Projetos clássicos de Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright foi, inegavelmente, um dos arquitetos mais inspiradores da história. Suas ideias transcenderam gerações e vem influenciado profissionais até hoje em dia através de sua vasta obra, incluindo além de diversos projetos, textos, livros e a educação de jovens. Foi o principal nome da arquitetura orgânica, líder do movimento Prairie School e, no ano de 1991, foi reconhecido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA) como "o maior arquiteto americano de todos os tempos".

Comemorando seu aniversário no dia de hoje, 08 de junho, veja uma seleção de projetos clássicos do arquiteto:

Clássicos da Arquitetura: Casa da Cascata / Frank Lloyd Wright

A Casa da Cascada foi concebida a partir da sua integração ao curso d'água que passa pela propriedade. Frank Lloyd Wright a imaginou para que os futuros moradores sempre sentissem a força com que cai e passa o riacho, não visualmente, mas através do som que se produz, percorrendo toda a casa.

Clássicos da Arquitetura: Museu Guggenheim / Frank Lloyd Wright

10 Do arquiteto. Construído em Manhattan, o Museu Solomon R. Guggenheim foi o último grande projeto desenhado e construído por Frank Lloyd Wright, entre 1943 até ser aberto ao público em 1959, seis meses após sua morte. Tornou-se um de seus trabalhos mais longos, e também um de seus projetos mais populares.

Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright

Uma composição de espaços públicos e privados distancia discretamente a casa da rua, sob uma série de planos horizontais. Ao criar esta sobreposição de planos, o espaço interior se expande ao exterior, ao mesmo tempo em que cria certo enclausuramento. Um enorme balanço sobre a varanda se estende três metros de seu ponto estrutural mais próximo.

Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

20 Do arquiteto. O concreto ciclópico articula-se com a madeira. O primeiro define as paredes portantes do edifício. A segunda, os elementos de cobertura, esquadria e mobiliário. A madeira aparece no primeiro plano achada de entrada como um rasgo horizontal. O acesso é protegido por uma leve marquise.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Administrativo S.C. Johnson and Son / Frank Lloyd Wright

Do arquiteto. Localizado em Racine, Wisconsin, o Edifício Administrativo SC Johnson and Son é uma das declarações mais importantes de Frank Lloyd Wright sobre a natureza dos edifícios de escritórios. H.F. Johnson Jr. encomendou a Wright o projeto para um edifício administrativo para a sede mundial da empresa familiar e, em 1936, os desenhos de Wright foram aprovados e o edifício inaugurado oficialmente em abril de 1939.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Projetos clássicos de Frank Lloyd Wright" 08 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873173/projetos-classicos-de-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.