Casa DG / DMG Estudio de arquitectura

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaCasa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa DG / DMG Estudio de arquitectura - Mais Imagens+ 22

Córdoba, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Ariston, FV, Holcim, Ilva, ferrum
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio De Marco, Emilia Gatica
  • Engenharia: Eng. Edgar Morán
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 22 de 27
Planta
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Arq. Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi realizado para um grupo familiar composto de um adulto com três filhos adolescentes, com uma vida social ativa.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 23 de 27
Plantas
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Arq. Gonzalo Viramonte

A residência fica em San Salvador, um bairro próximo à área central da cidade de Córdoba, Argentina, composto principalmente de casas unifamiliares e caracterizado por lotes de aproximadamente 350m2. O terreno está situado no limite norte do bairro, definido por um barranco com vista para o Rio Suquía, um espaço urbano que atravessa a cidade. Esta situação topográfica oferece a possibilidade de tirar proveito das vistas sem interferência.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Janela
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 24 de 27
Axonométrica

O lote, de 10,20 metros de largura por 33,70 metros de profundidade, tem dupla fachada: uma voltada para o sul na rua La Rioja, de onde se entra, e outra voltada para o norte, na rua Humberto Primo, com uma diferença de nível de oito metros entre as duas ruas. A frente na rua Humberto Primo é também o final da rua Francisco Caballero.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Mesa, Cadeira, Aido
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 25 de 27
Axonométrica

A implantação da casa no terreno responde a duas situações diferentes. Ao norte, nos níveis superiores, é gerada uma abertura marcada para aproveitar os benefícios da luz solar e favorecer as vistas para a cidade. No nível inferior, o objetivo é consolidar uma frente como acabamento urbano da rua Francisco Caballero, contendo o barranco e gerando um ponto de encontro e um espaço permanente para o bairro. Ao sul se define uma expressão fechada e introvertida.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 26 de 27
Cortes
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Arq. Gonzalo Viramonte

O programa é organizado em três níveis: a área social no térreo, a área privada no pavimento superior e a área de serviços e piscina (parcialmente enterrada) no andar inferior, contendo e nivelando o terreno. A casa tem dois pátios concebidos de maneiras diferentes: o maior como um "terraço urbano" ao norte, e o menor como um elemento estruturante do programa.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Imagem 27 de 27
Cortes
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Arq. Gonzalo Viramonte

Este último, no térreo, articula a área íntima com a pública e, no pavimento superior, separa o quarto dos adultos dos quartos dos adolescentes, a fim de tornar os dois setores independentes. A sequência dos pátios possibilita, por um lado, uma continuidade espacial e visual que começa na sala de estar e culmina no pátio-terraço, permitindo desfrutar da vista distante da cidade de todas as áreas do térreo e, por outro, possibilita a ventilação cruzada norte-sul em toda a casa.

Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior
© Arq. Gonzalo Viramonte
Casa DG / DMG Estudio de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Arq. Gonzalo Viramonte

Uma galeria de pé direito duplo é o elemento que articula a casa com o terraço ao norte. Ela se constitui como um espaço de transição interior-exterior e representa a mudança de escala que vai do doméstico para o urbano.

A materialidade foi definida por lajes e divisórias de concreto aparente com fôrmas fenólicas e paredes de tijolo cerâmico com reboco branco. A proteção solar necessária ao norte foi projetada em metal com persianas horizontais e ao leste, com persianas verticais do mesmo material.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DG / DMG Estudio de arquitectura" [Casa DG / DMG Estudio de arquitectura] 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999043/casa-dg-dmg-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.