Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

José Moscardi

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

10 Sugestões de tipografias para arquitetos

Você já ficou mais de uma hora rolando a barrinha para escolher uma fonte que combinasse com seu trabalho? Antes de começar um projeto já pensa em qual tipografia vai usar? Fica irritado quando lê uma mensagem importante escrita em Comic Sans? Ou se sente ofendido quando uma sentença banal é escrita em caixa alta? Fique tranquilo, você não está sozinho.

Arquitetos e designers apropriam-se constantemente de elementos gráficos como meios expressivos na esquematização de seus trabalhos. Dentre eles, o mais comum são os desenhos, numa variedade constante entre técnicas, estilos e padrões. Mas entre os elementos que compõem as pranchas, painéis e desenhos, técnicas e modelos, há um fragmento particular que os ajuda na composição e identidade: o uso da Tipografia.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Copan / Oscar Niemeyer

Cortesia de Arquivo.arq. via copansp.com.br Cortesia de Arquivo.arq. via copansp.com.br Cortesia de Arquivo.arq. via copansp.com.br Cortesia de Arquivo.arq. via copansp.com.br + 45

Por Carolina Silva Oukawa

O Copan constitui um marco na paisagem da capital paulista. Mesmo quem nunca entrou no edifício identifica, de longe, as curvas que o compõem. Em meio à intensa verticalização do centro, os brises horizontais reforçam a presença do edifício no céu de São Paulo.

Clássicos da Arquitetura: Estação Ferroviária de Ribeirão Preto / Oswaldo Bratke

Por Ana Carolina Gleria Lima

Trinta e oito módulos de cobertura delimitam o espaço. Um paraboloide hiperbólico de concreto armado cuja projeção quadrada mede dez metros e sessenta centímetros de lado é sustentada por um pilar central, de seção quadrada cujo lado mede quarenta e cinco centímetros. Configuram o módulo de cobertura. Os módulos estão distanciados por um vão de quarenta centímetros, fechado no encontro das laterais por uma chapa de cimento vibrado. A altura livre do pilar é de seis metros; a altura total do módulo é de sete metros e cinquenta centímetros.

Os Clássicos mais vistos do ArchDaily Brasil

Hoje o ArchDaily Brasil completa três anos e para comemorar decidimos presentear nossos leitores com a coletânea dos Clássicos mais visitados de nossa página desde 2011.

Nossa lista traz nomes como Affonso Eduardo Reidy, Gregori Warchavchik, Lelé, Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Ruy Ohtake, Sérgio Bernardes e Vilanova Artigas e outros mestres da arquitetura brasileira. Ao clicar nos links você conhecerá mais sobre cada projeto.

Clássicos da Arquitetura: Residência Waldo Perseu Pereira / Joaquim Guedes

© José Moscardi © José Moscardi © José Moscardi © José Moscardi + 35

Este é o último Clássico da Arquitetura de 2013. O ano termina, então, com uma obra de Joaquim Guedes: a Residência Waldo Perseu Pereira, sobre a qual não escreverei por dois motivos: