Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções

Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, Fachada, AidoCasa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, JardimCasa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, AidoCasa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaCasa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Mais Imagens+ 19

Novo Hamburgo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esquadrias Flach, Inovar Acabamentos, Ozio Piscinas, Só pedras, Tinta+Cor, Uniflex, WR INOX
  • Arquitetos Responsáveis: Patrícia Becker Jaeger, Diego Becker
  • Decoradora: Margarete Becker
  • Paisagismo: Recanto Tropical
  • Cidade: Novo Hamburgo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio residencial na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, a casa FR respira contemporaneidade em sua essência, através de uma arquitetura minimalista, mas que surpreende. O projeto se desenvolveu a partir das necessidades de uma jovem família, com três filhas, onde a praticidade e privacidade nortearam o desenvolvimento do partido arquitetônico. Como premissa de projeto, a casa deveria ter hábitos funcionais e muito práticos, desde a sua conservação ao longo dos anos, como a sua disposição em geral. A privacidade da família também era um ponto importante a ser considerado, mesmo se tratando de uma casa em condomínio fechado. Para isso, todos os espaços principais foram elevados do nível da rua e a área social foi voltada ao pátio íntimo da casa, junto à bela piscina em formato de raia, trazendo privacidade aos moradores.

Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© Marcelo Donadussi

Devido à topografia acidentada do lote, o projeto foi setorizado em 03 pavimentos, distribuindo os 400m2 em setor social, serviço e íntimo, para se adequar às necessidades da família. No nível inferior encontra-se o acesso de veículos, depósito, acesso de serviço e elevador. Neste mesmo nível está o acesso social da residência, uma bela escada metálica que “flutua” sobre o paisagismo tropical e conduz o visitante ao hall principal da casa. Destinado ao setor social e de serviço, o pavimento térreo está no mesmo nível da varanda e piscina, onde a conexão entre o interno e o externo se dá através das porta-janelas de piso a teto, com abertura de 100% do vão, gerando a integração total com a área externa. E por fim, o pavimento superior é destinado ao setor íntimo, onde encontra-se as 04 suítes e uma sala íntima de tv, isolado dos demais ambientes. A fachada frontal resguarda o interior da residência através das estratégias adotadas no projeto, levando em consideração a topografia, setorização interna dos ambientes e os materiais e paisagismo propostos. 

Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi
Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Imagem 18 de 24
Planta - Baixa
Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Janela, Aido
© Marcelo Donadussi

No seu interior, optou-se em fazer todo o nível social com pé-direito simples, tornando a casa mais aconchegante e intimista. A iluminação natural também foi crucial nas tomadas de decisão do projeto. Uma generosa zenital ilumina toda a circulação vertical junto ao hall, trazendo efeitos de luz e sombra ainda mais bonitos para o interior, sem a necessidade de iluminação artificial ao longo do dia. Painéis de madeira que se transformam em esquadrias tipo camarão, volumes em concreto aparente que se materializam em floreiras, pedras naturais que revestem o interior e exterior da edificação e estruturas em aço que se transformam em grandes pérgolas, são trabalhados de forma harmônica, com uma vibração atemporal, mas acolhedora, criando a identidade visual desta bela residência.

Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa FR / J.A. Becker Arquitetura e Construções" 25 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998295/casa-fr-ja-becker-arquitetura-e-construcoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.