Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos

Rayon, uma inovadora ferramenta de projeto online que tem como objetivo criar uma nova abordagem colaborativa para o desenvolvimento de "prédios mundanos" na cidade, foi selecionada como uma das melhores Novas Práticas do ArchDaily 2023. Fundado em 2021 por Bastien Dolla e Stanislas Chaillou, o software de projeto colaborativo reúne profissionais das indústrias de arquitetura, engenharia e construção. A empresa acredita que existe uma "cultura do ordinário" na arquitetura. Essa cultura representa um ecossistema de edifícios que podem parecer comuns ou não são marcos impressionantes na cidade. No entanto, esses edifícios e seus profissionais da construção constituem 90% do tecido urbano e contribuem para a cultura do design que coletivamente dá identidade à cidade. Os fundadores acreditam que as gerações anteriores de software negligenciaram essa cultura e propõem o Rayon como uma nova ferramenta para preencher essa lacuna, aprimorando a colaboração e a ergonomia do usuário.

Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos - Mais Imagens+ 9

A cultura do ordinário engloba três aspectos essenciais que inspiram o desenvolvimento do Rayon. Esses aspectos incluem compartilhamento de conhecimento entre profissionais, diversidade de equipes que reúne numerosos especialistas e não especialistas, e a escala de implantação em múltiplos locais de edifícios mundanos. Em resposta a isso, o cofundador Stanislas Chaillou denomina o Rayon como um software de "light-BIM" que combina recursos dos mundos CAD e BIM, adicionando uma nova camada de engajamento aberto.

O Design de Espaços é fundamentalmente colaborativo, mas a oferta atual de software CAD não é: essas ferramentas não apenas são caras, pesadas e complexas demais, mas também representam uma barreira para o trabalho em equipe nessa indústria

Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos - Imagem 12 de 14
Interface de abertura. Imagem © Rayon

O software abre com conjuntos de interfaces que reúnem informações sobre o usuário, incluindo sua experiência com software CAD e BIM, bem como suas intenções dentro da plataforma. Essas informações são usadas para adaptar uma experiência do usuário adequada a eles. Isso leva a uma interface simples com ferramentas de desenho na parte inferior, camadas e modelos no canto superior esquerdo com um canal para comentários e engajamento de todos os profissionais relevantes. A experiência de design com a ferramenta é interativa, pois cliques em paredes desenhadas revelam suas dimensões e relação com o espaço, enquanto a colocação de blocos de móveis revela escala, propriedades de materiais e relacionamentos espaciais. Através dessa experiência, o usuário se familiariza com a interface, o que permite um desenvolvimento rápido e eficiente do projeto.

O espaço de trabalho do Rayon foi otimizado para velocidade em vez de complexidade, favorecendo a ergonomia de uma interface centrada no usuário, na qual um recurso ou guia é facilmente localizado e acessado. Também incorpora uma edição em tempo real multiplayer; uma infraestrutura de aplicativo da web que permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar, se conecte e participe. Isso permite que o software reúna vários profissionais para colaboração perfeita, permitindo que a criação de conteúdo e os feedbacks estejam no mesmo lugar. O espaço de trabalho favorece desenho, colagem, compartilhamento, comentários, anotações e integração com uma ampla variedade de formatos (vídeo, imagem, PDF, DWG, 3DM, etc.), bem como outros softwares.

O Rayon está apostando em uma forma mais acessível de projetar espaços e plantas baixas: 2D em vez de 3D, funcionando no navegador de internet em vez de ser no desktop e podendo ser operado por várias pessoas ao mesmo tempo em vez de uma única. É assim que deve ser para o design de espaços!

Além de um espaço de desenho interativo, o espaço de trabalho do Rayon oferece um espaço de comunicação cruzada onde imagens 2D podem ser coladas para criação de mood boards. Ele pode ser usado para criar uma biblioteca de materiais, móveis e inspirações de interiores no início dos projetos, criar modelos gráficos para documentação de projetos e criar um repositório de ideias.

A plataforma também incorpora a inteligência artificial (IA) na experimentação e desenvolvimento de ativos 2D usados no projeto. Isso surgiu do projeto participativo, onde os projetistas identificaram a modelagem 3D como um processo demorado para obter boa textura, iluminação e renderização para seus móveis. Através de um recurso de IA chamado Stable Stuff, a plataforma converte facilmente o trabalho de linha 2D em ativos renderizados e blocos CAD são transformados em peças realistas de móveis para explorar seu ajuste dentro dos espaços. Também pode gerar várias versões de um único produto ou móvel, fornecendo aos usuários uma ampla gama de opções para exploração.

Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos - Imagem 4 de 14
Texturas de móveis geradas por IA 2D. Imagem © Rayon

A natureza aberta e interativa do espaço de trabalho também permite aos usuários explorar as possibilidades de peças de móveis existentes em seus designs. Isso é particularmente útil na prática sustentável de reutilizar móveis de mercados de pulgas, brechós e boutiques antigas. O Rayon permite que os usuários importem imagens de móveis, façam anotações meticulosas de seus parâmetros e propriedades e os integrem perfeitamente em suas explorações de design, proporcionando uma experiência do usuário intuitiva e perfeita. Ao oferecer essas capacidades, o Rayon permite seus usuários liberarem sua imaginação e criarem espaços únicos e personalizados que realmente reflitam sua visão e estilo.

Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos - Imagem 9 de 14
Interface interativa com produtos de comércio eletrônico. Imagem © Rayon

O Rayon está sendo atualmente implantado em diversos tipos de uso, incluindo imóveis comerciais, habitação, planejamento de espaços interiores, fabricação de móveis e gerenciamento de ativos. Isso demonstra que suas ferramentas de design de espaço amigáveis, colaborativas e rápidas têm alta demanda na indústria da arquitetura e construção. A empresa de software recentemente anunciou que arrecadou 4 milhões de euros em financiamento. O financiamento foi liderado pela Northzone, investidora existente Foundamental, Seedcamp e investidores-anjo, incluindo o lendário arquiteto Norman Foster (Foster + Partners). Os fundos serão utilizados para expandir a equipe à medida que o software é lançado oficialmente da versão beta e acelera sua estratégia de entrada no mercado. À medida que os espaços de trabalho colaborativos continuam a migrar para o ambiente online, o Rayon oferece novas formas de design colaborativo online. A empresa de software acredita fortemente que as ferramentas que funcionam em navegador de internet são adequadas para atender às necessidades dos arquitetos do dia a dia.

Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos - Imagem 5 de 14
Cofundadores Bastien Dolla e Stanislas Chaillou. Imagem © Rayon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Rayon: um software que revoluciona o desenvolvimento de projetos colaborativos" [Rayon: A Design Software Revolutionizing Collaboration for Efficient Project Development] 05 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007673/rayon-um-software-que-revoluciona-o-desenvolvimento-de-projetos-colaborativos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.