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Charlie Koolhaas - OMA

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Rem Koolhaas fala sobre a Prada, preservação, arte e arquitetura

Com a abertura das galerias de arte Fondazione Prada, em maio, o OMA mostrou um lado diferente de seu trabalho, com foco na preservação e montagem ao invés da iconografia e layout esquemático - que muitos associam ao escritório. Nesta entrevista, publicada originalmente pela Metropolis Magazine como "Koolhaas Talks Prada", Rem Koolhaas explica o raciocínio por trás dessa nova abordagem e como eles tentaram evitar cair em clichês de espaços artísticos pós-industriais.

Quando a Fondazione Prada abriu suas portas para uma nova casa permanente em Milão dedicada à cultura contemporânea, não só colocou a cidade italiana firmemente na vanguarda da arte global, mas também introduziu uma nova maneira ambiciosa de pensar a relação entre arquitetura e arte. A localização - uma destilaria original de 1910 -composta por sete espaços, incluindo armazéns e três enormes cisternas de cerveja com uma qualidade industrial crua que os arquitetos, a empresa holandesa OMA, mantiveram, além de adicionar três novos edifícios feitos de vidro, concreto branco e espuma de alumínio. Um deles, o Podium, de localização central, é destinado a exposições temporárias, enquanto outro, ainda em construção, é uma torre de nove andares que vai abrigar os arquivos da fundação, instalações de arte e um restaurante. O terceiro, um teatro com uma fachada espelhada, apresenta paredes dobráveis permitindo que a construção se abra para um pátio. No total, o conjunto de edifícios fornece cerca de 11 mil metros quadrados de espaços de exposição, mais do que o dobro do novo Museu Whitney de Arte Americana. A correspondente da revista Metropolis, Catherine Shaw, visitou o local com o arquiteto ganhador do prêmio Pritzker, Rem Koolhaas, para descobrir mais sobre os desafios de criar um novo paradigma cultural.

A abordagem da OMA para os pavilhões de exposição é eclética, embora inegavelmente moderna. (Nota o detalhe da viga vertical fixada no invólucro edifício). Imagem © Bas Princen - Fondazione Prada Exposição inaugural da Fondazione a clássica série, explora questões de autenticidade e imitação na antiguidade clássica. As esculturas em tamanho natural são montadas em um sistema de pavimentação intricada projetada para a exposição e composta por mármore e alumínio escovado todos expostos ao longo das bordas. Imagem © Attilio Maranzano O salão de exposição dourado é o ponto focal central da Fondazione. Chamado de Haunted House,  as características utilitárias da estrutura são folhadas a ouro, uma extravagância ostensivamente espontânea que Koolhaas pós-racionaliza por motivos funcionalistas. O edifício eleva-se acima do resto dos espaços e armazéns ao ar livre do campus. Imagem © Bas Princen - Fondazione Prada A Fondazione engloba uma verdadeira paisagem urbana que consiste em hangares entrelaçados com novos edifícios. Eles estão sutilmente enfeitados, indicado pelas marcações alaranjadas lineares repetidas em seu exterior. Mudanças de altitude no chão variam a experiência do pedestre enquanto demarcando importantes elementos da Fondazione, como o cinema revestido com um verniz espelhado. Toques que emprestam ao complexo um assombro, quase surrealista. Imagem © Bas Princen - Fondazione Prada + 9

Fondazione Prada / OMA

© Charlie Koolhaas - OMA © Bas Princen - Fondazione Prada © Bas Princen - Fondazione Prada © Bas Princen - Fondazione Prada + 17

Milão, Itália
  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 18900.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015