Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde

Imagine se não houvesse mais que um ou dois pavimentos em todos os edifícios e monumentos de Paris. Perceberíamos a diferença? A dupla de viajantes Claire e Max, fundadores do estúdio Menilmonde, produziu este belo vídeo mostrado acima onde experimentam uma realidade em que Paris não ultrapassa o segundo andar.

Para produzir o efeito desejado, como se os edifícios tivessem de fato sido construídos com um ou dois pavimentos, foi necessário registrar os monumentos em dois planos distintos: o primeiro frontal, mostrando o que vemos no vídeo; e o segundo com a câmera orientada para o céu, enquadrando apenas o topo dos monumentos.

A seguir o segundo plano foi posicionado exatamente sobre o corte do primeiro, resultando em edifícios e monumentos mais baixos, porém com suas coberturas e coroamentos reais. O vídeo também brinca com os detalhes dos edifícios e monumentos, suprimindo ou modificando esses pequenos elementos que compõem a cidade de Paris no imaginário coletivo.

Processo de colagem - Gare du Nord, Paris. Cortesia de Menilmonde

O exaustivo trabalho de montagem e posterior estilização dos pavimentos ocultos – mostrados como que desenhados à mão – colocam a cidade real na posição de imaginária - uma ilusão, como sugere o título do vídeo – e, despretensiosamente, levantam a pergunta: a ausência dos detalhes e demais pavimentos alterariam a atmosfera das ruas de Paris? – ou, em outras palavras, sentiríamos falta daquilo que o vídeo oculta?

Menilmonde

Formado por Claire e Max, o Menilmonde reúne os trabalhos audiovisuais e fotográficos da dupla, que desde 2008 viaja mensalmente para alguma parte do mundo com o objetivo de criar, no menor tempo possível, um vídeo “artístico”, um making-of e uma série fotográfica de cada lugar visitado.

Esses registros dos mais diversos ambientes urbanos, naturais, insólitos, cotidianos e extraordinários podem ser vistos na página do Menilmonde.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Vídeo “Paris, Archi'llusion”, por Menilmonde" 22 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624329/video-paris-archillusion-por-menilmonde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.