Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação, Orla, Jardim, TerraçoPavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Interiores, VigaPavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de ExteriorPavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Grau Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Matej Hakár
  • Arquitetos Responsáveis: Andrej Olah, Filip Marčák, Jana Filípková, Alexandra Májska
  • Co Autores Alunos Participantes Do Workshop: Julia Kurnik, Alicja Łosik, Alexandra Gospodarek, Katarzyna Owczarska, Maria Pawłova, Maciej Kuratczyk, Michał Teodorczyk, Jan Chmurski
  • Programa: Pavilhão
  • Cidade: Český Těšín
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Jardim, Floresta
© Matej Hakár

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão convida a uma experiência mais próxima com a natureza, concentrando a atenção dos visitantes no lago - vistas, sons e movimentos. Ele obriga o visitante a parar, a desacelerar graças à visão infinita das copas das árvores, à visão definida da superfície da água calma e ilimitada e ao afastamento suave da agitação da vida cotidiana.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior
© Matej Hakár
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Matej Hakár
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Matej Hakár

O interior do pavilhão acomoda confortavelmente 6 pessoas, sentadas frente a frente ao redor da mesa durante a cerimônia do chá, o que confere uma certa impressão de intimidade. A construção aberta sutil/leve refere-se ao interior tradicional japonês, mas traz elementos modernos. Integra-se de forma harmoniosa e delicada no ambiente envolvente.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Imagem 19 de 22
Axonométrica

Várias regras da tradicional cerimônia do chá foram transferidas para o projeto final. Ao entrar no interior, cada visitante deve abaixar-se para passar sob a viga horizontal mais baixa da estrutura, que remete à porta niriji-guchi, símbolo da igualdade de todos os participantes da cerimônia. Ao mesmo tempo, ao entrar, uma vista retificadora chama a atenção para a água.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação, Orla, Jardim, Terraço
© Matej Hakár

Uma mesa baixa no centro da planta convida os visitantes a se sentarem de joelhos, como é costume na cultura japonesa. O enrijecimento da parte inferior da estrutura com placas de compensado proporciona uma sensação de privacidade e distanciamento dos ruídos externos. A moldura aberta da entrada permite uma visão do interior e os transeuntes podem ver a cerimônia do chá em andamento.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Matej Hakár
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Matej Hakár

A altura do mobiliário confere versatilidade ao ser utilizado tanto como mesa durante a cerimônia do chá quanto como banco oferecendo um local para sentar e contemplar o local, seguindo assim a ideologia japonesa focada na simplicidade e sofisticação estética. Ele torna-se o único móvel central do pavilhão e sua profundidade permite que os participantes da cerimônia se sentem próximos uns aos outros, fomentando um sentimento de mutualidade.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Matej Hakár
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga, Terraço
© Matej Hakár

O espaço tem um caráter multifuncional e, além da cerimônia do chá, também pode funcionar como um agradável pavilhão de verão com vistas relaxantes da natureza. A planta quadrada remete à simplicidade e o uso de elementos primários retrata o símbolo da matéria e do homem.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta, Jardim
© Matej Hakár

A estrutura do pavilhão é baseada em uma área plana de 3 x 3 m com uma altura de 4 m, que também é a altura estrutural dos prismas de madeira de abeto de seção transversal quadrada e a altura máxima permitida para a edificação. Os elementos de madeira são complementados por um tecido macio que traz a sensação de aconchego mas mantém o pavilhão ainda minimalista para que a cerimônia seja o foco principal, criando uma sensação de paz e harmonia.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Imagem 20 de 22
Corte
Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Imagem 22 de 22
Detalhe - Cobertura

Outros materiais utilizados são tábuas de abeto no piso, compensado de bétula e manta geotêxtil no telhado. A massa do pavilhão é baseada na forma dos tradicionais pavilhões de chá. O tecido fixado na diagonal junto com o fechamento de duas paredes laterais com compensado de bétula cria uma impressão de privacidade e proteção contra as intempéries, como sol e chuva mas, ao mesmo tempo, a estrutura dos caixilhos permanece arejada e aberta o suficiente para permitir a ligação com o exterior e o enquadramento de vistas não tradicionais. Planos têxteis em dois níveis trazem uma certa ludicidade para o pavilhão, que pretende evocar a arquitetura tradicional japonesa.

Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Matej Hakár

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hrabinka Lake, Český Těšín, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão para Casa de Chá/ Grau Architects" [Tea House Pavilion / Grau Architects] 04 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998925/pavilhao-para-casa-de-cha-grau-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.