Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures

Fazer arquitetura envolve mobilizar aspectos diversos em relação ao meio onde se insere o edifício: contexto sócio-cultural, político, econômico; estética, legislação, funcionalidade, e, dentro desta última, eficiência de uso, ocupação e conforto. As obras de Laurent Troost têm mostrado a articulação entre esses diversos fatores, com particular atenção ao último: o conforto, especialmente o térmico. Em geral, seus projetos priorizam a ventilação natural em detrimento do uso de climatização artificial, quase que obrigatória nas construções dentro do modelo de cidade atual.

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 2 de 10Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 3 de 10Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 4 de 10Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 5 de 10Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Mais Imagens+ 5

Nascido e formado na Bélgica, Laurent Troost é radicado em Manaus (AM), depois de ter atuado em países como Espanha e Holanda. Participou do OMA, escritório do holandês Rem Koolhaas, onde pôde trabalhar com projetos de grande escala, além de uma equipe multinacional. A diversidade de nacionalidades certamente contribui para uma visão mais ampla e consciente do mundo. Ao mudar-se para o Brasil, o contato com escritórios nacionais e uma pós-graduação o levaram a Manaus, onde trabalhou como diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus.

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 7 de 10
Casarão da Inovação Cassina. © Joana França

A passagem pelo órgão público trouxe uma compreensão do contexto amazonense, que se reflete em seus projetos: existe a adequação ao clima – em geral, a liberação do edifício no nível do solo, como uma espécie de pilotis –, à logística, em termos de fornecimento de materiais de construção e orçamento – apesar da mobilização econômica, Manaus é uma cidade pobre –, e ao contexto histórico da arquitetura que floresceu durante o ciclo da borracha.

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 3 de 10
Edifício Manga / Vila Santa Thereza. © Maíra Acayaba

Em face aos desafios climáticos francamente anunciados, valer-se de estratégias passivas de climatização e o uso de materiais visando ao essencial da construção (ainda que por motivos de precarização regional) são posturas que atualizam a arquitetura, e demonstram possibilidades que podem ser estudadas, debatidas, adequadas às particularidades de outras regiões. Em sentidos mais amplos, a prática de Laurent Troost também atesta uma possibilidade de descentralização da arquitetura nos eixos hegemônicos.

Talvez a mentalidade de essencialidade e otimização climática possam incitar outras formas de projetar, ou recuperar aquelas ditas vernaculares, mas, como provam os projetos de Troost, continuam definitivamente atuais. Confira:

Galpão Tropical

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 6 de 10
Galpão Tropical. © Joana França

Casarão da Inovação Cassina

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 2 de 10
Casarão da Inovação Cassina. © Joana França

Centro de Atendimento ao Turista Ponta Negra

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 5 de 10
Centro de Atendimento ao Turista Ponta Negra. © Maíra Acayaba

Casa Campinarana

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 8 de 10
Casa Campinarana. © Maíra Acayaba

Edifício Manga / Vila Santa Thereza

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 9 de 10
Edifício Manga / Vila Santa Thereza. © Maíra Acayaba

Casa Tarumã

Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures - Imagem 10 de 10
Casa Tarumã. © Joana França

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Helena Tourinho. "Aprendendo com Manaus: conhecendo a obra de Laurent Troost Architectures" 13 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000169/aprendendo-com-manaus-conhecendo-a-obra-de-laurent-troost-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.