Picnic Noturno: Uma experiência coletiva de apropriação dos espaços públicos em Rosário

O Parque de las Colectividades na cidade argentina de Rosário é o resultado de um projeto de regeneração urbana que converteu os antigos terrenos do porto e das ferrovias em uma enorme área verde de 30 mil metros quadrados. 

Este local foi escolhido pela Secretaria de Ambiente e Espaço Público da Prefeitura de Rosário para lançar o programa Picnic Noturno, que convida os habitantes a desfrutarem de uma experiência coletiva de cidade.

De acordo com Marina Borgatello, arquiteta encarregada da secretaria, a origem do projeto nasce "do conceito de que as atividades noturnas permitem promover a segurança urbana. Um espaço público habitado é percebido ou sentido como mais seguro que um espaço vazio. Por isso, as políticas que conseguem manter as pessoas nos espaços públicos por mais tempo ajudam a manter a cidade vibrante. A ideia de picnic, por sua vez, é um convite amplo, sem distinções socioeconômicas nem de idade." 

A primeira edição do Picnic Noturno reuniu mais de 50 mil pessoas que usufruíram dos espaços públicos e da música ao ar livre. Em cada uma das edições há apresentações musicais que atraem um número muito grande de pessoas para o parque.

Com o mesmo espírito também evitou-se gerar um impacto negativo no parque. Assim, foi promovido o uso correto das lixeiras de descartes recicláveis. Nesse sentido, Marina disse que "o parque ficou mais limpo depois que as 50 mil pessoas o visitaram."

Nos próximos meses haverá outras edições no Picnic Noturno nos parques da Independencia, Hipólito Yrigoyen e Scalabrini Ortiz.

Assista, a seguir, a um vídeo da primeira edição do Picnic Noturno.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Picnic Noturno: Uma experiência coletiva de apropriação dos espaços públicos em Rosário" [Picnic Nocturno: una experiencia colectiva de ocupación de espacios públicos en Rosario] 15 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805242/picnic-noturno-uma-experiencia-coletiva-de-apropriacao-dos-espacos-publicos-em-rosario> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.