Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Imagem 2 de 38Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Exterior, JanelaCentro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, VigaCentro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de InterioresCentro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Mais Imagens+ 33

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Exterior
© salemmostefaoui

Descrição enviada pela equipe de projeto. O local, notável por sua posição no extremo leste da cidade de Puy Guillaume, França, é caracterizado por um espaço amplamente aberto para as montanhas de Forez e a paisagem circundante. Uma paisagem rural, banal e marcante ao mesmo tempo, onde as qualidades de um horizonte montanhoso se misturam com as construções pobres da periferia da vila. O terreno do projeto é ocupado por um estacionamento ao lado do campo de rúgbi, oficinas municipais e uma garagem.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© salemmostefaoui

Esta é uma situação ambígua para um edifício que acaba por ser o mais volumoso deste complexo. O projeto exclui qualquer forma de brutalidade ou ruptura no contexto ao favorecer uma relação de cumplicidade com o existente. Ele estabelece sua localização e geometria em relação à forma e espaço mais claros e tangíveis do local, o campo de rúgbi, e encontra sua expressão através da familiaridade material e formal com os edifícios adjacentes.

O projeto busca tanto uma conexão com a paisagem quanto uma relação urbana com o centro da cidade e os edifícios secundários, esportivos e técnicos já presentes. Pela sua escala, pela sua reconhecível forma “icónica” e pela sua localização na linha de fundo do campo de rúgbi, ele surge como uma presença forte e singular na escala do programa, assumindo plenamente o seu carácter de equipamento público sem ser monumental, mas abrindo generosamente os seus espaços para o exterior.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Imagem 2 de 38
© salemmostefaoui
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Imagem 34 de 38
Axonométrica

Situado na parte superior do terreno, o pavilhão esportivo e cultural goza de uma vista sobre todo o terreno. Também forma um pano de fundo que obscurece parcialmente os edifícios de serviços técnicos e recompõe uma organização visual reorientada para as atividades esportivas. O edifício, para além da sua própria funcionalidade como pavilhão esportivo, tem a ambição de destacar este local de interesse paisagístico na periferia da cidade e reforçar os usos já presentes. O percurso periférico ao campo de rúgbi estrutura e organiza naturalmente os caminhos e espaços do terreno. Imaginamos o local em dia de jogo, horário em que a torcida está mais presente: A implantação do projeto reforça essa estrutura existente e busca materializar com clareza essa organização.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© salemmostefaoui
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores
© salemmostefaoui
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Imagem 33 de 38
Planta
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores
© salemmostefaoui

É por uma galeria coberta e pública no prolongamento do pavilhão que o edifício se conecta ao existente. Esta galeria protege a fachada oeste e define um espaço público amigável voltado para o campo de rúgbi. O espaço de convívio localizado na esquina sudoeste ocasionalmente se abre para a galeria por meio de um bar ao ar livre, a fim de agregar valor aos usos já existentes no local.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Exterior
© salemmostefaoui

Queríamos que o edifício, em vez de ser um objeto arquitetônico isolado, fosse um verdadeiro vetor de urbanidade e de encontro dos usuários e do público em geral. A galeria é um dos dispositivos que permite isso. O segundo benefício deste espaço é o pavilhão esportivo. A esbelteza da estrutura ao longo de todo o comprimento da fachada cria uma generosa cobertura protegendo o pavilhão esportivo da luz oeste, mantendo total transparência e continuidade com o exterior.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Viga
© salemmostefaoui
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© salemmostefaoui

O volume da construção, em forma de «chapéu» com moldura de madeira revestindo a pele metálica, é a expressão formal da organização dos usos: O grande salão e as arquibancadas estão contidos num único volume com as dimensões otimizadas de 7m sob a estrutura. Os outros espaços contíguos que não requerem grande altura são organizados em torno da periferia da sala. Um volume alto para espaços principais e um volume baixo para espaços secundários. Estes últimos possuem coberturas que dão escala humana aos usos e permitem uma transição suave entre os espaços diferenciados do programa.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Viga
© salemmostefaoui
Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Imagem 36 de 38
Corte

A galeria ao ar livre surgiu desses espaços sob os telhados. Ela se beneficia de uma posição estratégica voltada para o campo de rúgbi a oeste e forma uma espessura entre o interior e o exterior. O projeto, procurando integrar-se o melhor possível neste território, deseja também ser um vetor da construção e saberes locais, sobretudo do setor madeireiro dos territórios do «maciço central», obtendo assim a etiqueta BTMC.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Pilar
© salemmostefaoui

O projeto procura, através da escolha de uma estrutura de madeira e da sua volumetria geral, oferecer um espaço interior caracterizado pela utilização de materiais brutos e resistentes. O desenho da estrutura contribui para a qualidade “rústica” do espaço interior. O domínio da luz no pavilhão principal é controlado, garantindo o conforto ideal para a prática do esporte. O volume possui iluminação natural e uma visão desobstruída do exterior, tanto para proporcionar vistas do campo de rúgbi e da paisagem além, mas também para mostrar suas atividades do lado de fora.

Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© salemmostefaoui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:63290 Puy-Guillaume, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Esportivo e Cultural / Link Architectes" [Sports and Cultural Hall / Link Architectes] 20 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998177/centro-esportivo-e-cultural-link-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.