Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, JanelaCasa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCasa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Mais Imagens+ 23

Vadodara, Índia
  • Arquitetos: TRAANSPACE
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tejas Shah
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Exposed concrete rendering, Gio Lights by Lightwave Solutions, Grohe, Jai Jalaram Bricks, Vectra Windows by Sahaj Engineering
  • Arquitetos Responsáveis: Urvi Shah
  • Equipe De Design: Kunjal Shah, Naimisha Desai, Nikita Bhatt
  • Civil Executor: Kaushal Prajapati
  • Interior Executor: Siddharth Saraiya
  • Cidade: Vadodara
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tejas Shah

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o nome sugere, a casa se desenvolve em torno de um pátio introspectivo, criando um espaço central que promove interações interessantes com os espaços adjacentes em vários níveis. Este pátio é a alma de uma casa que, de outro modo, seria bem simples.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Janela
© Tejas Shah
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Imagem 21 de 28
Planta Baixa
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, Corrimão
© Tejas Shah
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Escada
© Tejas Shah

Situado em um terreno de 2.900 pés quadrados de um condomínio fechado em Vadodara, o contexto do local, como se pode facilmente imaginar, não forneceu um plano de fundo muito interessante. Então decidimos criar um para nossos clientes. Atentos aos limites do terreno, evitamos investir muito espaço em algo que comprometesse os requisitos do cliente. Em vez disso, queríamos gerar algo que partisse de dentro, então esculpimos o pátio no centro da planta e projetamos uma escada em torno dele. A luz que penetra da claraboia e a exuberante vegetação no pátio adicionam vida à casa, ajudando-nos a criar espaços vivos ao seu redor.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Janela
© Tejas Shah

O programa é bastante simples, com sala de estar, jantar, cozinha e um quarto no andar térreo ao redor da quadra principal. Três quartos no primeiro andar com uma passagem de ligação com vista para o pátio e um home theater, estúdio de arte e terraço no segundo andar com uma passagem semelhante à do nível inferior, com vista para o pátio.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Imagem 22 de 28
Planta do primeiro andar
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Tejas Shah

O volume é uma caixa de tijolo flutuante. Em vez de usar o emparelhamento comum de tijolos, optamos por usar um encaixe horizontal para compreender essa simplicidade impressionante. Jardineiras e varandas são esculpidas nas direções sul e oeste para atuar como barreira para os espaços internos. Esta cortina verde quebra a solidez da fachada. O conceito de faixas oblíquas de concreto foi então introduzido para adicionar alguma singularidade, bem como para criar ainda mais curiosidade e interesse para o que está no interior.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Tejas Shah
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Tejas Shah

O interior é um jogo de três materiais – piso cinza, paredes brancas e móveis de madeira. Os móveis são embutidos ou mínimos, mas ao mesmo tempo estão em sincronia com a solidez inabalável do exterior. É feita uma tentativa de manter total e exclusivamente a importância do pátio, em vez de transferi-lo para elementos extravagantes.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Viga
© Tejas Shah
Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Tejas Shah

A escada que se ergue contra a única parede de tijolos da casa, embora simples, acrescenta uma tranquilidade elementar. A claraboia acima projetava uma sciografia caprichosa na parede de tijolos. O jogo dessas sombras junto com a quadra central em sua base mantém a casa dramática ao longo do dia. Para resumir, esta casa parece ser uma casa simples e comum para um homem comum. É o morador, que ao vivenciar a vida dia após dia, experiencia seu caráter extraordinário.

Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Tejas Shah

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Pátio Central/ TRAANSPACE" [The Core Court House / TRAANSPACE] 10 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999008/casa-do-patio-central-traanspace> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.