Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara

A arquiteta, designer e educadora romena Oana Stănescu foi escolhida como curadora do Beta 2024 - Bienal de Arquitetura de Timișoara, agora em sua quinta edição. Radicada em Nova York e Berlim, Oana Stănescu é reconhecida internacionalmente por seu diversificado portfólio de intervenções ao redor do mundo, ampliando os limites da profissão e abordando questões significativas da sociedade. No ano passado, ela foi selecionada como parte das Novas Práticas de 2023 do ArchDaily. Como curadora do Beta 2024, Oana Stănescu definirá o tema geral da bienal, que acontecerá na cidade romena de Timișoara, estabelecendo o palco para um evento que busca "proporcionar uma nova experiência da prática arquitetônica por meio de uma abordagem interdisciplinar e interseccional".

Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 2 de 9Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 3 de 9Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 4 de 9Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 5 de 9Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Mais Imagens+ 4

Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 3 de 9
Mutts por Oana Stănescu, cortesia de Coachella Valley Music _ Arts Festival.. Imagem © Lance Gerber

Nascida na Romênia e tendo concluído seus estudos de arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Timișoara, a carreira de Oana Stănescu abrange uma ampla gama de projetos culturais e interdisciplinares, tendo aberto estúdios em Nova York e Berlim. Estes incluem instalações de grande escala no MoMA e no Coachella, um projeto em desenvolvimento de reabilitação de infraestrutura em sua cidade natal de Reșița, Romênia, e a co-fundação do ambicioso projeto +POOL em Nova York, com o objetivo de reabrir o rio para natação ao ar livre. Além disso, no ano passado, ela apresentou o pavilhão Fresa como parte do evento anual Concéntrico em Logroño, Espanha.

Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 4 de 9
Serioufly Fun- Oana Stanescu _ Akane Moriyama. Imagem Cortesia de Oana Stănescu

Através de sua experiência, Oana traz uma abordagem focada na cidade, refletindo seu compromisso em reimaginar o potencial dos espaços urbanos, ao mesmo tempo em que reconhece as limitações da arquitetura e a necessidade de trabalhar além dos limites da profissão para enfrentar os desafios de nosso tempo.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

O Beta é um dos eventos arquitetônicos mais importantes da região, pois a cidade de Timișoara, Capital Cultural Europeia de 2023, possui fortes relações com os países vizinhos Sérvia e Hungria. A bienal é estruturada em duas seções principais: os Prêmios Beta, que promovem e apoiam profissionais a contribuir para a melhoria do ambiente construído, e a Exposição da Curadoria, centrada no tema estabelecido pelo curador e no incentivo a aprofundar temas internacionais relevantes, coloridos pela singularidade do contexto local. O tema será anunciado no início da primavera local.

Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 2 de 9
Pavilhão Frese, Concentrico. Imagem Cortesia de Oana Stănescu

Estou profundamente honrada, animada e nervosa, emocionada e comovida ao mesmo tempo. Vivemos nossas vidas dentro dos limites da arquitetura, o que a torna a desculpa perfeita para conversas socioculturais urgentes, especialmente na posição única da Romênia, com sua simultânea proximidade e distância do Ocidente. - Oana Stănescu

Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara - Imagem 5 de 9
Cortesia de Oana Stănescu

A edição anterior do Beta, curada por Daniel Tudor Munteanu e Davide Tommaso Ferrando, centrada no tema "Another Break in the Wall", visava explorar o conceito de bens comuns e ações coletivas, buscando capacitar os cidadãos a apropriarem-se de sua cidade por meio de estratégias urbanas subversivas. Para o mesmo evento, Laurian Ghinițoiu e Vice Versa Association apresentaram uma instalação fotográfica documentando a paisagem em torno da linha que separa as nações da OTAN e não-OTAN.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara" [Oana Stănescu Chosen as Curator of Beta 2024, the Timișoara Architecture Biennial] 23 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012244/oana-stanescu-e-escolhida-como-curadora-da-beta-2024-a-bienal-de-arquitetura-de-timisoara> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.