Casa-T / H.a

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa-T / H.a - Fotografia de Interiores, MesaCasa-T / H.a - Fotografia de Interiores, JanelaCasa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Prateleira, CorrimãoCasa-T / H.a - Mais Imagens+ 25

Ho Chi Minh , Vietnã
  • Arquitetos: H.a
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Luu’s Atelier, Megaman, Toto, Trimble Navigation, Xingfa
  • Equipe De Projeto: Trung Huu Vuong , Minh Tien Chau, Quoc Huy Tran
  • Execução Granilite: Mr. Loc
  • Execução Cortinas + Rede De Cordas: Lam.weavingspaces
  • Cidade: Ho Chi Minh
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa-T / H.a - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Quang Dam

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa-T está localizada em um terreno de 3,77 x 11,32 m, no fundo de um pequeno e longo beco de Ho Chi Minh, Vietnã. Ela é o lar de um jovem casal e possui um playground para seus dois filhos. A cidade em geral, mas o Distrito 6 em particular, são áreas densamente povoadas, com mais de 600 becos de 70.000 m de comprimento ou mais. No fundo das vielas, não faltam moradias em fita, com estreitas fachadas horizontais e pequenos lotes. Além disso, a procura por habitações para famílias jovens (2-4 membros) está aumentando cada vez mais.

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga, Corrimão
© Quang Dam
Casa-T / H.a - Imagem 28 de 30
Corte
Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Quang Dam

A partir disso surgiu o desafio de criar uma “casa modelo para uma família jovem com área e custo limitados”, rumo a um espaço sem separação, com um playground para crianças e onde todos os membros possam se conectar e se comunicar com mais facilidade.

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Prateleira, Corrimão
© Quang Dam

Limitada em área, a estrutura da casa deveria crescer em altura para garantir a demanda de uso funcional. O volume, portanto, foi dividido em 11 níveis escalonados verticalmente, ligados por um sistema de tráfego flexível, criando assim muitos espaços de diferentes alturas. Os espaços de estar e brincar são organizados e entrelaçados. Quanto mais alto, mais denso e privado será o ambiente.

Casa-T / H.a - Fotografia de Exterior, Fachada
© Quang Dam
Casa-T / H.a - Imagem 26 de 30
Planta - Segundo e Terceiro Pavimento
Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Janela
© Quang Dam
Casa-T / H.a - Fotografia de Exterior, Janela
© Quang Dam

As estruturas de circulação são modificadas e utilizadas como espaços de convivência (playgrounds, bibliotecas, ...) para ajudar a eliminar o tédio ao se mover e excluir a sensação de separação entre os andares. Dessa forma, os espaços são divididos por "limites suaves" a partir das mudanças de cota entre as lajes - uma estrutura de piso que evolui continuamente tanto vertical quanto horizontalmente. A definição dos níveis é removida e substituída por uma sequência de espaços indivisos. Tudo isso cria uma atmosfera única para a casa.

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Quang Dam
Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Quang Dam

Minimizando o volume da construção em concreto armado, dentro da casca (parede e cobertura) existe um sistema de lajes em madeira com aço pré-fabricado, a fim de criar a sensação de leveza. Os pisos de madeira esparsos, o layout escalonado e as escadas flexíveis e suspensas permitem que a "atmosfera viva" se infiltre em todos os cantos da casa.

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Escada, Mesa, Prateleira, Cadeira, Corrimão
© Quang Dam
Casa-T / H.a - Imagem 27 de 30
Planta - Terraço e Cobertura
Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Janela
© Quang Dam

A Casa-T é o passo inicial para o estudo das "residências de vários andares" em relação aos "pavimentos contínuos" procurando resolver o desafio da casa tubular urbana na nossa prática arquitetônica.

Casa-T / H.a - Fotografia de Interiores, Mesa
© Quang Dam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa-T / H.a" [T-house / H.a] 06 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999055/casa-t-ha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.