Mikko Auerniitty

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Detalhes construtivos de saunas: exemplos de arquiteturas de madeira em pequena escala

Pelas suas características específicas, a arquitetura das saunas é interessante pois nos dá lições relacionadas à eficiência e beleza da simplicidade. Geralmente são estruturas arquetípicas muito básicas, com uma distribuição clara e funcional, criadas para conter diferentes níveis de calor e umidade. Graças a este banho de vapor, as pessoas que nele se encontram liberam toxinas e melhoram a circulação sanguínea, sendo muito utilizadas em climas frios, em estreita relação com a natureza e a presença de água.

Para funcionar, estes espaços normalmente herméticos contêm uma série de bancadas internas com diferentes dimensões e uma fonte de calor que deve atingir temperaturas entre 80 e 90° C, incluindo, se necessário, uma chaminé para expelir a fumaça. A madeira é o material escolhido por excelência, utilizando na maioria dos casos espécies nativas que mantêm o seu aspecto rústico e textura natural. A seguir, revisamos 9 saunas projetadas por arquitetos, incluindo alguns de seus detalhes de construção.

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - ApartamentosBlocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - ApartamentosBlocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - ApartamentosBlocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - ApartamentosBlocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - Mais Imagens+ 42

Jyväskylä, Finlândia
  • Arquitetos: OOPEAA; OOPEAA, Juha Pakkala (construction stage),
 Iida Hedberg (design process stage), Jussi-Pekka Vesala (master plan stage)
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kone, Lumon, Parmarine, Profin, Siparila, +1

OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017

OOPEAA recebeu o Prêmio 2017 para arquitetos emergentes. Iniciado em 2009, o prêmio foi estabelecido pela Rice Design Alliance para celebrar o trabalho de arquitetos de todo o mundo nos seus primeiros 15 anos de prática profissional.

Os vencedores anteriores do prêmio incluem Cadaver & Sola-Morales, OUALALOU+CHOI, 5468796, Interboro Partners, Pezo von Ellrichshausen, LA DALLMAN, Sou Fujimoto, e Anton García-Abril.

OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017 - Image 1 of 4OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017 - Image 2 of 4OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017 - Image 3 of 4OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017 - Image 4 of 4OOPEAA recebe prêmio Spotlight para Arquitetos Emergentes 2017 - Mais Imagens+ 3

40 Projetos selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

A Comissão Europeia e a Mies van der Rohe Foundation anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.

Um terço das obras aborda o desafio da arquitetura contemporânea em relação ao patrimônio construído e um terço dos trabalhos os desafios contemporâneos da habitação. A gestão da paisagem urbana histórica será uma das prioridades destacadas pelo "Ano Europeu do Patrimônio Cultural" em 2018.

"Eu gostaria que os projetos selecionados demonstrassem interesse em criar lugares, explorar convenções e tipologias conhecidas, celebrar os prazeres do uso cotidiano por uma consideração de detalhes e uma resistência não expressa à atual tendência global a uma arquitetura auto-referencial, que desmente o contexto e o ato de habitação ". - Stephen Bates, Presidente do Júri.

Veja a lista a seguir.

Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016

O Centro Sueco de Arquitetura e Design (ArkDes) divulgou a informação de que In Therapy: Nordic Countries Face to Face — a exposição do Pavilhão Nórdico na Bienal de Veneza 2016, que tem curadoria de David Basulto — será parcialmente composta por "um levantamento da arquitetura nórdica contemporânea". Dos 300 projetos selecionados dentre 500 inscritos, nove, concluídos após 2008 e projetados por escritórios como Tham & Videgård, Reiulf Ramstad Architects e Lahdelma & Mahlamäki, serão estudados com maior profundidade.

"Assim como o pavilhão de Sverre Fehn é a cristalização da arquitetura nórdica - incorporando uma articulação precisa e fluida entre estrutura, luz e natureza -  os nove projetos que escolhemos focar como particularmente representativos da cena contemporânea têm caráter e complexidade semelhantes, porém, com suas próprias identidades", comentou Basulto, que foi selecionado juntamente com James Taylor-Foster, curador-assistente. 

Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Image 1 of 4Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Imagem de DestaqueNove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Image 10 of 4Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Image 6 of 4Nove projetos serão exibidos em 'In Therapy', a contribuição nórdica na Bienal de Veneza 2016 - Mais Imagens+ 6

Sauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi

Sauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi - SaunaSauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi - SaunaSauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi - SaunaSauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi - SaunaSauna Tonttu / Anssi Lassila - Lassila Hirvilammi - Mais Imagens+ 17

Soini, Finlândia
  • Arquitetos: OOPEAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  16
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010