Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, FachadaRenovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, ArcadaRenovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoRenovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, JanelaRenovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos Responsáveis: Stefan Sjöberg, Johan Pitura
  • Arquitetos Seniores: Hannes Haak, Sylvia Neiglick
  • Arquitetos: Simon Estié, Sebastian Mardi, Per Hedefält, Stefan Rydin, Karin Lindström, Michael Westerlund
  • Consultora Sênior: Susanna Bremberg
Mais informaçõesMenos informações
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Rasmus Hjortshøj – COAST

Descrição enviada pela equipe de projeto. A transformação do antigo armazém industrial Gjuteriet em Malmö, Suécia, projetada por Kjellander Sjöberg para Varvsstaden, foi concluída. Focado na reutilização intensiva de materiais, o projeto demonstra como os edifícios existentes podem ser reinventados com base em princípios circulares. Anteriormente uma ruína, o distinto edifício recebeu uma nova vida vibrante como um local urbano ativo e social, contando uma história multifacetada sobre a rica herança marítima do porto. Varvsstaden é um grande projeto de regeneração em Malmö, transformando os antigos estaleiros em um novo distrito sustentável.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Imagem 23 de 30
Planta - Térreo

O edifício histórico da fábrica de fundição Gjuteriet é um marco importante na região por representar o surgimento de Malmö como uma cidade industrial. O projeto é sobre a reinvenção do edifício e seu entorno. Kjellander Sjöberg desenvolveu um programa com o máximo de benefícios sociais, locais e ambientais que dão vida a um novo domínio público ativo ao longo do cais adjacente e o dique seco. Este novo ponto focal em Malmö dará início à regeneração do distrito de Varvsstaden, que está evoluindo rapidamente para um novo e empolgante bairro de uso misto com residências, locais de trabalho e um novo campus de artes plásticas para a Universidade de Lund.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Arco, Arcada
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Janela, Madeira, Vidro, Viga
© Rasmus Hjortshøj – COAST

Gjuteriet é uma nova sede empresarial inspiradora e experimental para Oatly. Um local de trabalho informal, aberto e autêntico construído em torno de reuniões sociais e espaços comuns - também é criativo, colaborativo e baseado em usos específicos - um reflexo dos valores de seus usuários. O térreo é um espaço generosamente compartilhado que convidará o público a um café, restaurante, foyer e espaço para exposições.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Janela
© Rasmus Hjortshøj – COAST

O ethos abrangente do projeto colocou ênfase na preservação de recursos e na pegada de carbono mínima; o que pode ser construído dentro dos limites planetários e quais materiais já estavam disponíveis para alcançar os resultados mais sustentáveis? Varvsstaden possuía uma boa vantagem inicial, criando um banco de materiais em um depósito próximo, abastecido com elementos reciclados de outros edifícios desmontados no cais. Fundamental para a abordagem de reutilização sustentável, esta "biblioteca de coisas": tijolos, chapas metálicas, painéis corrugados, escadas, luminárias e muito mais, tornou-se o principal recurso de construção do projeto e sua principal diretriz. As adições à estrutura de aço existente são feitas em madeira laminada e CLT; sempre que possível, os novos materiais foram obtidos de fontes locais e renováveis.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Janela
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Imagem 25 de 30
Corte

Kjellander Sjöberg começou com o que já existia: a imponente estrutura de aço, as paredes de tijolos e o frágil caráter fragmentado do prédio, materializando todas as histórias preservadas e narrativas que se acumularam ao longo do tempo. As empenas características do volume foram reformadas e isoladas por dentro. A colagem fragmentada da fachada oeste, que trazia traços históricos interessantes, ganhou uma sobrevida com a nova e protetora fachada externa feita com tijolos reciclados.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Corrimão
© Rasmus Hjortshøj – COAST
Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Corrimão
© Rasmus Hjortshøj – COAST

As abóbadas de tijolo originais seladas ao longo dos anos foram reabertas e são mais uma vez características proeminentes do edifício. O grande pavilhão industrial, com sua estrutura de aço existente, já esteve vivo por meio da intensa fabricação de componentes navais. Hoje, o volume impressionante é preenchido novamente com novos espaços que incentivam o uso criativo, a interação social e a colaboração.

Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo
© Rasmus Hjortshøj – COAST

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Renovação do Galpão Industrial Gjuteriet / Kjellander Sjöberg" [Gjuteriet Renovation / Kjellander Sjöberg] 22 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998259/renovacao-do-galpao-industrial-gjuteriet-kjellander-sjoberg> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.