spaulding e John Rex" [A Virtual Look Inside the Case Study House #2 by Sumner Spaulding and John Rex] 14 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873479/um-passeio-virtual-pela-case-study-house-number-2-de-sumner-spaulding-e-john-rex> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.