Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, JanelaEdifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, JanelaEdifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Mais Imagens+ 30

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1689
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerâmica Vale da Gândara, Cortizo
  • Arquitetos Líderes: Marta Reis / Pedro Ferreira
  • Arquitetura: Pedro Vasco Ferreira
  • Estabilidade: Carlos Alberto Figueiredo Pires
  • Alimentação E Distribuição De Energia Elétrica: José Agostinho Santos Silva
  • Instação De Gás: José Agostinho Santos Silva
  • Redes Prediais De águas E Esgotos: Carlos Alberto Figueiredo Pires
  • Instalações Telefónicas De Telecomunicações: José Agostinho Santos Silva
  • Comportamento Térmico: Luís Filipe Cardoso Almeida Dias
  • Condicionamento Acústico: Carlos Alberto Figueiredo Pires
  • Industrial De Construção Civil: Construções Vila Maior 2, LDA
  • Cidade: Matosinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Hintze Ribeiro desenha um conjunto de habitação multifamiliar de tipologias variadas. Apresenta quatro pisos acima da cota de soleira, um total de 10 fogos, e está integrado na malha urbana de Leça da Palmeira, combinando diferentes alinhamentos e alturas com as construções vizinhas.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado
Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Leça da Palmeira é um pequeno núcleo urbano próximo da cidade do Porto que tem uma forte ligação ao mar. Essa proximidade foi o fator central no desenvolvimento deste projeto, onde as referências náuticas são evidentes. O objetivo foi criar um edifício agregador, discreto, luminoso e integrado no contexto, capaz de resistir à dureza do meio marítimo. As referências formais e construtivas são evidentes, nomeadamente, o edifício Parnaso, o edifício Rua do Molhe (José Carlos Loureiro) e o edifício Bach 28 (Ricardo Bofill). Os panos de tijolo à vista assentes sobre as marcações horizontais das lajes de piso, articularam assim uma composição irregular de vãos verticais.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado
Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Imagem 28 de 35
Planta - 1º andar

Conseguiu-se um desenho formal que combinou materiais de alta qualidade, permitindo uma imagem equilibrada e um comportamento adequado ao desempenho energético do edifício. Com uma orientação solar norte-sul, possui um núcleo central de escadas que dão acesso aos diferentes pisos. É composto por um total de dez apartamentos independentes, incluindo quatro T1, dois T2 e quatro T3.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© João Morgado
Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Imagem 29 de 35
Planta - 2º andar
Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© João Morgado

O piso -1 destina-se a estacionamento e arrumos, enquanto que o piso 1 possui um hall de entrada comum, acessível a partir da rua, o núcleo de acessos verticais, a entrada automóvel para o piso de estacionamento, o espaço de condomínio, o compartimento de resíduos sólidos e dois apartamentos (T3 e T1). Os pisos 2 e 3 são pisos tipo, cada um com três apartamentos: um de tipologia T3, voltado para o interior do lote, um de tipologia T2 e um de tipologia T1 voltados para a rua Hintze Ribeiro. O último piso é recuado e possui uma fração de tipologia T3 voltada para o interior do lote e uma fração de tipologia T1 voltada para a rua Hintze Ribeiro.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© João Morgado

A estrutura do edifício foi desenvolvida com lajes aligeiradas e pórticos de betão armado, com as lajes em betão à vista. As paredes exteriores são compostas por tijolo branco alcácer da Cerâmica Vale da Gândara. A cobertura é plana e as guardas exteriores são em ferro, com acabamento forjado à cor Silex C197 da CIN. As varandas e os terraços têm pavimentos em deck de madeira e lajetas de betão.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Tijolo, Fachada, Corrimão
© João Morgado

No interior, os espaços comuns de circulação foram revestidos com materiais resistentes e laváveis, para suportar a carga inerente ao uso cotidiano. O interior dos apartamentos recebeu acabamentos mais nobres de forma a criar um ambiente mais confortável, quer em termos espaciais, quer em termos acústicos. O projeto privilegia ainda uma assimilação gradual dos níveis de proximidade, tendo uma entrada mais contida e privada, que dá acesso aos quartos, culminando com as áreas socias (sala e cozinha). A disposição organizacional deste edifício resulta numa sequência harmoniosa, promovendo frações de habitação singulares que estabelecem conexões profundas com o exterior.

Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Augusto Gomes 313, 4450-053 Matosinhos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Hintze Ribeiro / PF Architecture Studio" 14 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999479/edificio-hintze-ribeiro-pf-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.