Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática

O estúdio Urban Radicals apresentou o pavilhão temporário “A Brick for Venice” (Um tijolo para Veneza) como parte do programa “Time Space Existence” do Centro Cultural Europeu, uma iniciativa paralela à Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023. Todas as paredes do pavilhão foram feitas com barro dos canais da cidade de Veneza. A instalação é o primeiro protótipo para o novo material de construção à base de resíduos desenvolvido pelo estúdio.

Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 2 de 23Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 3 de 23Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 4 de 23Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 5 de 23Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Mais Imagens+ 18

Liderado por arquitetos e designers Urban Radicals, o pavilhão se inspira na alvenaria e na geometria das chaminés venezianas. A exibição reinventa essas formas e uma coluna habitável, criando um espaço imersivo para os visitantes experimentarem. Em sua essência, a construção tenta lidar com a fragilidade de Veneza diante da crescente crise climática. À medida que o terreno da cidade afunda e o nível do mar continua subindo, Veneza enfrenta inundações cada vez mais frequentes e sem precedentes. Além disso, essas situações são agravadas por lodo específico semelhante a argila que entope a rede de canais da cidade. O sedimento poluído deve ser filtrado pelas autoridades municipais e é rotineiramente despejado na Ilha Tresse, nas proximidades.

Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 2 de 23
Cortesia de Urban Radicals
Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 21 de 23
Cortesia de Urban Radicals

“A Brick for Venice” explora o potencial do material sedimentar natural e facilmente disponível para uso na construção. É um produto de construção com baixo teor de carbono, portanto, pode ser prontamente disponibilizado para aplicações de arquitetura convencionais. Além disso, esta metodologia de pensamento e aplicação de tais materiais será o catalisador para um futuro net-zero, especificamente no ambiente construído. O pavilhão mostra esses princípios básicos e apresenta um sistema de material de circuito fechado, onde os resíduos recebem uma vida nova e eficiente.

Nos projetos, uma ideia muitas vezes nos leva para fora de nossa zona de conforto para descobrir, colaborar e fazer algo fantástico acontecer. Isso tem sido um esforço incrível de toda a equipe. Esperamos que os visitantes do jardim aproveitem o tempo para apreciar o trabalho artesanal dos pedreiros locais e mergulhem no espaço íntimo que criamos, lendo um livro ou olhando para o céu sob a suave oscilação das sombras. - Nasios Vaarnavas, Urban Radicals

Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 4 de 23
Cortesia de Urban Radicals

O novo protótipo de tijolo é fabricado apenas com materiais sustentáveis. O barro do lodo Tresse é combinado com argamassa de cal natural para formar o principal agente de ligação do tijolo. Depois, o tijolo incorpora produtos secundários e reciclados da região para ganhar rigidez. Estes materiais incluem concreto demolido, tijolo, argamassa e restos de pedras de pavimentação de Veneza, entre outros. As etapas finais adicionam fibra natural de maconha da região de Veneto para resistência à tração.

Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 11 de 23
Cortesia de Urban Radicals
Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática - Imagem 22 de 23
Cortesia de Urban Radicals

Depois de muitas rodadas de fornecimento, classificação, amostragem, teste e fabricação, “A Brick for Venice” tornou-se um exemplo de como o mundo da construção pode ser no futuro. Dentro do tema cuidadosamente curado de Lesley Lokko, “O Laboratório do Futuro”, a Urban Radicals tentou imaginar um futuro líquido zero. Na verdade, esse tópico foi discutido com a dupla de designers no ano passado como um dos Melhores Novos Escritórios do ArchDaily. Na entrevista, a Urban Radicals explica as suas abordagens multidisciplinares e colaborativas. Na Bienal de Veneza deste ano, o Centro Cultural Europeu também apresentou sua sexta edição da Exposição de Arquitetura Time Space. A exposição aborda o amplo tema da sustentabilidade, com foco no deslocamento das pessoas, tecnologias de construção digital e pesquisa de materiais.

  • Arquitetos-designers da Urban Radicals:
    Era Savvides
    Nasios Varnavas
    Engenheiros do AKT II:
    Edoardo Tibuzzi
    Alessandro Margnelli
    Danae Poliviou
    Iason Pelekis
    Jan Friedlin
    Mark Harrington
    Luke Fox
    Lucy Staley
  • Designers de materiais do Local Works Studio:
    Ben Bosence
    Loretta Bosence
  • Com agradecimentos a: Gaetano di Gregorio, Venice Port Authority and Jacopo Vantini

Convidamos você a conferir a cobertura completa da ArchDaily sobre a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Urban Radicals explora construção com resíduos em resposta à crescente crise climática" [A Brick for Venice: Urban Radicals Explores Waste-based Construction in Response to the Rising Climate Crisis] 07 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004855/urban-radicals-explora-construcao-com-residuos-em-resposta-a-crescente-crise-climatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.