Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, VigaCasa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de InterioresCasa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de InterioresCasa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Armário, Porta, JanelaCasa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Mais Imagens+ 22

Joanópolis, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  735
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lela Leme
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abstrata Concreto, Construverde, Dalle Piagge, Deca, Forte Apache, GRAPHISOFT, Itens Collections, JR Assoalho, Luxes Esquadrias, Mundial Pedras, Tuboar
  • Arquitetos Líderes: Fernando Kalili, Carolina Cotrim
  • Construção: Obra Viva Construtora
  • Engenheiro Responsável: Gustavo Mariano
  • Paisagismo: Marcia Wada
  • Marcenaria: Edu Marcenaria
  • Cidade: Joanópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores
© Lela Leme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada às margens da Represa de Joanópolis, a 115 quilômetros do centro de São Paulo, essa casa foi reformada para receber uma família de quatro pessoas e seu cachorro. As principais insatisfações dos clientes com a casa antes da reforma eram relacionadas a pouca luminosidade dos ambientes, revestimentos antigos e planta muito segmentada, o que nos deu o ponto de partida para repensar o projeto.

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Viga
© Lela Leme
Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Imagem 22 de 27
Planta
Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores
© Lela Leme
Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Lela Leme

A premissa deste projeto para o térreo da casa foi de integrar todos os ambientes sociais e melhorar a luminosidade e relação com a área externa. Assim, aumentamos as aberturas para varanda trocando as esquadrias da fachada, e integramos sala, cozinha e home theater. Além disso, especificamos novos revestimentos para algo mais natural, rústico e aconchegante, usando principalmente o ladrilho hidráulico colorido, madeira e concreto.  Esses mesmos revestimentos foram instalados em todos os banhos da casa, com a variação nas cores dos ladrilhos em cada banho de acordo com a preferência dos clientes.

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Armário, Porta, Janela
© Lela Leme

A varanda, que era estreita e com pé direito baixo, foi repensada por completo. O piso foi refeito em deck de madeira, em balanço para aumentar sua área, proporcionando um layout mais amplo para a permanência no ambiente. Uma nova estrutura do telhado foi executada, de forma que entrasse maior luz natural tanto na varanda quanto na sala. O forro especificado nessa área em fibras de bambu torna o ambiente mais aconchegante, juntamente ao paisagismo que envolve a casa.

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Imagem 27 de 27
Elevação 04

A parte externa foi o grande desafio. Executamos em obra o fechamento de uma das piscinas, e criamos uma laje em balanço onde hoje está o deck, trocando também todos os revestimentos existentes. O piso foi substituído por tijolos de demolição e a piscina foi revestida em pedra hijau com tom azul esverdeado, trazendo um contraste de cores interessante entre os dois materiais.

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Exterior, Terraço
© Lela Leme

Todos os materiais e revestimentos escolhidos para o projeto foram pensados de forma a integrar à paisagem, trazendo as cores azul, verde e terracota e a textura da madeira de fora para dentro da casa. Procuramos acima de tudo dar destaque para a linda vista da represa e valorizar os elementos ao redor como a vegetação, a água e o céu.

Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim - Fotografia de Interiores, Fachada
© Lela Leme

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Represa / Terra Arquitetura + Carolina Cotrim" 02 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998641/casa-represa-terra-arquitetura-plus-carolina-cotrim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.