Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Orla, FlorestaMátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de ExteriorMátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, CercaMátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de ExteriorMátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Mais Imagens+ 28

São Francisco de Paula, Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Orla
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mátria Parque das Flores está localizado na serra gaúcha na pequena cidade de São Francisco de Paula, a área de implantação corresponde a 50 hectares de uma propriedade quase três vezes maior, formado por cerca de 30 jardins assinados pelo escritório JA8 Arquitetura viva, sendo o primeiro parque deste tipo no Brasil. Tendo em vista a natureza como protagonista, a arquitetura buscou contemplar a natureza, as edificações se tornaram complementares, como forma de celebração ao conjunto natural, desde a topografia aos jardins que compõe o parque como um todo, o território é suave, com leves subidas e descidas, quase imperceptíveis ao caminhar, mas que oferecem uma nova paisagem a cada metro que se caminha.

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Orla
© Leonardo Finotti

O concreto aparente foi o elemento principal em todas as edificações, através de diferentes texturas do piso ao teto, a materialidade se tornou tão importante quanto o desenho. O brutalismo fica evidente no concreto marcado pelas ripas de madeira, que emolduraram a concepção do mesmo, dispensando qualquer tipo de acabamento estético nas estruturas. As edificações, cada uma em sua funcionalidade, buscaram o papel de coadjuvante em meio à paisagem, e foi no encontro de cada curva que se criou a verdadeira poesia da arquitetura.

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Jardim
© Leonardo Finotti
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Orla, Costa, Viga
© Leonardo Finotti

São 3 edificações que, juntas, constroem um caminho, criam uma história: Receber, apreciar e agradecer. O boulevard é o hall de entrada, responsável por criar o primeiro contato visual. A edificação em forma semicircular com grandes esquadrias dos dois lados, aberturas essas responsáveis por preencher de luz a edificação dando permeabilidade e proporcionando ventilação constante. O edifício integra-se à paisagem, ao mesmo tempo em que abraça o parque e é capaz de criar vistas para os vastos campos verdes opostos ao outro lado da rodovia.

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Imagem 28 de 33
Iso - Boulevard
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti

O Restaurante do Lago é o ponto de apreciar, localizado no ponto central do parque uma estrutura côncavo-convexa, feita como uma peça de concreto enterrada na topografia, sendo sustentada por pilares cilíndricos soltos da borda, que assim como a natureza ao seu redor, está despido de acessórios e busca seu próprio espaço. A edificação é como uma grande montanha artificial criada pelo homem, encoberta pela vegetação e aberta em direção ao lago, sendo palco de apreciação ao pôr do sol.

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Leonardo Finotti
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Imagem 31 de 33
Iso - Restaurante
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Orla
© Leonardo Finotti
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Orla
© Leonardo Finotti

O desenho rompeu a barreira do formal em uma altura em que não criasse quaisquer bloqueios visuais com o intuído de não competir com a natureza, seguindo as formas orgânicas e sinuosas da topografia. O passeio se completa no espaço espiritual, ponto mais alto do parque, o local busca a introspecção dos visitantes, não apenas contemplação, mas uma pausa e reflexão. Em seu centro o desenho de uma borboleta simboliza a origem do Mátria, forma preenchida por flores que atraem as borboletas, protegida por brises em dois planos semicirculares, os quais criam uma pequena abertura convidativa aos visitantes, ao mesmo tempo se mescla ao entorno, tornando-se um ponto de referência para o parque, além de criar uma experiência sensorial e visual.

Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti
Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva - Fotografia de Exterior, Cerca
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Francisco de Paula, RS, 95400-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mátria Parque de Flores / Alencar Arquitetura + JA8 Arquitetura Viva" 09 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998324/matria-parque-de-flores-alencar-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.