O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. Austrália
  5. Richard Kirk Architect
  6. 2010
  7. Centro Comunitário de Fitzgibbon / Richard Kirk Architect

Centro Comunitário de Fitzgibbon / Richard Kirk Architect

Centro Comunitário de Fitzgibbon / Richard Kirk Architect
Centro Comunitário de Fitzgibbon  / Richard Kirk Architect, Cortesia de Richard Kirk Architect
Cortesia de Richard Kirk Architect

Cortesia de Richard Kirk Architect Cortesia de Richard Kirk Architect Cortesia de Richard Kirk Architect Cortesia de Richard Kirk Architect + 15

  • Eng Civil e Estrutural

    Cardno
  • Eng Elétrica

    Aurecon
  • Eng Mecânica e Hidráulica

    WSP Group
  • Consultoria ESD (Eletroestática)

    Built Ecology
  • Paisagismo

    PLACE Design Group
  • Construtora

    Grindley Construction
  • Cliente

    Urban Land Development Authority
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Richard Kirk Architect
Cortesia de Richard Kirk Architect

Descrição enviada pela equipe de projeto. As autoridades do Departamento de Desenvolvimento de Solo Urbano designaram o estúdio Richard Kirk Architect em abril de 2010 para projetar um centro comunitário para a nova vizinhança de Fitzgibbon.

Planta Baixa
Planta Baixa

O centro é uma resposta à paisagem suburbana comum da qual está inserido. A franja de vegetação regenerada no terreno foi utilizada como depósito de entulhos durante anos, o que degradou a paisagem. Mas o projeto do Centro Comunitário de Fitzgibbon responde à esse tratamento na forma construída, de modo a redefinir e redimir esta relação da paisagem como uma obra de arte dentro do ambiente.

Cortesia de Richard Kirk Architect
Cortesia de Richard Kirk Architect

O edifício aborda sua fachada principal sem que esteja localizado na rua, com o seu alinhamento de fachada modificado para incorporar as poucas árvores existentes no terreno. Esta estratégia auxilia com o programa do edifício de uso misto de centro cultural, incorporando espaços de saúde, escritórios, espaços de reuniões, comércio e salões comunitários.

Cortesia de Richard Kirk Architect
Cortesia de Richard Kirk Architect

O núcleo central da proposta é um grande espaço aberto porém coberto, que forma uma porta de entrada no eixo do novo centro comercial de Fitzgibbon com as áreas mais selvagens ao norte. Esta porta de entrada age como um ponto de partida também ponto final para as trilhas, com algumas comodidades essenciais e outros espaços comerciais.

Cortesia de Richard Kirk Architect
Cortesia de Richard Kirk Architect

Embora formalmente abstrato e recatado, o centro faz uso provocativo de materiais, que o destacam como um marco contemporâneo na comunidade. O edifício está cercado por lâminas esculturais de aço, um material que faz relação às carrocerias corroídas de veículos que eram uma vez encontrados como entulho no local. Essas lâminas formam uma tela ondulada voltadas para a rua, e revelam algumas vistas através do edifício quando se chega de carro. Por trás dessa tela oxidada, o edifício é revestido em madeira compensada, com amplos panos de vidro móveis que permitem ventilação natural, e grandes saliências na fachada que funcionam como elementos de proteção solar, para proporcionar iluminação natural, sem superaquecimento. Este uso de materiais em seu aspecto mais natural e estratégias passivas de controle de clima permitem que o Centro Comunitário de Fitzgibbon evolua e responda ao longo do tempo para a sua paisagem suburbana.

Croqui
Croqui

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Fitzgibbon / Richard Kirk Architect" [Fitzgibbon Community Center / Richard Kirk Architect] 26 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/BwvatPOZJs/centro-comunitario-de-fitzgibbon-slash-richard-kirk-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.