Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro

A firma Skidmore, Owings & Merrill (SOM) concluiu as obras de restauração da Lever House, um dos marcos modernistas de Nova York. O edifício foi concluído em 1952, seguindo o projeto da SOM. Na época, o crítico de arquitetura Reyner Banham disse que o edifício "deu expressão arquitetônica a uma época no exato momento em que ela estava nascendo". Desde então, a SOM tem se comprometido em fazer visitas técnicas ao edifício e, mais recentemente, garantir que as obras de restauração preservassem sua imagem original sem comprometer padrões contemporâneos de desempenho.

Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 2 de 5Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 3 de 5Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 4 de 5Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 5 de 5Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Mais Imagens

Quando foi concluído, o Lever House foi um dos primeiros arranha-céus a utilizar fachadas de vidro, marcando uma mudança definitiva na estética dos edifícios de alvenaria. Consequentemente, ele obteve o status de marco histórico apenas 30 anos após a sua conclusão, em 1982, demonstrando uma mudança de atitude em relação à preservação do patrimônio moderno. Em 2001, a SOM iniciou a renovação das fachadas, utilizando materiais de alto desempenho enquanto preserva a imagem arquitetônica original.

Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 4 de 5
© Lucas Blair Simpson © SOM

No ano passado, a SOM anunciou novas obras de restauração, desta vez referentes ao térreo e ao terraço do terceiro andar, além dos sistemas mecânicos para melhorar o desempenho energético do edifício. O projeto revitalizado inclui um lobby restaurado e uma praça no térreo, bem como a transformação dos 1390 metros quadrados do terraço do terceiro andar, que agora fazem parte do Lever Club, um espaço de hospitalidade com interiores projetados por Marmol Radziner.


Artigo Relacionado

SOM Returns to Lever House as Its Restoration Architect

Por meio do trabalho de restauração, espaços privados e públicos foram beneficiados com melhorias de infraestrutura, incluindo um sistema DOAS que melhora o desempenho energético ao maximizar o pé-direito. As melhorias também incluem um sistema de ar externo, novos refrigeradores, filtros HEPA e um sistema automatizado de gerenciamento do edifício. Além disso, a praça recebeu um acabamento de concreto moldado no local que combina com o desenho do pavimento externo original. Os marcantes pilares de aço inoxidável também foram restaurados, assim como o mármore preto Champlain. As luzes LED de longa duração substituíram a iluminação original, mantendo sua  linguagem.

Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 2 de 5
© Lucas Blair Simpson © SOM

Esta renovação traz o Lever House para o século XXI. Com a praça e os espaços externos completamente atualizados, um hall totalmente restaurado e novos sistemas mecânicos em todo o edifício que melhoram sua eficiência energética, modernizamos este ícone do meio do século mantendo seu esplendor original, tornando-o, mais uma vez, o principal edifício de escritórios boutique da Park Avenue. - Sócio SOM Chris Cooper

Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 5 de 5
© Lucas Blair Simpson © SOM

Na área de chegada original, o piso de granilite foi reparado e restaurado, e o mosaico de vidro no hall do elevador foi completamente limpo. As intervenções continuam nos andares superiores. O escritório de arquitetura paisagística Reed Hildebrand reimaginou o programa paisagístico em toda a propriedade, utilizando plantas nativas.

O projeto é um exemplo primário de como podemos estender a vitalidade e a sustentabilidade de nossos edifícios existentes - o que, em última análise, é a coisa mais sustentável que podemos fazer como cultura. - Sócio SOM Ken Lewis

Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro - Imagem 3 de 5
© Lucas Blair Simpson © SOM

Durante a Bienal de Arquitetura de Chicago de 2023, Skidmore, Owings & Merrill (SOM) apresentou uma alternativa ecologicamente correta ao concreto tradicional, feita a partir de microalgas naturalmente absorventes de carbono submetidas a um processo de biocimentação fotossintética. O escritório internacionalmente reconhecido também apresentou o projeto de um novo campus com emissão zero localizado na Governors Island, em Nova York, planejado para se tornar uma instituição âncora para o desenvolvimento de novas soluções climáticas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Sete décadas após construir a Lever House em Nova York, SOM conclui seu projeto de restauro" [SOM Completes Restoration of New York’s Lever House, Seven Decades After Originally Designing It] 28 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010081/sete-decadas-apos-construir-a-lever-house-em-nova-york-som-conclui-seu-projeto-de-restauro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.