Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada

Arquitetura e moda compartilham uma interação interessante na formação de expressões e identidades culturais. Ambas as disciplinas podem se tornar veículos para a criatividade em diferentes níveis. A arquitetura é frequentemente descrita como a "terceira pele" dos seres humanos, enquanto as roupas representam a segunda pele, destacando uma funcionalidade semelhante de proteção do corpo, ao mesmo tempo que permite a expressão da individualidade.

A relação entre arquitetura e moda também pode ser vista nos princípios de design compartilhados, como forma, proporção, escala humana e materialidade. Mais do que um simples cenário para desfiles de moda, a arquitetura pode contribuir para a ambientação, tornando-se uma fonte de inspiração e orientando o movimento no espaço. Colaborações entre arquitetos e empresas de moda, como a renomada parceria entre OMA/AMO e Prada, diluem ainda mais os limites entre as duas disciplinas, demonstrando a infinidade de interconexões entre os dois campos criativos.

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 2 de 20Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 3 de 20Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 4 de 20Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 5 de 20Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Mais Imagens+ 15

Continue lendo para descobrir alguns dos desfiles apresentados neste ano que ilustram a interação entre arquitetura e moda.


Artigo Relacionado

AMO projeta cenografia adaptável para o desfile Outono/Inverno Prada 2023

Saint Laurent Verão Masculino 2024 na Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe

A nova coleção de Anthony Vaccarello para a Saint Laurent foi apresentada na Neue Nationalgalerie, em Berlim, uma das obras mais representativas de Ludwig Mies van der Rohe, recentemente renovada por David Chipperfield. O desfile vai além de simplesmente usar a galeria como cenário; ele se inspira em suas linhas limpas e na "leveza inesperada da construção". Consequentemente, as silhuetas apresentadas permanecem nítidas, enquanto exibem uma elegância simplificada, visando recriar a atemporalidade da arquitetura que parece tão inovadora hoje, quanto quando foi inaugurada em 1968.

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 6 de 20
Saint Laurent Verão Masculino 24 na Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe. Imagem cortesia de Saint Laurent
Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 13 de 20
Saint Laurent Verão Masculino 24 na Neue Nationalgalerie de Mies van der Rohe. Imagem cortesia de Saint Laurent

OMA/AMO reimagina o espaço para o desfile de moda masculina da Prada SS24

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 19 de 20
OMA - Desfile de moda masculina Prada SS2024. Imagem © Agostino Osio

A AMO, o setor de pesquisa e design da OMA, reimaginou o depósito da Fondazione Prada, em Milão, para o desfile de moda masculina Primavera Verão 2024 da Prada. Semelhante ao desfile do ano passado, que apresentava um teto cinético, a AMO concebeu um espaço que muda conforme o desfile avança. Desta vez, divisórias líquidas começaram a cair do teto suspenso a 3,3 metros de altura.

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 16 de 20
OMA - Desfile de moda masculina Prada SS2024. Imagem © Agostino Osio

Enquanto os modelos caminhavam pela passarela, um fluxo em cascata de líquido orgânico verde começou a fluir do teto, formando paredes líquidas entre o público e os modelos. As paredes translúcidas também alteraram a imagem antes estéril do depósito, revestido em painéis de metal perfurados. A estética clínica do ambiente foi amplificada pela iluminação uniforme e pelo anel perimetral de painéis no teto.

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 14 de 20
OMA - Desfile de moda masculina Prada SS2024. Imagem © Agostino Osio e Alberto Moncada, cortesia do OMA e da Prada

Fear of God, de Jerry Lorenzo, apresentou seu primeiro desfile no Hollywood Bowl

Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada - Imagem 20 de 20
Hollywood Bowl nos anos 1980-2003. Imagem © Alan Light via Wikipedia sob licença CC BY 2.0

O Hollywood Bowl, o teatro ao ar livre inicialmente projetado por Lloyd Wright, filho do arquiteto Frank Lloyd Wright, é hoje reconhecido como um dos melhores locais para música na Califórnia. O espaço foi também o local escolhido para o desfile de estreia de Jerry Lorenzo para sua grife contemporânea Fear of God. Este foi o segundo evento de moda realizado no Bowl em 30 anos, depois da passarela da Calvin Klein em 1993. O design do cenário incluía uma estrutura suspensa em grande escala que projetava imagens de nuvens enquanto as modelos desfilavam pela passarela.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Arquitetura e moda: YSL na Neue Nationalgalerie e cenografia do OMA para a Prada" [Architecture and Fashion: YSL at Mies van der Rohe’s Neue Nationalgalerie and AMO/OMA’s Set Design for Prada] 17 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003757/arquitetura-e-moda-ysl-na-neue-nationalgalerie-e-cenografia-do-oma-para-a-prada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.