O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Leonardo Finotti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Coworking Impact HUB / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

05:00 - 28 Outubro, 2018
Coworking Impact HUB / Luiz Paulo Andrade Arquitetos, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 41

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Virgílio de Carvalho Pinto, Bairro Pinheiros – SP, Brasil
  • Autor

    Luiz Paulo Andrade
  • Co-Autor

    Lucilla Mesquita
  • Área

    1200.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!

07:00 - 25 Outubro, 2018
Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!, © PMDR Archive
© PMDR Archive

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

Casas brasileiras: 15 projetos com aço em planta e corte

07:00 - 24 Outubro, 2018
Casas brasileiras: 15 projetos com aço em planta e corte, Casa Claudios / Arquitetura Nacional. Image © Pedro Kok
Casa Claudios / Arquitetura Nacional. Image © Pedro Kok

Elementos metálicos vêm sendo usado na arquitetura e construção civil há centenas de anos, seja como elemento decorativo, coberturas ou mesmo para reforçar estruturas de alvenaria. No entanto, é apenas na segunda metade do século XVIII que surgem as primeiras pontes cuja estrutura era inteiramente feita em ferro fundido. Um século mais tarde, o ferro foi substituído por uma liga mais resistente e maleável, muito usada ainda hoje na arquitetura: o aço.

Mais denso que o concreto, a resistência o aço subverte seu peso e proporciona maior rigidez com menos material - permitindo a realização de estruturas mais leves e esbeltas que aquelas feitas de outros materiais, como a madeira ou o próprio concreto. Não é, de longe, o material mais usado na arquitetura residencial, entretanto, seu uso tem possibilitado a construção de alguns interessantes - e belos - exemplos de casas contemporâneas:

Estes são os 20 finalistas do Prêmio Oscar Niemeyer 2018 para a arquitetura latino-americana

19:00 - 11 Outubro, 2018
Estes são os 20 finalistas do Prêmio Oscar Niemeyer 2018 para a arquitetura latino-americana

O júri do Prêmio Oscar Niemeyer apresentou as 20 obras finalistas da segunda edição do prêmio. Os organizadores procuram destacar bienalmente o melhor da produção arquitetônica "em momentos de inegável empoderamento e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional".

Emergindo da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), a iniciativa premia uma obra construída por "seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, sua relação com o contexto, com aspectos sociais, culturais e ambientais". Na edição inaugural do Prêmio Oscar Niemeyer de 2016, o primeiro lugar foi o O lugar para a memória, projetado por Barclay & Crousse (Peru); seguido pela Biblioteca Brasiliana da USP, projetado por Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos (Brasil) e o terceiro lugar pela Capela San Bernardo, projetado por Nicolás Campodónico (Argentina).

"Devemos reconhecer o valor do local e enriquecê-lo com o global, apropriando-nos de tudo que nos enriquece como povos e sociedades." A arquitetura protege e comunica, é uma realização pública, do qual não podemos abstrair, a cidade também é composta de realizações arquitetônicas, com os quais a arquitetura deve pensar para e da cidade", explica a organização do prêmio no comunicado oficial.

O júri formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Carlos Jiménez, Fabián Farfán, Jean Pierre Crousse e César Shundi avaliou todos os projetos e determinou os vinte selecionados:

Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha

12:00 - 28 Setembro, 2018

Abrindo as suas portas em simultâneo com a Exposição Infinito Vão, “Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha” vai estar patente até 10 de fevereiro de 2019 na Galeria da Casa. Com curadoria de Nuno Sampaio, “Duas Casas” oferece a possibilidade de visitar dois projetos singulares no acervo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha que, na lógica transatlântica desta programação, se situam em Portugal e no Brasil.

Inaugura hoje a exposição "Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira"

08:00 - 28 Setembro, 2018
Inaugura hoje a exposição "Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira"

Possivelmente a maior exposição dedicada á arquitetura brasileira realizada fora do país desde Brazil Builds, exibida em 1943 no MoMA, é inaugurada na Casa da Arquitectura em Matosinhos - Portugal. O Centro Português de Arquitetura ainda apresenta a exposição “Duas Casas”, de Paulo Mendes da Rocha , que receberá o título de Sócio Honorário da Casa da Arquitectura em cerimônia que será realizada no dia 30 de setembro. Nesta exposição serão exibidas as Casas Gerassi e Casa da Rua do Quelhas, em Lisboa, que foi desenhada em coautoria com arquiteta portuguesa Inês Lobo.

A beleza do cobre pré-oxidado através de 8 fachadas

12:00 - 27 Setembro, 2018
A beleza do cobre pré-oxidado através de 8 fachadas, The Green House / K2LD Architects. Image © Jeremy San
The Green House / K2LD Architects. Image © Jeremy San

O cobre patinado, também chamado de oxidado, é um revestimento metálico que "envelhece bem", com excelentes propriedades mecânicas de resistência às intempéries. Por sua capacidade de transformação ao longo do tempo à medida em que se mantém em exposição às condições atmosféricas, o material dispensa manutenção, proporcionando um aspecto pouco usual às fachadas.

Indo além das placas em tom alaranjado, este material também permite aparência azul/esverdeada por processos químicos controlados de oxidação. Sua coloração é definida pela quantidade de cristais contidos na superfície do material junto à incidência de luz natural, possibilitando que os painéis apresentem diversas variação nos tons e nuances. 

Arquitetura do vinho: adegas, salas de máquinas e centros de degustação

10:00 - 17 Setembro, 2018
Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery
Cortesía de Beaucastel Winery Beaucastel Winery

© David Frutos © José Hevia © Nic Lehoux © Bruce Damonte Photography + 28

A produção de vinho é uma indústria que combina forte atividade econômica com um importante legado cultural. Embora existam vários programas relacionados ao setor do vinho, geralmente, a imagem mais comum é a dos espaços onde ocorre, de fato, a transformação da uva na bebida. No entanto, há uma multiplicidade de atividades agrupadas em torno da vinicultura que desempenham um papel importante quando se trata de promover a indústria, como salas de degustação, centros de educação, vendas ou salas de distribuição.

A seguir, apresentamos 27 exemplos de arquiteturas voltadas à indústria do vinho. 

Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes

12:00 - 12 Setembro, 2018
Clássicos da Arquitetura: Casa do Claudio / Claudio Bernardes, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Claudio Bernardes projetou e construiu essa casa para sua família. É um projeto concebido em função das condições naturais da ilha que o abrigaria e da paixão de Claudio pelo lugar. É uma casa montada em peças de madeira numeradas que vieram flutuando, puxadas por uma traineira, até a Ilha das Palmeiras, em Angra dos Reis.

Claudio pensou sua casa como um grande espaço aberto, com ventilação e iluminação naturais, onde apenas os quartos se fechassem propondo um estilo despojado e fluido. O embasamento é feito em pedra a partir do qual a casa se desenvolve em dois pisos de madeira. O beiral de três metros permite que a grande cobertura de palha transpasse a casa, alongando o pé-direito e ampliando as dimensões da área interna, protegendo-a das chuvas e dos ventos.

4 Edifícios selecionados para o Prêmio Internacional RIBA 2018

20:00 - 11 Setembro, 2018
4 Edifícios selecionados para o Prêmio Internacional RIBA 2018, Il Bosco Verticale (Vertical Forest) / Boeri Studio. Image © Giovanni Nardi
Il Bosco Verticale (Vertical Forest) / Boeri Studio. Image © Giovanni Nardi

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) anunciou a lista de quatro projetos finalistas na disputa pelo Prêmio Internacional RIBA de 2018. Um prêmio bienal aberto a qualquer arquiteto qualificado do mundo, o Prêmio Internacional busca nomear o edifício "mais inspirador e significativo" do mundo. Os critérios para consideração incluem a demonstração de “excelência em desenho, ambição arquitetônica e [entrega] de impacto social significativo”.

O prêmio inaugural foi concedido à Grafton Architects em 2016 para o prédio da universidade UTEC em Lima, Peru, descrito como um “Machu Picchu moderno”.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

12:00 - 7 Setembro, 2018
Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional, Berçário e Jardim de Infância Hanazono / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Studio Bauhaus
Berçário e Jardim de Infância Hanazono / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Studio Bauhaus

Dentro do conjunto de debates no campo da arquitetura, a relação entre o desenvolvimento projetual e a educação – especialmente infantil – tem ganhado destaque. A relação entre o campo da arquitetura junto à sociologia e filosofia, por exemplo, é notória. Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, discussões entre estes campos são imbuídas projetualmente como instrumento potencializante das relações entre espaço e usuário. Quando pensamos especificamente na tipologia educacional dedicada a crianças, tomamos mecanismos que vão muito além de questões físicas de ergonomia, mas pensamos na arquitetura como ferramenta educacional.

17 Paisagistas brasileiros contemporâneos

12:00 - 28 Agosto, 2018
17 Paisagistas brasileiros contemporâneos, Casa Fio / Studio MK27. Image © Fernando Guerra
Casa Fio / Studio MK27. Image © Fernando Guerra

O campo do paisagismo é o responsável pela transformação e ressignificância espacial da paisagem, ora valorizando o objeto construído, ora trazendo luz à historia do território em questão. Assim como os elementos construídos, a vegetação quando projetada é capaz de trabalhar uma série de estímulos, propriedades e funções.

Casa Castro / Aguirre Arquitetura

05:00 - 21 Agosto, 2018
Casa Castro / Aguirre Arquitetura, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Uberlândia, Brasil
  • Arquiteto responsável

    Alexandre Aguirre
  • Autores

    Alexandre Aguirre, Michell Damascena
  • Equipe de projeto

    Mateus Finotti
  • Área

    332.85 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Casa AS / Architectare

05:00 - 7 Agosto, 2018
Casa AS / Architectare, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Petrópolis, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Flavia Quintanilha, Rodrigo Fernandes, Pedro Quintanilha
  • Área

    900.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Dicas para usar o concreto aparente em seus projetos

12:00 - 1 Agosto, 2018
Dicas para usar o concreto aparente em seus projetos, <a href='https://www.flickr.com/photos/stankuns/4941477191'>© via Flickr Fernando Stankuns </a> Licença CC BY-NC-SA 2.0. ImageFAUUSP / Vilanova Artigas
© via Flickr Fernando Stankuns Licença CC BY-NC-SA 2.0. ImageFAUUSP / Vilanova Artigas

Não há como negar. O concreto aparente é o queridinho entre os arquitetos. Atualmente, vem sendo adotado em uma gama de construções e tipologias, desde obras de infraestrutura até projetos residenciais. Além de suas qualidades estruturais, sua aparência também agrada muito. Seu uso oferece determinadas qualidades e flexibilidade que podem garantir diferentes aspectos plásticos aos projetos. Já mostramos como pré-dimensionar estruturas em concreto, ou mesmo entender o que as rachaduras querem nos dizer. A seguir apresentamos algumas dicas para empregar este material e obter o melhor de suas possibilidades quando deixado aparente:

Sacromonte Landscape Hotel Shelters / MAPA

05:00 - 19 Julho, 2018
Sacromonte Landscape Hotel Shelters / MAPA, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
  • Arquitetos

  • Localização

    El Edén, Departamento de Maldonado, Uruguai
  • Arquitetos Responsáveis

    Luciano Andrades, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
  • Equipe

    Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Fabián Sarubbi, Sandra Rodríguez, Rafael Solano, Agustín Dieste, Alba Álvarez, Marcos Gómara, Victoria Reibakas
  • Área

    60.0 m2
  • Ano

    2017
  • Fotografías

Cachorros como protagonistas de fotografias de arquitetura

07:00 - 14 Julho, 2018
Cachorros como protagonistas de fotografias de arquitetura, Casa Dox / Mjölk architekti. Imagem © BoysPlayNice
Casa Dox / Mjölk architekti. Imagem © BoysPlayNice

Casa La Quinta / Pablo Pérez Palacios, Alfonso de la Concha Rojas, Miguel Vargas, Blas Treviño, Jorge Quiroga . Imagem © Rafael Gamo Casas Catalinas / Agustín Lozada. Imagem © Gonzalo Viramonte MK5 House / ORTRAUM. Imagem © Marc Goodwin Unleashed Dog Spa / Square One Interiors. Imagem © Ihor Pona + 33

É pouco comum encontrarmos animais nas fotografias de arquitetura, por isso, quando vemos um cachorro ou gato em alguma foto, ela rapidamente prende nossa atenção. Já realizamos uma compilação de fotografias de arquitetura com gatos, portanto, agora selecionamos algumas imagens que têm como protagonista nossos fiéis amigos caninos. Veja nossa seleção, a seguir.

Espécies e dicas para cultivos de plantas nos interiores

12:00 - 13 Julho, 2018
Espécies e dicas para cultivos de plantas nos interiores, Mipibu House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon
Mipibu House / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

Plantas e espécies vegetais são excelentes elementos para compor a arquitetura e espaços construídos. Entretanto, quando se trata de ambientes internos – áreas que geralmente recebem menor quantidade de luz e ventilação natural – certas espécies apresentam resistência à adaptação.

Por isso, ao pensar em espécies vegetais para interiores - seja uma casa, apartamento ou um espaço comercial - algumas espécies são mais indicadas e se adaptam melhor. Compilamos, a seguir, 13 espécies com boa adaptação a ambientes internos.