Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaLoja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaLoja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, VigaLoja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Escada, VigaLoja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: atelier tao+c
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  186
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Wen Studio
  • Equipe De Projeto: Tao Liu, Chunyan Cai, Haojia Song, Weilu Wang, Jingying Cai (estagiário)
  • Construção : Shanghai Tianci Architecture Deco, Limited, Co
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Wen Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier tao+c transformou um antigo armazém têxtil num showroom da ZIIN, uma marca emergente de mobiliário. O local faz parte da Estação Langyuan, que possui um armazém com telhado inclinado e paredes de tijolos construído na década de 60. Duas estruturas quadradas cruzadas foram erguidas, meticulosamente rotacionadas em 45 graus, permanecendo únicas como uma estrutura individual enquanto também são conectadas à parede de tijolos original, formando uma jornada particular de uma “casa dentro de outra casa”. O Atelier tao+c procurou equilibrar a relação entre o terreno existente com novas funções como espaço para exposição, venda e salas de apoio além da incorporação de objetos no antigo ambiente industrial.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Imagem 36 de 39
Planta
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Wen Studio

As duas estruturas entrelaçadas foram tratadas de forma divergente em planos transparentes e sólidos, estabelecendo uma estrutura semelhante a um cristal. A primeira alusão ao espaço interno é sugerida ao público por uma forma transparente, revestida com painéis de policarbonato corrugado. Na maioria dos dias, a luz do sol é recebida pela janela sul através do volume (casa) frontal até a edificação posterior, envolta em painéis de madeira, propondo a relação de sobreposição das duas estruturas. Comparativamente posicionada a 45 graus, a direção diagonal marca uma nova ordem e circulação espacial, enriquecendo a profundidade tanto visual quanto experimentalmente.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Viga
© Wen Studio
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Wen Studio

A estrutura cuidadosamente selecionada também agrupa salas homogêneas em uma sequência contínua organizada em dois conjuntos de colunas idênticas, em que uma sala leva a outra. Esta rota oferece, tanto para eventos quanto para encontros espontâneos, lugares flexíveis com diferentes possibilidades.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Viga
© Wen Studio
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Imagem 37 de 39
Axonométrica

O espaço negativo, entre as paredes de tijolo existentes e as novas caixilharias, flui ao longo do perímetro, introduzindo a noção de “semi-interior e semi-exterior”. No mezanino, o espaço inesperado de uma varanda triangular, pérgulas e escada foi moldado de forma adaptativa na nova habitação inserida de acordo com a circulação, tornando-os elementos interessantes do projeto. A escada foi posicionada em uma área bastante restrita gerando uma caixa de vidro na fachada em forma de triângulo, dessa forma, a tensão entre os limites arquitetônicos e os componentes internos pode ser revelada. Esses elementos estruturais dispersos foram empregados como uma integração enquanto separados uns dos outros, apresentando sua independência e semelhanças.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Wen Studio
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Fachada
© Wen Studio

O Atelier tao+c aspira capturar o autêntico ofício da construção e expressar a narrativa da própria estrutura. Da estrutura de aço, estrutura de madeira e subestrutura das paredes aos painéis de acabamento, cada componente é visível e rastreável. As camadas estruturais foram sobrepostas e enaltecidas durante a construção, desde as chapas de aço até a viga I, os dutos, a tubulação e o forro rebaixado, simulando camadas da terra claramente identificáveis para o observador. Elas são, ao mesmo tempo, estrutura e acabamento, registrando tanto o processo de projeto quanto o processo de construção, contando vividamente a história de como a edificação foi construída.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Tijolo
© Wen Studio
Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Fachada
© Wen Studio

Materiais industriais comuns, particularmente vigas de aço padrão, madeira e tijolos, compõem o acabamento estrutural do projeto, independentemente do custo e classificação, rugosidade ou lisura. Ao adotar esta seleção de materiais, aspiramos eliminar a hierarquia, ao mesmo tempo em que não fizemos distinções na Ziin. O caráter herdado dos materiais comuns foi estudado e sua sobreposição foi combinada em uma elevação, narrando a personificação de cada detalhe enquanto projetamos um cenário aconchegante e divertido. Este é um projeto eficaz em termos de controle de custos que usa uma lógica formal básica com materiais e técnicas de construção simples para oferecer uma expressão profunda de espaços e detalhes para o reuso adaptativo.

Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, Viga
© Wen Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja ZIIN Beijing / atelier tao+c" [ZIIN Beijing Store / atelier tao+c] 12 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999241/loja-ziin-beijing-atelier-tao-plus-c> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.