Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Olhar para edifícios pode causar dores de cabeça em algumas pessoas, segundo pesquisa

12:00 - 11 Julho, 2018
Olhar para edifícios pode causar dores de cabeça em algumas pessoas, segundo pesquisa, © Nikola Olic
© Nikola Olic

Arquitetura pode lhe dar uma dor de cabeça. Essa frase provavelmente não parece surpreendente para qualquer um que tenha lidado com o estresse de praticar ou estudar arquitetura, mas, cada vez mais, os psicólogos estão começando a entender que você não precisa trabalhar em projetos arquitetônicos de edifícios para causá-la. Em um interessante artigo publicado pela The Conversation, Arnold J. Wilkins, professor de psicologia da Universidade de Essex, discute como desconforto, dores de cabeça e até mesmo enxaquecas podem ser causadas ou agravadas simplesmente por observar certos estímulos visuais - linhas retas e padrões repetitivos de ambientes urbanos são apontados como os principais culpados.

Perspectivas urbanas reimaginadas pelas lentes de Nikola Olic

10:00 - 30 Junho, 2018
© Nikola Olic
© Nikola Olic

Como parte de seu trabalho recente, Nikola Olic - fotógrafo sérvio radicado em Dallas, Texas - explora a “fotografia de arquitetura através da abstração das estruturas, reinventando a representação de suas formas de uma maneira lúdica, adimensional e desorientadora”. Sua abordagem fotográfica muitas vezes isola os elementos compositivos das fachas, ofuscando a percepção do espectador em relação a sua orientação, escala e perspectiva. O fotógrafo fornece apenas pequenas descrições sobre suas imagens, desmistificando a representação da arquitetura e fazendo-nos lembrar da natureza cotidiana deste assunto. Neste terceiro volume fotográfico compartilhado com o ArchDaily, serão apresentadas fotografias de obras em Dallas, Fort Worth, Las Vegas, Nova Iorque, Los Angeles, Long Beach e Hong Kong.

© Nikola Olic © Nikola Olic © Nikola Olic © Nikola Olic + 22

Fragmentos de fachadas pelas lentes de Nikola Olic

07:00 - 28 Dezembro, 2016
Fragmentos de fachadas pelas lentes de Nikola Olic, Shredder Building / Shinjuku, Tóquio. Imagem © Nikola Olic
Shredder Building / Shinjuku, Tóquio. Imagem © Nikola Olic

Nikola Olic, um fotógrafo de arquitetura de Dallas, dedica seu trabalho a capturar e reimaginar edifícios e objetos escultóricos de modo que a noção de escala e direção se perca. Seus estudos, que muitas vezes isolam fragmentos de fachadas de edifícios, enquadram superfícies arquitetônicas de modo que pareçam desmoronar em duas dimensões. "Esta transitoriedade", argumenta ele, "pode ser suspensa pelo obturador de uma câmera por uma fração de segundo". Nesta segunda série compartilhada conosco, Olic apresenta fotografias feitas em Barcelona, Dallas, Nova Iorque e Los Angeles.

© Nikola Olic © Nikola Olic © Nikola Olic © Nikola Olic + 18

Estudo fotográfico de fachadas "adimensionais", por Nikola Olic

15:00 - 12 Abril, 2015
Estudo fotográfico de fachadas "adimensionais", por Nikola Olic, Edifício Torcido (Frank Gehry). Imagem © Nikola Olic
Edifício Torcido (Frank Gehry). Imagem © Nikola Olic

Nikola Olic é um fotógrafo de arquitetura que vive em Dallas, Texas, com foco capturar e reimaginar edifícios e objetos esculturais de uma maneira "adimensional e desorientada". Suas fotografias, que muitas vezes isolam as vistas das fachadas dos edifícios, emolduram as superfícies arquitetônicas com o objetivo de criar a sensação de que elas colapsam em duas dimensões. De acordo com Olic, ""esta transitoriedade pode ser suspensa pelo obturador da câmera por uma fração de segundo." Como parte de seu processo, cada fotografia é nomeada antes de receber um texto de acompanhamento.

Veja a seleção de fotografias de Olic a seguir:

Edifício Serrote. Imagem © Nikola Olic Edifício Retangular. Imagem © Nikola Olic Construindo com Cortinas. Imagem © Nikola Olic Construindo com Degraus. Imagem © Nikola Olic + 15