Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath

Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de ExteriorMemorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de ExteriorMemorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de ExteriorMemorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior, UrbanoMemorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Vinay Panjwani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jindal Steel, Maccaferri, Tata Steel
  • Arquiteto Responsável: Rajeev Kathpalia
  • Diretor De Projeto: Piyas Choudhari
  • Arquiteto Sênior: Rajesh Suthar
  • Arquiteto: Kunal Suthar
  • Cidade: Bhuj
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani

Às 8h46 do dia 26 de janeiro de 2001, ocorreu um terremoto na região indiana de Kutch, em Gujarat. Medindo 7,6 na escala Richter, ele abalou irrevogavelmente inúmeras vidas e matou 13.805 pessoas. A destruição do habitat, propriedade e infraestrutura gerou um prejuízo de bilhões. O trauma que causou não pode ser verdadeiramente mapeado.

Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Imagem 15 de 18
Plano Geral

Kutch está familiarizada com os caprichos da natureza. Ela traça suas raízes desde a civilização Harappan, portanto, pelo menos 4500 anos. Neste período, esteve sujeita a inúmeras calamidades naturais, incluindo ciclones e secas. Consequentemente, desenvolveu uma cultura de resiliência. A água continua sendo o recurso natural mais escasso e, portanto, a ecologia, a economia, a cultura, a estrutura social, os festivais e a luta pela sobrevivência da região giram em torno dela. A instrução precisa do então ministro-chefe de Gujarat, agora primeiro-ministro, Narender Modi, era “plantar uma árvore para cada vítima”. Um desejo simples, mas profundo, pois a árvore simboliza renascimento, renovação e esperança, o começo da jornada da vida mais uma vez. Qual a melhor maneira de homenagear as vidas perdidas do que através de um ato tão simbólico de regeneração? O plantio de árvores também sugeria a formação de uma floresta. A floresta também simboliza um coletivo que é feito de muitos que são diversos.

Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Imagem 16 de 18
Estudo para Reservatório de Água
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior, Urbano
© Vinay Panjwani

Para nós, isso sugeria dois caminhos entrelaçados. Um para as famílias das vítimas que viriam como peregrinas para recordar os seus entes queridos e outro que representa resiliência por meio das árvores, em num lugar árido como Kutch. Acreditamos sinceramente que é necessário apenas ajudar inicialmente a terra até que a nova iniciativa se enraíze e, então, a natureza assuma o controle. O projeto envolveu a identificação de espécies locais, os caminhos por onde a água flui, bem como o solo e os nutrientes que a água acumula em sua jornada e, principalmente, o projeto dos tanques e locais onde a água poderia penetrar na terra lentamente. O projeto então evoluiu com o planejamento estratégico de reservatórios de pequena escala nos 183 hectares. A primeira fase, de cerca de 80 hectares, já foi executada.

Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior, Arco
© Vinay Panjwani
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Imagem 18 de 18
Corte
Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani

À medida que a natureza cura e o cultivo cresce, a experiência do memorial de Smritivan muda. Lentamente, a vegetação diversificada crescerá em um ecossistema que se fundirá com as formas construídas, envolvendo-as em um labirinto coeso de verde e azul. Smritivan não é um memorial monolítico nem um jardim, mas uma memória viva e uma homenagem à esperança e resiliência de Kutch. Por fim, Smritivan pretende ser um espaço público envolvente. Assim, junto com os reservatórios, foi criado também um ponto solar. Localizado no topo da colina, o local oferece vistas da cidade que convidam à reflexão. Ele mapeia o movimento do sol e da lua na forma de um calendário lunar-solar, com diferentes cortes no anel circular marcando os dias com significado cultural, conectando o visitante ao cosmos. 

Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath - Fotografia de Exterior
© Vinay Panjwani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bhuj, Gujarat, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Memorial do Terremoto Smrivan / Vastushilpa Sangath" [Smritivan Earthquake Memorial / Vastushilpa Sangath] 22 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999582/memorial-do-terremoto-smrivan-vastushilpa-sangath> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.