O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Finlândia
  5. OOPEAA
  6. 2015
  7. Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA
Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA, © Mikko Auerniitty
© Mikko Auerniitty

© Mikko Auerniitty © Mikko Auerniitty © Mikko Auerniitty © Mikko Auerniitty + 29

  • Arquitetos

  • Localização

    40100 Jyväskylä, Finlândia
  • Arquiteto Encarregado

    Anssi Lassila
  • Arquitetos

    Juha Pakkala (construção), Iida Hedberg (projeto)
  • Outros Membros da Equipe

    Jussi-Pekka Vesala (projeto geral) Mia Salonen, Teemu Hirvilammi, Hanna-Kaarina Heikkilä, Santtu Hyvärinen
  • Área

    18650.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Mikko Auerniitty
© Mikko Auerniitty

Descrição enviada pela equipe de projeto. Puukuokka é o primeiro edifício de apartamentos com oito pavimentos construído em madeira na Finlândia. Desenvolvido em colaboração com Lakea, o projeto é um trio de volumes eficientes energicamente, com uma trama de madeira de vários pavimentos no subúrbio de Jyväskylä Kuokkala, no bairro onde fica a igreja de Kuokkala, que também foi projetada pelo escritório OOPEAA.

Planta de Implantação
Planta de Implantação

O complexo de apartamentos Puukuokka é composto de três edifícios de 6 a 8 pavimentos. O primeiro edifício já está terminado, e os outros dois serão construídos nos próximos anos. O complexo conta com 150 apartamentos e uma superfície total de aproximadamente 10000 metros quadrados. Os edifícios são compostos por elementos cúbicos modulares prefabricados de madeira laminada cruz (CLT), que utilizam o conceito urbano de vários apartamentos desenvolvidos pelo Stora Enso. Projetado em colaboração com o Departamento de Planejamento da cidade de Jyväskylä, o projeto melhorará visualmente a paisagem urbana e, ao mesmo tempo, oferecer residências acessíveis, eco-eficientes, que são facilmente adaptáveis às necessidades que mudam com o passar do tempo.

© Mikko Auerniitty
© Mikko Auerniitty

No lado do pátio, a fachada de madeira lariço foi deixada sem tratamento. A fachada que enfrenta a rua recebeu um tratamento com uma capa de pintura escura. Ainda no lado do pátio, a fachada tem um jogo dinâmico de varandas projetadas, enquanto que a maioria delas esta retraída e provida de portas de correr de vidro que cobram todo o comprimento e altura da parede interior e a abertura das vistas à paisagem circundante. Existe um sentido de abertura e riqueza luminosa também nas circulações comuns da construção. As circulações são mais amplas do que o habitual e oferecem uma série ritmicamente disposta de vistas que se abrem à paisagem dos bosques e colinas dos arredores. A distribuição dos apartamentos foi feita de maneira eficiente. A presença da madeira nas superfícies interiores fornece um elemento de qualidade e acolhimento aos espaços de vida. O edifício se caracteriza por uma fina qualidade geral nas superfícies de madeira e por seus detalhes simples, mas cuidadosamente planejados.

© Mikko Auerniitty
© Mikko Auerniitty

O uso de elementos prefabricados modulares garantiu um alto nível uniforme de qualidade e reduziu ao mínimo os atrasos e outros problemas relacionados ao clima durante o processo de construção. Os elementos cúbicos modulares de madeira laminada são adaptáveis, leves e prontos para instalação. As peças de CLT servem, tanto como suporte de carga, quanto elemento de reforço, assim como barreira de vapor e isolamento térmico parcial. Com isso, a necessidade de juntas e montante de material é menor do que em edifícios convencionais feitos em madeira. Também há um menor risco de defeitos de instalação e a estrutura modular é mais estável em relação aos problemas de umidade.

Axonométrica
Axonométrica

Os apartamentos piloto do Puukuokka são de baixo custo e com um modelo de financiamento de baixo risco para os compradores. Depois de alugar um apartamento por 20 anos, o ocupante torna-se proprietário. Antes de se mudar, o futuro proprietário paga uma cota inicial modesta (7% do valor total do apartamento). O valor restante é coberto por um empréstimo bancário garantido pelo Estado. O ocupante paga o empréstimo em forma de renda durante o período de 20 anos, depois do qual se torna proprietário. O preço de venda é negociado e acordado quando o contrato de aluguel é assinado.

© Mikko Auerniitty
© Mikko Auerniitty

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA" [Puukuokka Housing Block / OOPEAA] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781442/blocos-habitacionais-puukuokka-oopeaa> ISSN 0719-8906