“City of Light”: A história do projeto De Bijenkorf em Roterdã

Produzido pelo jornalista holandês Peter Veenendaal, City of Light é um documentário sobre o projeto, construção e os efeitos sociais do edifício De Bijenkorf de Willem Marinus Dudok em Roterdã, Países Baixos. De Bijenkorf foi inaugurado em 1930 e após ser danificado na Segunda Guerra Mundial, foi destruído em 1960 para dar lugar a uma estação de metrô e uma loja projetada por Marcel Breuer. City of Light apresenta o centro comercial de Dudok como um importante modelo para esse tipo de programa arquitetônico - que surgiu nos anos em que também surgia o modelo tradicional de shopping center.

Apesar de ser relativamente desconhecido hoje em dia, De Bijenkorf foi importante não apenas para a comunidade arquitetônica, mas também para a cidade de Roterdã. No documentário de Veenendaal, o historiador de arquitetura Herman van Bergeijk destaca que, na época de sua construção, De Bijenkorf era a "maior e mais moderna loja de departamentos da Europa." A loja era muito popular entre os locais; de acordo com o vídeo, mais de 70 mil pessoas compareceram à abertura, e com o passar do tempo o edifício se tornou um ícone do crescente sucesso comercial de Roterdã.

De Bijenkorf. Imagem © Flickr CC user janwillemsen
De Bijenkorf. Imagem © Wikimedia CC user Hanhil
Edifício de Marcel Breuer que substituiu o De Bijenkorf, 1956. Imagem © Wikimedia CC user Rijksdienst voor het Cultureel Erfgoed
Sobre este autor
Cita: Kunkel, Patrick. "“City of Light”: A história do projeto De Bijenkorf em Roterdã" [“City of Light”: The Story of Willem Dudok’s De Bijenkorf Rotterdam] 11 Jul 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/769914/city-of-light-the-story-of-willem-dudoks-de-bijenkorf-rotterdam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.