O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana

O uso do concreto pigmentado na arquitetura latino-americana está crescendo e influenciando a expressão arquitetônica contemporânea. Isso pode ser visto em construções recentes que vão desde o Centro de Inovação INES, projetado por Pezo von Ellrichshausen no Chile, até o Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle, da PRODUCTORA, no México.

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 5 de 18
Casa Raem / Pezo von Ellrichshausen. Image Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

Embora a adição de pigmentos ao concreto seja frequentemente associada a uma função estética e tenha sido implementada em vários edifícios públicos e institucionais, ela também vem sendo utilizada em casas e residências para destacar determinadas características estéticas.

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 4 de 18
Casa CVC / Estudio MMX. Imagem © Rafael Gamo

A seguir, apresentamos uma seleção de casas espalhadas por toda a América Latina que usam concreto pigmentado para destacar certas características de suas morfologias, misturar-se à paisagem circundante ou transmitir diferentes sensações a seus habitantes.


Artigo Relacionado

Artigo relacionado

  • Colômbia

Casa Dintel / Palafito Arquitectura

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 7 de 18
Casa Dintel / Palafito Arquitectura. Imagem © Santiago Beaume

"A busca do tom foi realizada no laboratório central de concreto, testando mais de 3 tipos de areia e 16 combinações de pigmentos cujas proporções variaram até a segunda casa decimal, até atingir a tonalidade desejada. O concreto empregado correspondeu a um concreto autoadensável com controle de retração, que também incluiu uma macrofibra sintética para minimizar a fissuração do material (4 kg/m³). Da mesma forma, o concreto possui um aditivo antiespumante em sua composição para minimizar a geração de bolhas na superfície. A abertura da malha na cobertura e das vigas suspensas ocorreu em um único dia, para eliminar as juntas de dilatação."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa 23 / Arquitectura en Estudio

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 11 de 18
Casa 23 / Arquitectura en Estudio. Imagem © Llano Fotografía

"Os materiais foram escolhidos pela durabilidade e facilidade de manutenção, levando em conta que o espaço não é habitado permanentemente. O concreto ocre, enformado com tábuas de madeira, oferece calor e textura aos espaços. A pedra se estende por todos os andares, dando continuidade à cor e à textura dos espaços e permitindo a manutenção de uma temperatura confortável para pisar. A fachada é composta por painéis móveis construídos com ripas de madeira de teca. Dessa forma, as áreas privadas podem ser completamente fechadas quando não estiverem em uso, para se abrirem ininterruptamente para a vista quando estiverem habitadas".

Conheça mais sobre este projeto aqui.

  • México

Casas Agrupadas Real de los Reyes / Miguel de la Torre Arquitectos

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 8 de 18
Casas Agrupadas Real de los Reyes / Miguel de la Torre Arquitectos. Imagem © Rafael Gamo

"O projeto da fachada do complexo procura se destacar das demais na área, sem comprometer o entorno e sua essência. Ela é feita de concreto pigmentado de cor laranja, o que dá a aparência da passagem do tempo de forma sutil e de acordo com o espaço onde é utilizado. Sua superfície com perfurações circulares dá uma sensação de leveza à fachada e permite uma certa conexão com o lado de fora de forma discreta. A cor característica do edifício faz dele um foco de atenção ao passar pela região, uma marca registrada de sua identidade e cultura."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 14 de 18
Casa Tejocote / González Muchow Arquitectura. Imagem © Ariadna Polo

"O calor e a simplicidade nos espaços interiores e exteriores são uma constante na atmosfera da casa. O concreto pigmentado nas suas tonalidades de cor tepetate (termo mexicano para solo endurecido característico das zonas vulcânicas) dá um caráter mais acolhedor aos espaços que rodeia, combinando a luz natural e a paisagem. O uso de materiais discretos faz com que a luz e o próprio espaço sejam os protagonistas da casa. No entanto, detalhes elementares como madeira maciça no mobiliário e a serralheria; assim como pisos de tijolo e mosaicos cerâmicos, complementam esta sensação de serenidade que os espaços transmitem."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Pedra / Taller Gabriela Carrillo

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 15 de 18
Casa Pedra / Taller Gabriela Carrillo. Imagem © Rafael Gamo

"Utiliza-se um único material, o concreto pigmentado produto da mistura de cimento local e areia com diferentes estratégias em seus acabamentos finais e pisos antiderrapantes, com pouca reflexão de luz, mas também com baixa absorção térmica para ser possível andar sem calçados. A madeira das fôrmas foi reaproveitada para fazer lambris e estruturas leves, assim como a pedra produzida pelas escavações definiram terraços e muros de arrimo. Painéis solares para a piscina e geração de energia no geral, além de sistemas de tratamento de água, tornam a casa praticamente autônoma da infraestrutura local."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Bugambilias / Taller Mexicano de Arquitectura

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 10 de 18
Casa Bugambilias / Taller Mexicano de Arquitectura. Imagem © Alejandro Loustaunau

"Em termos formais, a casa se compõe a partir de um embasamento de concreto cinza no térreo sobre o qual repousa um volume monolítico de concreto pigmentado para criar um contraste entre os dois materiais. O uso de materiais brutos é característico e busca intencionalmente seu envelhecimento com o passar do tempo."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Sonoma / Roca Arquitectos

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 13 de 18
Casa Sonoma / Roca Arquitectos. Imagem © Apertura Arquitectónica

"Como o terreno não está ligado à infraestrutura elétrica de San José del Cabo, um sistema isolado de energia solar supre as necessidades diárias dos moradores. Durante o processo de construção, foram realizadas amostras de cores no concreto para combinar com o contexto desértico e a topografia inclinada do terreno. A estrutura parece emergir do solo e se mistura com a paisagem rochosa aos pés da colina de Punta Gorda."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Lyons / Co Lateral

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 9 de 18
Casa Lyons / Co Lateral. Imagem © Claudio Napolitano

"As paredes de concreto vermelhas evocam as tonalidades típicas da região e se fundem com o pôr-do-sol. Assim, os espaços interiores e exteriores estão integrados de forma orgânica, estabelecendo uma delicada harmonia."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa CVC / Estudio MMX

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 3 de 18
Casa CVC / Estudio MMX. Imagem © Rafael Gamo

"O uso do concreto pigmentado vermelho como sistema estrutural e de acabamento permite gerar pérgulas, lajes, vigas e paredes homogêneas, o que enfatiza a natureza integrada ao projeto."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Residência Volta / Ambrosi I Etchegaray

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 17 de 18
Casa Volta / Ambrosi I Etchegaray. Imagem © Sergio López

"Uma circunstância econômica e prática foi o que determinou a materialidade da casa. Nas proximidades está a Fundação Casa Wabi, onde a argila é cozida e onde havia a disponibilidade de obter muitos pedaços de resíduos de tijolo, daí a ideia de fazer abóbadas com reutilização em uma estrutura de concreto pigmentada com cor de terra. Um método construtivo simples que permitiria atender aos horários de trabalho ajustados solicitados. Por outro lado, as abóbadas, juntamente com as grades de junco, fazem o vento fluir o tempo todo pelos espaços interiores, enquanto a água esfria do lado de fora, em um clima muito quente e úmido. Tudo isso gera uma atmosfera de calor e frescor ao mesmo tempo."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Residência Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 12 de 18
Casa Bruma / Fernanda Canales + Claudia Rodríguez. Imagem © Rafael Gamo

"A residência é conformada por quatro materiais: concreto aparente em cor negra, madeira, pedra e vidro. A estrutura é o acabamento final e esse diálogo que existe entre o interior e o exterior e entre as diferentes peças aborda uma imagem unitária dentro de estruturas isoladas, cada qual com suas alturas e dimensões. Cada bloco é moldado na paisagem e faz com que o conjunto desapareça no entorno. A cor negra e a condição pétrea da casa ajudam a criar um projeto de caráter atemporal. O acesso é o ponto onde isso se torna mais palpável, já que trata-se de um percurso semi-oculto de maneira pausada e escalonada até o pátio, onde são descobertos os blocos cegos e abrem-se os caminhos transparentes que conectam as áreas principais. Esses caminhos abrem-se tanto ao pátio como à paisagem exterior e deixam entrever uma série de vistas que, de alguma maneira, penetram no recinto resguardado do pátio. Assim, enquanto o pátio se fecha para o exterior, ele também antecipa o que se encontrará do outro lado dos diferentes blocos."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 16 de 18
CASA NICTÉ-HA / Di Frenna Arquitectos. Imagem © Onnis Luque

"Casa Nicté – Ha nasce da criação de um jogo entre volumes formados por um concreto de mesmo tom que a terra da região, misturando-a com a pedra enterrada em si mesma, chamada de 'pedra de protrero'."

"[…] A todo momento, se busca fazer com que o calor da madeira tenha uma grande presença como contraste diante da materialidade do resto, criando uma casa com a maioria dos acabamentos feita de forma muito artesanal. A colocação das "pedras de potrero" foi feita de forma rústica, as fôrmas para as paredes de concreto bege e as peças de madeira feitas com o material da região contribuem para um bom comportamento geral da construção. Como ponto de contraste, isso se rompe com materiais muito exatos no exterior, como as vigas de aço, e no interior com os móveis da cozinha."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

Casa Moulat / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 18 de 18
Casa Moulat / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica. Imagem © LGM Studio - Luis Gallardo

"A Casa Moulat, localizada no loteamento Club de Golf Amanali, é uma obra representativa do uso do concreto aparente. O projeto está baseado na integração da construção na paisagem natural e seu contraste com a paisagem artificial criada para o campo de golf. É uma construção que explora a dualidade dos espaços aberto e fechado, interior e exterior."

"[…] Sobre a cimentação foram levantados dois corpos de concreto aparente de cor terrosa, que abrigam os espaços privados da casa. Ambos corpos estão conectados por meio de duas gigantescas traves de concreto que sustentam uma grande cobertura de madeira estruturada com grandes armaduras de alma aberta. O espaço principal da casa se abre completamente por meio de enormes caixilhos, convertendo o ambiente interior num terraço coberto."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

  • Brasil

Casa FG / Bernardes Arquitetura

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 2 de 18
Casa FG / Bernardes Arquitetura. Imagem © Haruo Mikami

"Nesta residência, os limites visuais e físicos entre interior e exterior são diluídos através de estratégias projetuais de integração. O mesmo material do deck (basalto) e forro da varanda (modular de madeira ripada) são utilizados no living e salas de estar, de jantar e área gourmet transformam-se em varanda quando suas esquadrias estão totalmente abertas para a piscina e jardim."

"No bloco social, do ponto de vista material, a paleta em tons naturais traz conforto e bem-estar, onde se destaca as empenas de concreto pigmentado em tom avermelhado, madeira no forro e painéis, e placas de basalto no piso e volume da lareira."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

  • Chile

Casa Raem / Pezo von Ellrichshausen

O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana - Imagem 6 de 18
Casa Raem / Pezo von Ellrichshausen. Image Cortesía de Pezo von Ellrichshausen

"A construção de concreto armado, com sua pigmentação amarela, surge como uma placa monolítica em meio a pedras e arbustos nativos."

Conheça mais sobre este projeto aqui.

* Os textos apresentados são descrições enviadas pelos próprios autores dos projetos.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Cor na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "O uso do concreto pigmentado na arquitetura residencial latino-americana" [El impacto del hormigón pigmentado en la arquitectura residencial latinoamericana] 02 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005215/o-uso-do-concreto-pigmentado-na-arquitetura-residencial-latino-americana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.