SOM divulga o masterplan para a nova capital do Egito

O escritório Skidmore, Owings and Merrill (SOM) divulgou um masterplan conceitual para a nova capital do Egito na sequência do anúncio feito na Conferência Egípcia de Desenvolvimento Econômico. "Capital Cairo", uma cidade de 700 quilômetros quadrados, busca estimular a estagnada economia do Egito e aliviar o galopante adensamento urbano em Cairo, ao mesmo tempo que adere às condições culturais e climáticas de sua localização.

Mais detalhes a seguir.

SOM divulga o masterplan para a nova capital do Egito - Mais Imagens+ 1

Cortesia de SOM

O masterplan inicial foi desenvolvido por Philip Enquist, Daniel Ringelstein e George J. Efstathiou e aborda a crescente demanda da região por habitações. Nas próximas três décadas espera-se que a população de Cairo dobre, sobrecarregando a já densa cidade; a nova capital aliviará um pouco essa congestão, sendo o novo lar de milhões de pessoas.

Distrito de inovação. Cortesia de SOM

Definida dentro claros limites, Capital Cairo é constituída por diversos distritos de funções variadas, entre os quais cem áreas residenciais que atenderão à demanda habitacional da região. Variando de média a alta densidade, essas áreas serão definidas pelas condições climáticas da região, empregando estratégias de resfriamento passivo que fazem uso de brises-soleil e da vegetação nativa.

Distrito governamental. Cortesia de SOM

Cada uma dessas áreas residenciais conta com uma praça pública central em torno da qual se distribuem os estabelecimentos comerciais, escolas, edifícios religiosos e demais serviços. Essa organização não apenas centraliza as atividades e melhora a acessibilidade, como também é representativa do lugar, buscando inspiração na arquitetura tradicional da região.

Estação de trem. Cortesia de SOM

Daniel Ringelstein, do SOM, comentou que "A Capital Cairo complementa a visão nacional de uma renascença Egípcia. É uma rara oportunidade para as pessoas dessa vibrante nação expressarem e construírem suas aspirações para uma vida melhor para todos. A futura cidade fortalecerá e diversificará o potencial econômico do Egito ao criar novos espaços atraentes para viver, trabalhar e receber o mundo."

Vista noturna. Cortesia de SOM

Continuaremos publicando informações sobre os planos para Capital Cairo, fique de olho!

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giermann, Holly. "SOM divulga o masterplan para a nova capital do Egito" [SOM Masterplans Egypt's New Capital City] 26 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764368/som-divulga-o-masterplan-para-a-nova-capital-do-egito> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.