Residencial I / En Obra Arquitectos

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaResidencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, FlorestaResidencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, TerraçoResidencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, JardimResidencial I / En Obra Arquitectos - Mais Imagens+ 15

Bosques, Argentina
  • Equipe De Projeto: Luis Cisneros, Rosario Hillebrand, Viviana Lloyd, Sofia Falcón, Facundo Casales
  • Construção: Narciso González
  • Paisagismo: Forestal Corina Andina
  • Cidade: Bosques
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Mariano Imperial

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Partido de la Costa faz fronteira com o Partido de Pinamar e é formado por uma série de projetos e empreendimentos urbanos, entre os quais o bairro “Costa Esmeralda”. A casa é cercada por florestas e dunas costeiras. Sua extensão longitudinal é limitada pelo Mar Argentino a leste e pela Rota Nacional 11 a oeste, o que favorece seu constante crescimento residencial.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Imagem 16 de 20
Axonométrica
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Mariano Imperial

Esta casa de veraneio fica em um lote retangular disposta em "L". O lote se mantém plano até o fundo, onde se ergue pronunciando uma duna com forte declive. Além disso, são poucos, mas predominantes, os pinheiros que circundam o perímetro construtivo permitido no interior do lote, o que posteriormente incentivou a articulação dos espaços através de pátios com consequente intervenção paisagística.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Concreto, Aido
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Imagem 17 de 20
Planta general
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Viga
© Mariano Imperial

O projeto procura aproveitar as melhores orientações (norte e leste), gerando dois volumes perpendiculares: o primeiro, em sentido transversal, ordena as áreas comuns, enquanto o segundo, longitudinal, a área dos quartos. Ambos estão ligados por um único corredor envidraçado a um pátio "interior" que dá uma sensação de fluidez e dinamismo espacial, e que conjuga tanto a relação interior-exterior como a relação funcional das diferentes áreas.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Imagem 18 de 20
Corte
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Terraço
© Mariano Imperial

A pedido do cliente, a relação funcional dos quartos comuns com a suíte é afetada da mesma forma. O acesso é interrompido por um corredor envidraçado onde se perde o limite entre interior e um novo pátio interno, para dar lugar a um banheiro totalmente envidraçado voltado para o mesmo. A entrada de luz natural e sua expansão para o verde com fundo de pedra confere aconchego e frescor espacial, chamamos de "um banheiro para refletir".

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Imagem 19 de 20
Vista frontal
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Janela
© Mariano Imperial

A continuidade espacial exterior-interior é conseguida a partir de planos totalmente envidraçados nas fachadas frontal e posterior que abrem e ligam a casa, com uma permeabilidade visual e espacial constante, mas controlável. Desta forma, a área social é vivida como uma galeria transversal onde os compartimentos permitirão sua conexão funcional para que todo tipo de atividades possa ser realizadas confortavelmente.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Floresta
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Imagem 20 de 20
Vista lateral
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Mesa, Jardim
© Mariano Imperial

Sob o conceito de habitação de verão, os materiais que não requerem manutenção constante são fundamentais na zona costeira, aliamos um processo construtivo misto que privilegia a pureza dos materiais, como o concreto aparente e a pedra balsâmica.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Mariano Imperial

As esquadrias materializadas em alumínio anodizado preto conferem brilho e transparência próprios. O mobiliário escolhido e pensado de forma integral em toda a casa, foi totalmente fabricado em madeira, promovendo uma síntese de nobreza e neutralidade que procura transmitir a casa na sua totalidade funcional e formal.

Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Pilar
© Mariano Imperial
Residencial I / En Obra Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela
© Mariano Imperial

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residencial I / En Obra Arquitectos" [Residencial I / En Obra Arquitectos] 26 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998327/residencial-i-en-obra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.