Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Leonardo Finotti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Residência IC / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 22

São Paulo, Brasil

Divulgados os vencedores do Prêmio "Design que Educa" 2020

Com o objetivo de promover e destacar a arquitetura e o design que impactam o campo educacional, o Design that Educates Awards - iniciativa que é fruto da colaboração entre a Laka Foundation e a Solarlux GmbH - divulgou sua lista de vencedores da edição de 2020

O que é design de interiores (e por que ele realmente pode fazer você se sentir melhor)?

Se um estilo de música não lhe agrada, você fica entediado no teatro ou não se sente atraído por obras de arte, você quase sempre pode evitá-los. Com arquitetura é diferente. Um projeto mal pensado afetará a vida de muitas pessoas e por muito tempo. Nos interiores isso é ainda mais amplificado, uma vez que a humanidade tem passado cada vez mais tempo em ambientes internos e isso impacta diretamente no nosso bem-estar e saúde. Em períodos de recolhimento obrigatório, como na pandemia atual da Covid-19, temos a noção do quão importantes são os espaços interiores para o nosso bem-estar e, até mesmo, para a prevenção de doenças. Projetar um ambiente interno é de uma responsabilidade enorme para um profissional. Um designer de interiores é alguém que planeja, pesquisa, coordena e gerencia esses projetos de aprimoramento do interior de um edifício para obter um ambiente mais saudável e esteticamente agradável para as pessoas que usam o espaço. Mas o que é, de fato, Design de Interiores?

Appartement Spectral / BETILLON / DORVAL‐BORY. Image Courtesy of BETILLON / DORVAL‐BORY The Enchanted Shed & Leopold House / Franz&Sue. Image © Andreas Buchberger Oficina do Arquiteto / Ruetemple. Image © Ruetemple Hey! A Lovely Tiny Space / A'Lentil Design. Image Courtesy of A'Lentil Design + 19

Requalificação da Colina do Senhor do Bonfim / Sotero Arquitetos

  • Arquitetos: Sotero Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36050.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

Dentro do conjunto de debates no campo da arquitetura, a relação entre o desenvolvimento projetual e a educação – especialmente infantil – tem ganhado destaque. A relação entre o campo da arquitetura junto à sociologia e filosofia, por exemplo, é notória. Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, discussões entre estes campos são imbuídas projetualmente como instrumento potencializante das relações entre espaço e usuário. Quando pensamos especificamente na tipologia educacional dedicada a crianças, tomamos mecanismos que vão muito além de questões físicas de ergonomia, mas pensamos na arquitetura como ferramenta educacional.

Casa Paris / Casa14 Arquitetura

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Maira Acayaba + 21

Perdizes, Brasil
  • Arquitetos: Casa14 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  210.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009

O que todo arquiteto deve saber sobre proteção contra incêndio em construções de madeira

A humanidade utiliza a madeira para criar abrigos desde a pré-história, muito antes de a palavra arquitetura surgir. Alguns troncos encaixados entre si, cobertos por peles de animais, proporcionavam abrigos rudimentares para proteger nossos antepassados das intempéries. Gradualmente, essas estruturas se tornaram mais complexas, mas a madeira continuou a desempenhar um papel fundamental na arquitetura e construção. Hoje, especialmente devido às crescentes preocupações com as mudanças climáticas e as emissões de carbono, a madeira vem recuperando seu significado como importante material de construção para o futuro, se usada de forma consciente e sustentável. O desempenho estrutural da madeira a tornam apropriada para uma ampla gama de aplicações - desde quadros leves repetitivos para estruturas de pequeno e médio porte até sistemas maiores e mais pesados, geralmente híbridos, usados para construir arenas, escritórios, universidades e outros edifícios onde grandes vãos longos e paredes altas são necessários.

A versatilidade do revestimento cerâmico em 6 projetos contemporâneos

Revestimentos cerâmicos são usualmente empregados nas áreas molhadas internas de projetos residenciais e comerciais - cozinhas, banheiros, áreas de serviço, entre outros -, contudo, cada vez mais arquitetos têm provado que este material tem grande potencial gráfico, estético e, sobretudo, técnico, quando empregado em fachadas.

Por sua resistência às intempéries, o material exige pouca ou nenhuma manutenção, além disso, a variedade de cores, dimensões, textura e padrões encontrados no mercado permitem uma infinidade de usos e combinações. 

Como estimular a autonomia das crianças através da arquitetura e o método Montessori

Maria Montessori começou a desenvolver seu método no início do século XX: trata-se de uma pedagogia científica com o principal objetivo de promover uma educação que contribua positivamente ao desenvolvimento do cérebro da criança, respeitando a individualidade de cada uma delas, estimulando sua autonomia, autoestima e autoconfiança.

Apesar do método ter sido criado no século passado, é agora que a ciência começa a comprovar muitas informações deixadas por Montessori em seu legado. Cada vez mais fala-se sobre aplicá-lo na arquitetura de espaços para as crianças e muito tem-se falado sobre "quartos montessorianos" e sobre a tendência: cama casinha! 

Cadeira Cubo. Image Cortesia de Cuchi Móveis Infantis Prateleira Pega Pega. Image Cortesia de Cuchi Móveis Infantis Montessori Kindergarten / ArkA. Image © Chiara Ye Preescolar Beelieve / 3Arquitectura. Image © Leonardo Finotti + 26

40 Detalhes construtivos de concreto

A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.

Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.

Galeria SIM + Simões de Assis / Arquea Arquitetos

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 15

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Arquea Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  495.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018

Galeria Claudia Andujar / Arquitetos Associados

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 17

Brumadinho, Brasil

Casa onda / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 37

Joatinga, Brasil

Casa Pinhão / Mareines Arquitetura + Patalano Arquitetura

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 38

Campos do Jordão, Brasil

Casa Avaré / Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 26

Residência em Aldeia III / O Norte – Oficina de Criação

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 16

Aldeia dos Camarás, Brasil

Importantes jardins brasileiros pouco conhecidos

Pelas diferentes épocas, os projetos paisagísticos supriram uma gama de necessidades e desejos – do status dos jardins clássicos, marcados pela simetria e topiaria às praças secas, no período moderno, atendendo a necessidades dos espaços cívicos. Contanto, se a priori, o paisagismo estava intimamente ligado ao prestígio socioeconômico, a partir do século XX, o quadro paisagístico mundial foi alterado em prol da racionalidade decorrente das transformações modernas.