-
Arquitetos: Paloma Siqueira Arquiteta
- Área: 222 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:OKA Fotografia
-
Fabricantes: Cores da Roça, Deca, Madecol, Nemetscheck, Pau Brasil Marcenaria, Simonassi Bahia, Taurino Silva, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Oxalá é um conjunto de 2 casas, implantadas em um terreno de 1.475m2 na Península de Maraú, sul da Bahia, Brasil. Localizado em uma área tranquila, cercada de natureza e não muito longe do centro de Barra Grande. A casa principal, Vila Oxalá I, foi construída para ser o lar dos proprietários, um casal paulista em busca de desacelerar a vida e aumentar a família. A ideia era uma casa onde os espaços de estar interiores e exteriores se mesclassem, com aberturas generosas, vistas do jardim e ventilação natural abundante. Uma casa prática, de ambientes compactos, porém visualmente ampla e confortável, onde se pudesse desfrutar do entorno tranquilo e do clima agradável, inclusive dentro de casa.
A volumetria do projeto é extremamente simples, são dois blocos com telhados de duas águas, interligados por decks de madeira e um pergolado. A circulação se dá pelo exterior, tornando assim os volumes independentes e deixando a área dos quartos preservada dos ruídos da área social, já que os proprietários recebem amigos e hóspedes com frequência. Os materiais foram definidos de acordo com o que mais facilmente se encontrasse no local. O sistema construtivo foi alvenaria, concreto e madeira, ainda seguindo o conceito de utilizar os saberes e tecnologias locais.
Quanto aos critérios bioclimáticos, foi definida a orientação principal da casa no sentido leste-oeste, tendo assim todos os ambientes principais banhados pelo sol da manhã e protegidos do calor da tarde pelo bloco de serviços e áreas molhadas. Todos os ambientes contam com abundante ventilação cruzada entre as aberturas principais, maiores ao leste, e secundárias, na parte alta dos ambientes em sentido da saída do vento predominante. Isso faz com que se possa prescindir do ar condicionado na maior parte do ano nos quartos e o ano todo na área social. Essas aberturas, por sua vez, estão abrigadas das chuvas, tanto pela proteção dos beirais quanto por estarem posicionadas contra o vento predominante. Pés direitos altos e cobogós ajudam na dissipação do calor nas fachadas oeste da área de serviços.
O controle da ventilação e insolação pode ser feito de diferentes maneiras seja pelas venezianas móveis ou persianas enroláveis de talisca de dendê, que também ajudam a conseguir privacidade nas varandas quando desejado. A casa fica suspensa do solo cerca de 70cm, o que permite que toda a tubulação das instalações seja facilmente acessível para eventuais manutenções, além de manter o piso isolado da humidade na época das chuvas e fresco o ano todo.