Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 2 de 19Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 3 de 19Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 4 de 19Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 5 de 19Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Mais Imagens+ 14

  • Arquiteto Responsável: Benjamin Robichon
  • Equipe De Projeto: XiaoBin Chi, Kirsten Dijkgraaf, Wieshant Manna
  • Construtora: Bouwbedrijf M.J. de Nijs en Zonen BV
  • Software: BIM (Revit)
  • Consultoria Construção: Pieters Bouwtechniek
  • Área Do Lote: 3.600 m²
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 10 de 19
© Leonard Fäustle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios de onze pavimentos, finalizado em 1964, foi desenhado por WM Dudok.

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 4 de 19
© Leonard Fäustle

Nele estão inclusos um espaço de 12.000 m² de escritórios, salas de reunião, um refeitório e um bicicletário subterrâneo. As fachadas possuem um aspecto homogêneo com exceção da fachada leste, que expressa a frente do edifício. 

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 19 de 19
Corte

O edifício comercial estava vazio há vários anos quando, em 2012, o município decidiu designa-lo a função de alojamento estudantil. Esta ação não somente responde a escassez existente de moradias para estudantes na cidade de Amsterdã, como também ajuda a revitalizar o bairro. A  Student Housing Organization DUWO é a nova proprietária do edifício e encarregou a Housing Cooperation Rochdale, da transformação do edifício de escritórios em moradias para os estudantes. Knevel Architecten foi comissionado como o escritório de arquitetura responsável por esta transformação. 

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 2 de 19
© Leonard Fäustle

O foco era respeitar a fachada existente e renova-la. Os apartamentos foram facilmente acomodados na estrutura existente de pilares e pisos de concreto. Somente no norte e sul foram necessárias aberturas adicionais para permitir que a luz do dia penetrasse no volume. O programa de moradias requeria um melhor isolamento acústico em relação à rodovia adjacente. Portanto, se desenvolveu uma pele dupla na fachada oeste, como uma galeria com moldura amarela entre os dois envoltórios. Na fachada leste, em frente a tranquila Krelis Louwenstraat, há uma segunda pele e um quadro amarelo que agora forma uma janela interior. A cobertura característica do décimo primeiro pavimento é enfatizada com uma impressão gráfica também na cor amarela que, vista desde a rua, parece uma folhagem de outono. 

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 12 de 19
© Leonard Fäustle

W.M. Dudok posicionou o acesso do edifício ao oeste; neste momento o edifício estava em frente a um parque linear. Atualmente, o parque se transformou em uma rodovia elevada e o edifício está sendo acessado através do lado leste. A transformação exigia uma aproximação ao bairro e, por isso, Knevel Architecten situou a entrada principal no lado leste, ao longo da Krelis Louwenstraat. O térreo do edifício se eleva desde o nível da rua e para nivelar a conexão entre a entrada dos estudantes e o bairro, cria-se uma praça pública na nova área de entrada. Foram posicionadas caixas de correiro sob uma cobertura e bancos que completam a nova praça pública. 

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 3 de 19
© Leonard Fäustle
Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 14 de 19
Planta Baixa
Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 13 de 19
© Leonard Fäustle

Agora os 285 estudantes mudaram-se para a moradia social; 80 em apartamentos de dois dormitórios, 187 em lofts privados e 18 estudantes possuem uma 'cobertura'. Os bicicletários e a lavanderia estão no subsolo. O térreo está sendo desenvolvido por Hostelle, um conceito de albergues para mulheres. 

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten - Imagem 6 de 19
© Leonard Fäustle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Krelis Louwenstraat 5, 1055 Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten" [Student Housing in Elsevier Office Building / Knevel Architecten] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791417/complexo-de-moradias-estudantis-em-um-edificio-comercial-knevel-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.