
O CAU/GO, juntamento com a Quadro Arquitetos e outros parceiros, leva a Goiânia-GO, a Exposição Centenário de Vilanova Artigas - "Nos pormenores um universo.".

O CAU/GO, juntamento com a Quadro Arquitetos e outros parceiros, leva a Goiânia-GO, a Exposição Centenário de Vilanova Artigas - "Nos pormenores um universo.".

Na última segunda-feira, 15 de fevereiro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) estreou a veiculação de sua campanha Projeto arquitetônico, só com arquiteto, na rádio Executiva de Goiânia (92,7 FM). O objetivo dos anúncios é divulgar o trabalho dos arquitetos e urbanistas, assim como suas atribuições exclusivas, previstas pela Resolução CAU/BR N° 51.
Sob o mote “Não deixe sua obra cair em mãos erradas. Contrate um profissional”, a campanha estará no ar até 15 de abril. Os temas abordados serão o projeto arquitetônico, o planejamento urbanístico e a realização de reformas.

Estão abertas as inscrições para a 2ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia, que será realizada entre os dias 13 e 18 de outubro em diferentes espaços da cidade. Auditório da FIEG, Sinduscon, Coletivo Centopeia, Casa Corpo e Edifício Pequeno Hans são alguns dos equipamentos que irão acolher atividades da Semana. Todas as atividades serão gratuitas.
O evento contribuirá para que os profissionais, gestores públicos e cidadãos goianos aprofundem seus conhecimentos sobre como a cidade, as pessoas e o meio ambiente se relacionam, procurando desta forma discutir soluções para os problemas contemporâneos das cidades.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) lançou recentemente um novo edital de patrocínio para receber projetos que apresentem contribuições relevantes para o desenvolvimento e a promoção da Arquitetura e Urbanismo no estado de Goiás. Podem ser apresentadas propostas como eventos, publicações, exposições ou produções audiovisuais.
O Conselho anunciou o novo edital diante da falta de projetos habilitados, entre os que foram entregues para a última chamada pública, em junho. O valor disponível é de R$ 50 mil e as cotas vão de R$ 10 mil a R$ 30 mil.

Palestrantes nacionais e internacionais discutirão sobre ecossistemas urbanos, parques, telhados verdes, jardins verticais, ciclovias e permacultura, entre outros temas, na 1ª Semana de Ecologia Urbana de Goiânia.
O evento ocorre entre os dias 25 e 30 de novembro no auditório da Área II da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), situado na Praça Universitária. A programação contribuirá para que profissionais e cidadãos aprofundem seus conhecimentos sobre como o meio ambiente e a cidade se relacionam, de forma a encontrar soluções ou prevenir situações ligadas às secas, ilhas de calor, enchentes, poluição do ar e da água e perda de biodiversidade.

Para a comemoração dos 81 anos de Goiânia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/GO) vem identificando e conectando ações artísticas e culturais, governamentais e não-governamentais, que fazem a cidade “mais viva”. Surgiu assim o Ocupa Goiânia, uma ação de reconhecimento provocada pelo CAU-GO no intuito de presentear a cidade, conectando alguns coletivos de artistas, arquitetos e urbanistas e cidadãos, que têm em comum a reflexão e a prática de apropriação de espaços urbanos.
Em alguns lugares, a capital parece não mais promover a qualidade urbana necessária para interação dos cidadãos que nela vivem. Mas, reparando bem, uma série de iniciativas governamentais e não-governamentais resiste, buscando amenizar a aridez desse território, por meio da arte e da cultura.
As atividades que fazem parte do evento são gratuitas e abertas ao público e estão programadas para ocorrer até o dia 02 de novembro de 2014 em diversos locais da capital. O Ocupa Goiânia confirma a existência de um conjunto de iniciativas pré-existentes que convergem para a região central da cidade, justificando a escolha dos espaços de realização de muitos dos eventos integrados neste projeto.