Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, JanelaExtensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaExtensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Interiores, JanelaExtensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Interiores, ArmárioExtensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: LAVA Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abet Laminati, Acosorb, Cipa Gres, ETEM, Eternit, Kingspan Insulated Panels, Rockfon, SVK, Vangrieken schrijnwerkerij, Verelst
  • Arquitetos: Pieter Meuwissen, Elisa Dehasque, Dien De Greve, Miet Vanheeswyck
  • Programa: Educacional
  • Cidade: Leuven
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Janela
© Tim Van de Velde

Localização. O campus Paridaens recebeu uma identidade distinta com sua nova ala escolar. Ela tornou-se um ponto de ancoragem visual e um ponto de orientação que é enfatizado por sua altura e densidade. O rio Dijle agora está exposto e recebeu uma faixa verde com uma pista para caminhada e ciclismo que ladeia o rio dentro dos limites da escola. Consequentemente, a área residencial urbana adjacente tem a possibilidade de se conectar ao centro da cidade.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Tim Van de Velde

Dessa forma, mais um passo está sendo dado em direção à expansão da escola. Uma decisão estratégica para isso foi a posição do espaço polivalente de pé-direito duplo, que está no subsolo próximo ao caminho ao longo do rio Dijle. O espaço construído foi conscientemente limitado para manter a sustentabilidade espacial e garantir um design compacto. O playground para os alunos maiores na cobertura oferece uma adição atraente ao espaço externo desejado. As sinergias entre os diferentes programas com usuários e organizações externas foram estudadas.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tim Van de Velde
Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Tim Van de Velde
Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Imagem 25 de 26
Corte
Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tim Van de Velde

Masterplan. Há mais de uma década, o LAVA Architecten projetou um masterplan a partir do qual considerava o desenho de cada construção e a nova ala da escola é a peça central. Ela torna todos os níveis acessíveis ao redor do volume e permite a funcionalidade lateral da escola. O jardim de infância está localizado no térreo, a escola primária no primeiro e no segundo andar e o terceiro e quarto pavimentos são destinados ao ensino médio.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Imagem 19 de 26
Planta - Térreo

O campus possui edifícios de diferentes períodos, com mais de dois séculos. Por causa das adições cada vez mais compactas, a percepção espacial e a organização clara do terreno foram perdidas com o tempo. O plano geral reestrutura o local e seu novo edifício compacto, trazendo amplitude para o campus. Ao fazê-lo, o masterplan tenta reconciliar os edifícios de diferentes períodos. O padrão dentro da estrutura original do Hol-lands College agora é mais uma vez compreensível e legível. Ele considera o projeto recém-construído como o conector da circulação horizontal sobre o campus reestruturado. O antigo prédio da escola primária na extremidade do campus foi primeiro a ser demolido para dar lugar à nova ala com uma superfície de cerca de 4.550 metros quadrados.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Interiores
© Tim Van de Velde
Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Interiores, Janela
© Tim Van de Velde

Operação educacional. Buscamos continuamente temas espaciais que levem a mais possibilidades de educação e oportunidades de aprendizado em nossos projetos. É essa busca fascinante por meios espaciais que facilita e enriquece o clima de aprendizado e convivência com métodos educacionais em evolução, como o ensino em equipe. Como arquitetos, não devemos interferir na discussão sobre a educação em si, mas devemos fornecer as condições espaciais que podem contribuir para o aprendizado. O impulso inovador decorre da composição da planta e do conceito espacial: trata-se de moldar o espaço onde múltiplas variações são geradas e o trabalho pode ser feito individualmente, em pequenos grupos ou da forma clássica.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Interiores, Armário
© Tim Van de Velde

A ideia era fornecer espaço suficiente em salas de aula modulares que pudessem ser usadas de forma flexível; transformar uma sala de aula em duas era indispensável neste caso. O espaço de circulação também está sendo utilizado durante as aulas. Corredores espaçosos como foyers informais são a extensão ideal de uma sala de aula onde as crianças podem trabalhar silenciosamente ou realizar várias atividades. Os peitoris das janelas se estendem até a profundidade dos pilares e servem simultaneamente como mesas de trabalho. Com fontes de alimentação integradas, os parapeitos das janelas tornam-se locais de trabalho digitais totalmente funcionais. As salas de aula estão equipadas com tecnologia moderna, permitindo um ensino interativo onde os alunos podem lidar com seus processos de aprendizagem de forma independente.

Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten - Fotografia de Exterior, Jardim
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Leuven, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Extensão da Escola Paridaens Campus Leuven / LAVA Architecten" [Extension Paridaens School Campus Leuven / LAVA Architecten] 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999317/extensao-da-escola-paridaens-campus-leuven-lava-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.