Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores, ArcoMausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de InterioresMausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Janela, ArcoMausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Janela, JardimMausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Sthapotik
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2116 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Asif Salman
  • Arquiteto Líder: Sharif Uddin Ahammed
  • Desenho E Acompanhamento De Obra: Sharif Uddiin Ahammed, S.M. Mushhfiqul Karim, Sadeka Badiozzamman
  • Equipe De Projeto: Sharif Uddiin Ahammed, Syeda Saikha Sudah, Asifa Jamal
  • Arquitetos: Sthapotik
  • Cidade: Manikganj
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Janela, Arco
© Asif Salman

Antecedentes - O sufismo é um dos aspectos mais surpreendentes e instigantes do Islã. O sufismo é derivado de um ponto de vista mais filosófico e social com foco na proximidade de Allah (Schimmel, A., 1975). Os santos sufis estiveram envolvidos na propagação do Islã em Bengala por meio de seu zelo religioso e missionário, caráter exemplar e atividades humanitárias. Eles até se envolvem na política regional como conselheiros dos governantes e os influenciam a fazer trabalhos humanitários. O Uwaisi é um Tariqa (caminho) do Sufismo que transmitiu espiritualmente o vocabulário do misticismo islâmico, em homenagem a Owais al-Qarani. O projeto é um Dargah para o 'Pir' de Uwaisi Tariqa. Embora a palavra “Pir” seja uma palavra persa, foi adaptada localmente devido ao papel dos santos persas na difusão do Islã nesta região. As sepulturas existentes foram originalmente enterradas dentro da residência do “Pir”. Mais tarde, os ancestrais do 'Pir' decidiram construir uma estrutura única (mausoléu) sobre os túmulos em relação à memória e contribuições de Pir.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores, Arco
© Asif Salman

Bengala foi governada por diversos poderes ao longo do tempo. A própria terra tornou-se o lar de culturas, crenças e filosofias multidisciplinares. Adaptou-se humildemente a toda a diversidade e, posteriormente, desenvolveu características únicas em termos de cultura, crenças religiosas e arquitetura. Desde o século 13, até quando os britânicos capturaram Bengala em meados do século 18, Bengala foi governada por muçulmanos. Quase três quartos das mesquitas foram construídas em Bengala durante o período do Sultanato independente (1342 a 1576). As mesquitas do período Sultani eram principalmente de planta quadrada, em vez da longa mesquita retangular turca. Embora um pequeno número de túmulos seja encontrado em Bengala, eles mostram uma variedade significativa e uma adaptação interessante da forma islâmica convencional aos gostos e requisitos regionais. A formação e a materialidade do Dargha são altamente inspiradas nas mesquitas e túmulos do período Sultani.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores, Pilar
© Asif Salman
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Imagem 30 de 34
Corte
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores
© Asif Salman

Conceito: Lustre do Paraíso - A abordagem do design do projeto evolui com técnicas, recursos disponíveis, ideologia e cultura local e os transforma em uma solução integrada que é naturalmente adotada pela comunidade local. Geralmente, um Dargah é um lar para o túmulo de uma figura religiosa reverenciada, muitas vezes um santo sufi ou dervixe. Em persa “Dargah” significa “portal”. Metaforicamente, Dargha é o lar onde o corpo terreno descansa e a alma viaja para o paraíso através do portal e o candelabro do paraíso conecta o corpo terreno ao poder superior, abençoando-o com luz sagrada. A presença de sepulturas e o padrão pintado pela luz do candelabro criam um misterioso ambiente celestial que intriga uma noção espiritual nas mentes humanas. A casca externa é a replicação de nossa realidade, mas o espaço interno move a realidade além dela.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores
© Asif Salman

Geração de Forma - A unidade única quadrada foi usada principalmente para túmulos nesta arquitetura islâmica do subcontinente (Koch, E. 1991). Esses túmulos foram inspirados principalmente na estrutura tradicional das cabanas de Bengala. O plano de Dargah adotou o mesmo plano de forma quadrada medindo 36'x36' e acomoda três sepulturas em uma plataforma de mármore branco. Ao contrário do Vitti, das cabanas tradicionais, o pedestal do Dargah também é elevado até 3 '. O projeto se integra em um contexto natural de um complexo residencial. Assim, o projeto tenta manter a abordagem informal e natural em vez de criar uma entrada óbvia. Além disso, a abordagem atinge o canto da estrutura, dando uma ideia tridimensional da massa.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior
© Asif Salman
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Interiores, Tijolo, Pilar, Arco
© Asif Salman
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Imagem 33 de 34
Diagrama de Geração da Forma
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Aço
© Asif Salman

A altura da estrutura é de quase 24 pés em uma base de 3 pês quadrados. O teto composto por trinta e seis círculos é inspirado nas mesquitas de cúpulas múltiplas do período Sultani. Dos trinta e seis socos circulares no teto, dezesseis se tornaram pendentes cilíndricos e ficaram pendurados no teto de waffle. Os socos circulares e os pendentes cilíndricos pendurados no telhado de waffle apareceram juntos em um candelabro dinâmico. A luz natural penetra no Dargah através do candelabro e cria um padrão natural no chão. Para estabelecer o significado de qualquer estrutura, as torres de canto eram frequentemente usadas nas mesquitas do período Sultani. As elevações laterais do Dargah são compostas por torres repetitivas reinventadas, criando uma composição icônica familiar, porém nova, que chama a atenção da comunidade. As torres são semicirculares e a parte superior é jalis perfurada para iluminação e ventilação naturais.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Asif Salman
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Imagem 32 de 34
Axonométrica Explodida
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Fachada
© Asif Salman

Intervenção Construtiva - Pedreiros e métodos de construção locais foram empregados devido aos recursos limitados. Dado o comprimento natural do bambu encontrado localmente, o andaime precisou ser construído em três tentativas para construir o teto de 21 pés de altura. A parte mais desafiadora da construção foi criar cilíndricos de concreto de 6 pés da laje nervurada usando técnicas de construção locais. Primeiramente, a laje nervurada com perfuração circular foi moldada e depois pendurados os cilíndricos. Cada um dos cilindros exigia quatro partes de fôrma metálica e cada parte consistia em duas divisões de 3 pés de altura para lançar as peças de 6 pés entre as estruturas de waffle. A luz natural penetrou através da laje perfurada saltando dentro dos cilindros, criando um ambiente dramático. As torres de tijolos semicirculares são moldadas em referência à borda do teto do candelabro.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Floresta
© Asif Salman
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Imagem 31 de 34
Elevação
Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Asif Salman

Materiais - O tijolo em Bengala data do período medieval dos mosteiros budistas. No período Sultani, a decoração de tijolo e terracota era o principal material para o recinto. Além disso, a comunidade reconhece com firmeza a ousadia da estrutura de tijolos vermelhos. Para obter uniformidade e criar significado, apenas o tijolo vermelho é usado como envelope e base do Dargha. Para obter a localização em todos os sentidos, tijolos vermelhos queimados naturalmente foram escolhidos a dedo no campo de tijolos próximo. Os elementos estruturais – colunas, lajes e quedas cilíndricas – são feitos de concreto devido à sua necessidade de suportar o maior vão e carga e flexibilidade na construção. Três sepulturas são colocadas em uma base elevada de mármore branco no chão de tijolos.

Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik - Imagem 11 de 34
© Asif Salman

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shib Bari, Manikganj, Bangladesh

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mausoléu de Shah Muhammad Mohshin Khan / Sthapotik" [Shah Muhammad Mohshin Khan Mausoleum / Sthapotik] 17 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999150/mausoleu-de-shah-muhammad-mohshin-khan-sthapotik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.