Praça Dongdaemun / Zaha Hadid Architects

Praça Dongdaemun / Zaha Hadid Architects

©  Virgile Simon Bertrand©  Virgile Simon Bertrand©  Virgile Simon Bertrand©  Virgile Simon Bertrand+ 39

  • Arquitetos Locais:Samoo Architects & Engineers (Seul, Coréia )
  • Consultoria Local De Estruturas:Postech
  • Consultoria Local Inst Mecânicas:Samoo Mechanical Consulting (SMC)
  • Consultoria Local Inst Elétricas E Telefônicas:Samoo TEC
  • Consultoria Local Fachadas:Mac M&C
  • Consultoria Local Eng Civil:Saegil Engineering & Consulting
  • Consultoria Local Paisagismo:Dong Sim Won
  • Consultoria Local Inst Prevenção Contra Incêndio:Korean Fire Protection Engineering
  • Consultoria Local Iluminação:Huel Lighting Design
  • Consultoria Local Quantidade De Material:Kyoung Won
  • Consultoria Local Ativos:Josun
  • Consultoria Local Acústica:OSD
  • Consultoria Local Ruídos/Vibração:RMS Technology
  • Consultoria Local Análise Energética:Daeil ENC
  • Consultoria Local Manutenção:Doall CMC
  • Consultoria Local Impacto Ambiental:Soosung Engineering
  • Consultoria Local Legalização De Planejamento:Sewon P&D
  • Consultoria Internacional Estrutura/Inst Mecânicas, Hidráulicas, Elétricas E Prevenção De Fogo/ Iluminação / Acústica:ARUP Engineers (Londres, U.K.)
  • Consultoria Internacional De Paisagismo:Gross Max (Edimburgo, U.K.)
  • Consultoria Internacional Fachadas:Group 5F (Basel,Suíça)
  • Consultoria Internacional Geometria:Evolute (Viena, Áustria)
  • Consultoria Quantidade Materiais:Davis Langdon & Everest (Londres, U.K.)
  • área Do Terreno:65.000 m²
  • Cidade:Seul
Mais informaçõesMenos informações
©  Virgile Simon Bertrand
©  Virgile Simon Bertrand

Descrição enviada pela equipe de projeto. Processo de Projeto e Construção

O Dongdaemun Design Plaza (DDP) é o primeiro projeto público da Coreia do Sul a utilizar o 3-Dimensional Building Information Modelling (Plataforma BIM) e outras ferramentas digitais na sua construção. Em todo o processo de projeto, cada requisição de construção foi considerada como um conjunto de relações espaciais inter-relacionadas que irão definir as interações sociais e de comportamento da estrutura dentro e em torno do projeto. Essas relações se tornaram elementos guias do projeto, definindo como diferentes aspectos como organização espacial, necessidades programáticas e engenharia se unem e interagem uns com os outros.

©  Virgile Simon Bertrand
©  Virgile Simon Bertrand

Com softwares de modelamento de informações paramétricas e computação, nós fomos capazes de testar e adaptar continuamente o design ao pedido do cliente em constante evolução, assim como integrar requisitos de engenharia e construção. Essas tecnologias ajudaram a manter a inspiração original do projeto ao longo de sua construção. Além disso, também simplificou o processo de projeto arquitetônico e coordenação com os consultores. O processo de modelagem paramétrica não só melhorou a eficiência do fluxo de trabalho, mas também ajudou a tomar as mais informadas decisões de projeto no prazo bastante compacto; garantindo o sucesso da DDP em todo seu tempo de vida útil.

Corte
Corte

Na construção, os benefícios de se utilizar técnicas de modelagem paramétricas são aparentes. O modelo digital pôde ser refinado a qualquer hora ao longo do processo de projeto e construção para acomodar as condições adicionais de implantação, legislação local, requisitos de engenharia e controle de custos. A equipe foi capaz de ter um controle maior do projeto e dos detalhes, com precisão muito maior que o processo convencional de construção, dando ao cliente e a empreiteira um melhor entendimento e controle do projeto. 

©  Virgile Simon Bertrand
©  Virgile Simon Bertrand

O sistema de revestimento da fachada do DDP é um resultado exemplar de tal processo. A construção da envoltória exterior do DDP era um desafio pelo sistema de revestimento consistir de 45.000 painéis de diferentes tamanhos e ângulos de curvatura. Isso foi possível pelo uso de modelagem paramétrica com moldagem avançada de aço e processos de fabricação para desenvolver um sistema de customização em massa. Modelagem paramétrica permitiu o sistema de revestimentos ser projetado e executado com um custo relativamente menor e maior controle de qualidade. Ao longo do processo de construção, o modelo de revestimento foi ajustado para incorporar variáveis de engenharia, fabricação e controle de custos enquanto mantinha a integridade do projeto original.

Planta Baixa
Planta Baixa

A fachada completa incorpora um campo de padronagens de pixelização e perfuração, que cria um efeito visual dinâmico dependendo das condições de luz e mudanças de estação. Levará em conta características diferentes, como as mudanças das condições externas. Às vezes, será visto como uma entidade singular; às vezes, se mistura com a paisagem circundante como parte do conjunto completo de Dongdaemun. À noite, o edifício vai refletir todas as luzes de LED e painéis de neon dos edifícios circundantes. Com a interação entre a iluminação da fachada, a aparência do edifício vai ser animada e assumir as características de seu entorno urbano único.

©  Virgile Simon Bertrand
©  Virgile Simon Bertrand

A visão do cliente também merece ser louvada. O desenho mostra o compromisso da DDP em preservar a história do local e integrar a história recém-descoberta em uma paisagem arquitetônica que gira em torno da antiga muralha da cidade e artefatos históricos - que formam o elemento central da composição. Esta paisagem externa transforma Seul em uma cidade mais verde, enquanto vazios e curvas da superfície do DDP oferece vislumbres de um mundo inovador: fazendo o edifício um elo importante entre a cultura contemporânea da cidade, artefatos históricos e natureza emergente.

©  Virgile Simon Bertrand
©  Virgile Simon Bertrand

O DDP continua a tradição de engenharia e arquitetura Coreana em utilizar tecnologia de ponta. DDP é uma demonstração e uma celebração construídas das habilidades e paixão da equipe que ajudou a dar vida à esse fantástico edifício.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:281 Euljiro-dong, Jung-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Praça Dongdaemun / Zaha Hadid Architects" [Dongdaemun Design Plaza / Zaha Hadid Architects] 09 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/bhzJ3aCO8D/praca-dongdaemun-slash-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.