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Leonardo Finotti

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Hotel Arpoador / Bernardes Arquitetura

07:00 - 7 Março, 2019
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

  • Localização

    R. Francisco Otaviano, 177 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ, 22080-046, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Francisco Abreu
  • Equipe Bernardes Arquitetura (Arquitetura e Interiores)

    Thiago Bernardes (diretor criativo), Camila Tariki, Antonia Bernardes Francisco Abreu, Ilana Daylac, Paulo Martins, Juliana Biancardine, Marco Soletto, Augusto Picolli, Thiago Moretti, Renata Evaristo, Bruno Magalhães, Marina Van Erven, Camila Rodriguez
  • Área

    2350.0 m2
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

Escritório CDPP / Reinach Mendonça Arquitetos Associados

07:00 - 16 Fevereiro, 2019
Escritório CDPP / Reinach Mendonça Arquitetos Associados, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
  • Arquitetura

  • Autores

    Henrique Reinach e Maurício Mendonça
  • Arquiteta coordenadora

    Camila Osele
  • Colaboradores

    Victor Gonçalves, Tony Chen, Mariana Picolo, Fernanda Almeida, Luena Vettorazzo, Tais Vieira, Yuri Chamon, Paula Leal, Pedro Tavares, Caio Tritto, Olivia Uliano, Alessandra Musto, Ayla Barros, Paulo Scheuer, Barbara Rubira.
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor

11:00 - 5 Fevereiro, 2019
As possibilidades do Concreto Pigmentado: 18 edifícios impregnados de cor, Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Center for Interpretation of The Battle of Atoleiros / Gonçalo Byrne Arquitectos + Oficina Ideias em Linha. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © Luis Gallardo - LGM Studio Museu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon Residência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio Marafioti Galería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG + 19

Residência Pomarino / Sommet

20:00 - 28 Janeiro, 2019
Residência Pomarino / Sommet, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

    Maria Ines Saavedra, Mariano Donoso, Diego Frias, Elizabeth Alvarez
  • Localização

    Porongo, Bolívia, Estado Plurinacional da
  • Arquiteto Responsável

    Sebastian Fernandez de Cordova Frerking
  • Área

    477.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

Casa PP / sommet

17:00 - 8 Janeiro, 2019
Casa PP / sommet, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti + 18

  • Arquitetos

    Erika peinado, mariano donoso, diego frias, malena herbas
  • Localização

    Porongo, Bolívia, Estado Plurinacional da
  • Arquiteto Responsável

    Sebastian fernandez de cordova frerking
  • Área

    402.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografías

Casas Brasileiras: 11 residências com beiral

07:30 - 2 Janeiro, 2019
Casas Brasileiras: 11 residências com beiral, © Sérgio Israel
© Sérgio Israel

Frequentemente empregado em projetos residenciais e atuando como uma extensão da laje, o beiral abandonou na contemporaneidade a timidez dimensional e aplicação intimamente ligada a proteção das faces externas contra a chuva e, indo muito além, é reinventado, garantindo novos espaços de convívio, como a varanda por exemplo, que parece ressignificar o antigo alpendre bandeirista e cria uma extensão dos interiores quebrando os limites entre interno e externo. 

Residência GG / sommet

21:00 - 1 Janeiro, 2019
Residência GG / sommet, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

    Maria Ines Saavedra, Mariano Donoso, Diego Frias, Yazmin Lara
  • Localização

    Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, Estado Plurinacional da
  • Arquitetos Responsáveis

    Sebastian Fernandez de Cordova Frerking
  • Área

    747.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

Youse / Estudio Guto Requena

07:00 - 26 Dezembro, 2018
Youse / Estudio Guto Requena, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Brg. Faria Lima, 4285 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133, Brasil
  • Arquiteto Responsável

    Guto Requena
  • Equipe

    Ludovica Leone, Henrique Stabile, Tatiana Pacheco, Bruno Baietto, Guilherme Giantini e Joana Telles
  • Área

    1800.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

A versatilidade do revestimento cerâmico em 6 fachadas contemporâneas

14:00 - 19 Dezembro, 2018
A versatilidade do revestimento cerâmico em 6 fachadas contemporâneas, POP XYZ / Triptyque. Image © Fernando Guerra
POP XYZ / Triptyque. Image © Fernando Guerra

Revestimentos cerâmicos são usualmente empregados nas áreas molhadas internas de projetos residenciais e comerciais - cozinhas, banheiros, áreas de serviço, entre outros -, contudo, cada vez mais arquitetos têm provado que este material tem grande potencial gráfico, estético e, sobretudo, técnico, quando empregado em fachadas.

Por sua resistência às intempéries, o material exige pouca ou nenhuma manutenção, além disso, a variedade de cores, dimensões, textura e padrões encontrados no mercado permitem uma infinidade de usos e combinações. 

10 coisas para se fazer após o cansaço das entregas finais

12:00 - 13 Dezembro, 2018
10 coisas para se fazer após o cansaço das entregas finais, Lipik Stock Media via Shutterstock
Lipik Stock Media via Shutterstock

Encarar as inúmeras responsabilidades, entregas e posicionamentos a serem assumidos durante um semestre acadêmico é, por vezes, um desafio. Para muitos estudantes, torna-se um tormento, onde a crise de estresse pode tomar conta. No entanto, como futuras arquitetas e arquitetos, é imprescindível que a constante busca por melhores resultados e soluções projetuais conciliadas ao orquestrar as inúmeras tarefas auxiliem no treinamento da futura carreira profissional.

Com a difícil tarefa de apresentar uma gama de projetos de maneira convincente somado a poucas horas de sono, várias xícaras de café e em alguns casos, a rotina como estagiário, o fim do semestre pode parecer a luz no fim do túnel, onde o cansaço e a oportunidade para colocar os projetos pessoais em dia se encontram.  Para ajudar aqueles mais esforçados e aqueles na busca por tarefas desintoxicantes da relação mais direta com a arquitetura, compilamos dez tarefas que ajudarão ocupar sua rotina de férias após o fim do semestre acadêmico.

Destaques da semana: reduzir, reutilizar, repensar

15:00 - 30 Novembro, 2018
Destaques da semana: reduzir, reutilizar, repensar, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

É muito comum, nos dias de hoje, sentir-se extenuado pela enorme quantidade de informações que consumimos, tanto consciente quanto inconscientemente. No mundo da arquitetura não é diferente, é preciso dedicar-se para acompanhar o feed diário do ArchDaily e por isso mesmo, entendemos que nem sempre é possível estar a par daquilo que é notícia no mundo. Mas isto que à primeira vista parece ser uma infinita linha de produção arquitetônica, não necessariamente vem ao encontro das mais recentes preocupações em nossa disciplina, aquelas voltadas à economia e compartilhamento de recursos.

Esta reflexão generosa, à respeito de como e para quem estamos construído nossos edifícios e cidades, encontrava-se oculta em meio a produção massiva que definiu a arquitetura durante o século XX, mas algo estava nascendo, mesmo que em estado embrionário - algo que está se tornando cada dia mais evidente nos dias de hoje. Cada vez mais, arquitetos estão incorporando processos e estratégias de sustentabilidade e/ ou reuso adaptativo. Os mais tradicionais prêmios e reconhecimentos do mundo da arquitetura estão operando uma efetiva mudança de direção em nossa disciplina, chamando à atenção não mais apenas aos mesmos grandes nomes, mas também para pequenos escritórios de arquitetura espalhados pelo mundo, aqueles que têm nos apresentado uma nova maneira de pensar e conceber a arquitetura.

O estereótipo do arquiteto foi por muito tempo o da obsessão pelo ego e pela novidade. Praticamente um sinônimo de egocentrismo e originalidade. Por outro lado, atualmente estamos testemunhando uma mudança de rumo à partir da prática de milhares e milhares de jovens profissionais. Os projetos que foram notícia nesta última semana nos ensinam a repensar a arquitetura à partir da redução e da reutilização, transformando a maneira como concebemos à arquitetura no século XXI. 

Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural Oscar Niemeyer / Oscar Niemeyer

12:00 - 27 Novembro, 2018
Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural Oscar Niemeyer / Oscar Niemeyer, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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O projeto do Centro Cultural é do arquiteto Oscar Niemeyer e foi batizado com seu nome. Localizado na cidade de Goiânia, no estado de Goiás, foi construído sobre uma esplanada de 26 mil metros quadrados, a Esplanada da Cultura, praça que era destinada à realização de shows e eventos, que homenageia o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek. O complexo é composto por quatro edifícios geometricamente puros: um retângulo que abriga uma biblioteca pública, um cilindro onde fica o Museu de Arte Contemporânea (MAC), um cambota que abriga o Palácio da Música e uma pirâmide de 36 metros de altura que abriga o Monumento aos Direitos Humanos.

Projeto dos brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum vence o Prêmio Internacional RIBA 2018

07:00 - 21 Novembro, 2018
Projeto dos brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum vence o Prêmio Internacional RIBA 2018, Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti
Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti

O projeto Moradias Infantis, dos escritórios brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum, venceu o Prêmio Internacional RIBA 2018. Localizado em Formoso do Araguaia, no estado do Tocantins, o novo complexo escolar oferece acomodação para 540 crianças que frequentam a Escola Canuanã. O Prêmio Internacional RIBA é concedido a cada dois anos para um edifício que exemplifique a excelência em projeto e a ambição arquitetônica, além de proporcionar um impacto social significativo. Moradias Infantis foi reconhecido por sua visão em imaginar a arquitetura como uma ferramenta para a transformação social.

Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti Moradias Infantis. Image © Leonardo Finotti + 31

Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos

07:30 - 20 Novembro, 2018
Capela Sacromonte Landscape Hotel / MAPA Arquitetos, © Tali Kimelman
© Tali Kimelman

© Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Leonardo Finotti © Tali Kimelman + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Sierra de Carape, Departamento de Maldonado, Uruguai
  • Arquitetos Responsáveis

    Luciano Andrades, Matías Carballal, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
  • Equipe

    Pablo Courreges, Diego Morera, Emiliano Lago, Fabián Sarubbi, Sandra Rodríguez, Rafael Solano, Agustín Dieste, Alba Álvarez, Miquel Castellà, Marcos Gómara, Victoria Reibakas, Sebastián Lambert, Lucy Braunstein, Marie-Lise Hofstetter, Claire Gardan, Helena Utzig, Joao Bernardi
  • Área

    27.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Coworking Impact HUB / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

05:00 - 28 Outubro, 2018
Coworking Impact HUB / Luiz Paulo Andrade Arquitetos, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

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  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Virgílio de Carvalho Pinto, Bairro Pinheiros – SP, Brasil
  • Autor

    Luiz Paulo Andrade
  • Co-Autor

    Lucilla Mesquita
  • Área

    1200.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!

07:00 - 25 Outubro, 2018
Feliz aniversário Paulo Mendes da Rocha!, © PMDR Archive
© PMDR Archive

Todo o espaço deve ser ligado a um valor, a uma dimensão pública. Não há espaço privado. O único espaço privado que você pode imaginar é a mente humana. 

Casas brasileiras: 15 projetos com aço em planta e corte

07:00 - 24 Outubro, 2018
Casas brasileiras: 15 projetos com aço em planta e corte, Casa Claudios / Arquitetura Nacional. Image © Pedro Kok
Casa Claudios / Arquitetura Nacional. Image © Pedro Kok

Elementos metálicos vêm sendo usado na arquitetura e construção civil há centenas de anos, seja como elemento decorativo, coberturas ou mesmo para reforçar estruturas de alvenaria. No entanto, é apenas na segunda metade do século XVIII que surgem as primeiras pontes cuja estrutura era inteiramente feita em ferro fundido. Um século mais tarde, o ferro foi substituído por uma liga mais resistente e maleável, muito usada ainda hoje na arquitetura: o aço.

Mais denso que o concreto, a resistência o aço subverte seu peso e proporciona maior rigidez com menos material - permitindo a realização de estruturas mais leves e esbeltas que aquelas feitas de outros materiais, como a madeira ou o próprio concreto. Não é, de longe, o material mais usado na arquitetura residencial, entretanto, seu uso tem possibilitado a construção de alguns interessantes - e belos - exemplos de casas contemporâneas:

Estes são os 20 finalistas do Prêmio Oscar Niemeyer 2018 para a arquitetura latino-americana

19:00 - 11 Outubro, 2018
Estes são os 20 finalistas do Prêmio Oscar Niemeyer 2018 para a arquitetura latino-americana

O júri do Prêmio Oscar Niemeyer apresentou as 20 obras finalistas da segunda edição do prêmio. Os organizadores procuram destacar bienalmente o melhor da produção arquitetônica "em momentos de inegável empoderamento e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional".

Emergindo da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), a iniciativa premia uma obra construída por "seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, sua relação com o contexto, com aspectos sociais, culturais e ambientais". Na edição inaugural do Prêmio Oscar Niemeyer de 2016, o primeiro lugar foi o O lugar para a memória, projetado por Barclay & Crousse (Peru); seguido pela Biblioteca Brasiliana da USP, projetado por Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos (Brasil) e o terceiro lugar pela Capela San Bernardo, projetado por Nicolás Campodónico (Argentina).

"Devemos reconhecer o valor do local e enriquecê-lo com o global, apropriando-nos de tudo que nos enriquece como povos e sociedades." A arquitetura protege e comunica, é uma realização pública, do qual não podemos abstrair, a cidade também é composta de realizações arquitetônicas, com os quais a arquitetura deve pensar para e da cidade", explica a organização do prêmio no comunicado oficial.

O júri formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Carlos Jiménez, Fabián Farfán, Jean Pierre Crousse e César Shundi avaliou todos os projetos e determinou os vinte selecionados: