O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Frank Lloyd Wright
  6. 1959
  7. Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright
Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright

© Flickr User: godutchbaby Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright © Flickr User: godutchbaby Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright + 20

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concreto ciclópico articula-se com a madeira. O primeiro define as paredes portantes do edifício. A segunda, os elementos de cobertura, esquadria e mobiliário.

© Flickr User: godutchbaby
© Flickr User: godutchbaby

A madeira aparece no primeiro plano achada de entrada como um rasgo horizontal. O acesso é protegido por uma leve marquise. No pavimento superior, uma série de aberturas percorre toda a extensão da fachada. Um plano de madeira que conforma uma pequena varanda coberta. 

Outro edifício conecta-se ao principal. Um plano horizontal branco, marcado por quadros de madeira. A cobertura também é de estrutura de madeira. Ao lado, deslocado do primeiro plano, o concreto ciclópico configura um plano mais extenso. Quadros de madeira cortam perpendicularmente este plano, articulando-se com a faixa de vidro que percorre horizontalmente toda a extensão do plano.

Implantação
Implantação

Na fachada adjacente, o volume de concreto é fechado com um plano de vidro. Acima, um elemento de controle solar traz um padrão quadriculado para a fachada.

© Flickr User: godutchbaby
© Flickr User: godutchbaby

Internamente, o concreto ciclópico continua aparente em articulação com os vigamentos de madeira da estrutura da casa e da cobertura. O revestimento claro do teto é mais uma materialidade que compõe o espaço interno.

No espaço comum, no pavimento superior, a inclinação do telhado configura o pé-direito. A estrutura da cobertura fica exposta e conforma também as aberturas ao encontrar-se com as paredes e pilares. Nos dormitórios, o concreto ciclópico e a estrutura de madeira criam o espaço. O mobiliário também de madeira organiza o ambiente.

No térreo, uma sala comum recebe grande panos de vidro, além de uma abertura zenital. As inclinações do telhado criam pequenas aberturas de luz. O jogo de inclinações do telhado e planos de cobertura criam aberturas horizontais nos diferentes espaços interiores. Ora largos, ora estreitos, estes rasgos garantem a entrada de luz.

Em 1982, Taliesin West foi designado como um marco nacional e em 2008 foi indicado para tornar-se Património Mundial. Hoje, Taliesin West continua a ser a casa do Taliesin Fellowship, bem como o principal campus da Frank Lloyd Wright School of Architecture, onde se pode experimentar a presença e a continuação do discurso arquitetônico de Wright na casa e no trabalho dos estudantes.









Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: Kroll, Andrew. "Clássicos da Arquitetura: Taliesin Oeste / Frank Lloyd Wright" [AD Classics: Taliesin West / Frank Lloyd Wright] 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Holanda, Marina) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123635/classicos-da-arquitetura-taliesin-oeste-slash-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.