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Leonard Fäustle

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Neuroarquitetura aplicada a projetos para crianças

Jardim de Infância SP / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Studio Bauhaus, Ryuji InoueEscola Nía / Sulkin Askenazi. Image © Aldo C. GraciaPlayville Day Care / NITAPROW. Image © Ketsiree WongwanBiblioteca da Escola Umbrella / Savana Lazaretti Arquitetura e Design Sensorial. Image © Renata Salles+ 21

É inquestionável que os ambientes influenciam diretamente no comportamento e nas emoções de seus usuários. Estima-se que os seres humanos passem cerca de 90% de seu tempo de vida em espaços internos, por isso é tão importante que eles favoreçam positivamente nossa capacidade cerebral. Um termo específico para relacionar os estímulos que o cérebro recebe dependendo do ambiente em que está é neuroarquitetura. Diversos estudos têm sido publicados sobre esse tema, a maioria sobre o impacto em ambientes de trabalho. Este artigo pretende abordar sobre esse conceito, enfatizando sua importância no projeto de espaços destinados a crianças na primeira infância.

Loft Buiksloterham / Heren 5 Architects

© Leonard Faustle© Tim Stet© Leonard Faustle© Leonard Faustle+ 13

Amsterdam, Países Baixos
  • Arquitetos: Heren 5 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Corian® Design, DuPont, Albert Kuip Chari, Baars & Bloemhoff, Flos, +1

A escala das crianças: breve histórico sobre mobiliários infantis

Montessori Kindergarten in Xiamen / L&M DesignPhoto: 1931, Kaunas, Lithuania. Two children working on reading/writing words at Maria Varnienė's Children's House. The child on the left is Stasys Ragaišis, who later became a medical doctor.. Image via @montistory101Mi Casita Preschool and Cultural Center / BAAO + 4Mativ Design Studio. Image © Lesley UnruhPeter Keler - Puppenwagen, 19xx. Image via Wikimedia+ 53

Mobiliários infantils são aqueles - fixos ou móveis - desenhados pensando nas crianças, seja de acordo com os seus princípios ergonômicos e anatômicos, ou de forma a assessorá-las da forma mais adequada. Seguindo essa linha, podemos identificar dois tipos de móveis: (1) aqueles que facilitam a relação entre o cuidador e a criança e (2) os que permitem que a criança os utilize de forma independente.

A grande diferença entre esses dois tipos é que os primeiros possuem dimensões que se adaptam à ergonomia do adulto e o segundo são projetados para atender às necessidades ergonômicas da criança, em cada etapa de seu desenvolvimento. Como o crescimento das crianças ocorre de forma relativamente rápida, é comum que os móveis deste segundo grupo sejam multifuncionais ou mesmo extensíveis.

Escola Montessori De Scholekster / Heren 5 Architects

© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle+ 26

  • Arquitetos: Heren 5 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  804
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Carl Stahl, Glasbox, PC Henderson, RGM

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten

© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle© Leonard Fäustle+ 19

  • Arquitetos: Knevel Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015