O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Dormitórios
  4. Holanda
  5. Knevel Architecten
  6. 2015
  7. Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten

  • 13:00 - 17 Julho, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten
Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building  / Knevel Architecten, © Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

© Leonard Fäustle © Leonard Fäustle © Leonard Fäustle © Leonard Fäustle + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Krelis Louwenstraat 5, 1055 Amsterdã, Holanda
  • Arquiteto Responsável

    Benjamin Robichon
  • Equipe de Projeto

    XiaoBin Chi, Kirsten Dijkgraaf, Wieshant Manna
  • Área

    11750.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Category

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios de onze pavimentos, finalizado em 1964, foi desenhado por WM Dudok.

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

Nele estão inclusos um espaço de 12.000 m² de escritórios, salas de reunião, um refeitório e um bicicletário subterrâneo. As fachadas possuem um aspecto homogêneo com exceção da fachada leste, que expressa a frente do edifício. 

Corte
Corte

O edifício comercial estava vazio há vários anos quando, em 2012, o município decidiu designa-lo a função de alojamento estudantil. Esta ação não somente responde a escassez existente de moradias para estudantes na cidade de Amsterdã, como também ajuda a revitalizar o bairro. A  Student Housing Organization DUWO é a nova proprietária do edifício e encarregou a Housing Cooperation Rochdale, da transformação do edifício de escritórios em moradias para os estudantes. Knevel Architecten foi comissionado como o escritório de arquitetura responsável por esta transformação. 

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

O foco era respeitar a fachada existente e renova-la. Os apartamentos foram facilmente acomodados na estrutura existente de pilares e pisos de concreto. Somente no norte e sul foram necessárias aberturas adicionais para permitir que a luz do dia penetrasse no volume. O programa de moradias requeria um melhor isolamento acústico em relação à rodovia adjacente. Portanto, se desenvolveu uma pele dupla na fachada oeste, como uma galeria com moldura amarela entre os dois envoltórios. Na fachada leste, em frente a tranquila Krelis Louwenstraat, há uma segunda pele e um quadro amarelo que agora forma uma janela interior. A cobertura característica do décimo primeiro pavimento é enfatizada com uma impressão gráfica também na cor amarela que, vista desde a rua, parece uma folhagem de outono. 

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

W.M. Dudok posicionou o acesso do edifício ao oeste; neste momento o edifício estava em frente a um parque linear. Atualmente, o parque se transformou em uma rodovia elevada e o edifício está sendo acessado através do lado leste. A transformação exigia uma aproximação ao bairro e, por isso, Knevel Architecten situou a entrada principal no lado leste, ao longo da Krelis Louwenstraat. O térreo do edifício se eleva desde o nível da rua e para nivelar a conexão entre a entrada dos estudantes e o bairro, cria-se uma praça pública na nova área de entrada. Foram posicionadas caixas de correiro sob uma cobertura e bancos que completam a nova praça pública. 

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle
Planta Baixa
Planta Baixa
© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

Agora os 285 estudantes mudaram-se para a moradia social; 80 em apartamentos de dois dormitórios, 187 em lofts privados e 18 estudantes possuem uma 'cobertura'. Os bicicletários e a lavanderia estão no subsolo. O térreo está sendo desenvolvido por Hostelle, um conceito de albergues para mulheres. 

© Leonard Fäustle
© Leonard Fäustle

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo de Moradias Estudantis no Elsevier Office Building / Knevel Architecten" [Student Housing in Elsevier Office Building / Knevel Architecten] 17 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791417/complexo-de-moradias-estudantis-em-um-edificio-comercial-knevel-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.