Lançamento do podcast e da revista Clima e Caminhabilidade

Com o agravamento das mudanças climáticas no mundo, os temas socioambientais entraram em evidência nos últimos anos. Em novembro, mais de 400 organizações - incluindo o SampaPé! - assinaram a carta aberta da Aliança por Deslocamentos Ativos e Saúde (tradução livre de Partnership for Active Travel and Health - PATH), pedindo aos líderes governamentais e municipais que invistam mais em mobilidade a pé e por bicicleta para atingir as metas climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O texto foi apresentado na COP 27, em uma série de reuniões, palestras e eventos paralelos oficiais da conferência da ONU.

De acordo com o Relatório Mundial das Cidades de 2022 da ONU-Habitat, os ambientes urbanos ocupam menos de 2% da superfície da Terra e abrigam 56,2% da população. Esse modo de vida consome 78% da energia produzida no mundo e libera mais de 60% dos gases de efeito estufa, sendo os veículos motorizados responsáveis por 27% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Ou seja, o modo de vida urbano atual centrado nos veículos e na produção massiva agrava a crise climática.

Transformação das cidades só acontecerá com protagonismo feminino

Por outro lado, as mulheres são as que mais se deslocam de forma sustentável, a pé ou por transporte público nas cidades, e ainda cumprem o papel social de cuidado. Por isso, são as que mais sofrem com cidades ruins para caminhar. Assim, a estrutura urbana, somada às consequências da crise climática, como secas, enchentes, entre outras, impactam de forma mais grave grupos que já são marginalizados no ambiente urbano, como as mulheres pretas e periféricas nas cidades latino-americanas.

Para aproximar esse tema global ao cotidiano das mulheres nas cidades e colocar elas como protagonistas da transformação, a ONG SampaPé! desenvolveu o podcast e revista Clima e Caminhabilidade, que cria um diálogo entre duas mulheres (personagens fictícias), Carla e Maria, que abordam os temas:

1. Qual é a relação entre ir a pé e mudanças climáticas?
2. Qual é a relação entre o deslocamento das mulheres e cidades feitas por e para homens?
3. Qual é a relação entre direito à cidade e se organizar para propor mudanças?

Como apoio ao diálogo, no final dos episódios e da revista, há um glossário que explica de forma didática e acessível os termos caminhabilidade, crise climática, direito à cidade, incidência política, mobilidade das mulheres e urbanismo feminista.

Podcast e revista são ferramentas para diálogo e aproximação dos temas

“O objetivo do podcast é dar ênfase à importância de cidades que priorizam o caminhar e o cuidado com as pessoas, para criar ambientes mais justos a curto prazo e enfrentar a crise climática a médio prazo. Além disso, queremos que esse assunto esteja na boca das pessoas e seja simples e popular, pois só assim podemos nos engajar coletivamente” , afirma a Diretora Presidente do SampaPé!, Leticia Sabino.

O podcast pode ser acessado nas principais plataformas de streaming no canal da organização, chamado Cidades Caminháveis, pelo link bit.ly/ep1_podcastclimaecaminhar, e a revista está disponível para acesso e download no link bit.ly/revistaclimaecaminhar.

De acordo com Leticia, atuar para criar cidades caminháveis, em que os ambientes urbanos sejam melhor distribuídos, com espaços públicos de qualidade e ruas seguras e acolhedoras para todas as pessoas, é uma questão social, ambiental e climática urgente. “E essa transformação só acontecerá com o protagonismo das mulheres”, complementa a fundadora do SampaPé.

Para a Analista de Desenvolvimento Institucional do SampaPé!, Louise Uchôa, os materiais também têm como objetivo servir de conteúdo para que outras organizações de mobilidade ativa e direito à cidade, associações de bairro e movimentos de luta por moradia possam começar a conversar sobre caminhabilidade e mudanças climáticas e se empoderar sobre o tema. “Queremos que as pessoas tenham ferramentas para se unir e pressionar o poder público a agir e se responsabilizar, para que possamos viver em um lugar mais seguro, caminhável, saudável, sustentável e justo”, afirma.

Sobre o SampaPé!

O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012, que tem como objetivo construir cidades mais caminháveis com as pessoas. Atua nas frentes de promoção da cultura do caminhar e humanização das cidades, realizando projetos e metodologias para engajar e capacitar a cidadania e quem toma decisões nas cidades. Promove ações político-cidadãs, de comunicação, mapeamento, urbanismo tático, legibilidade, formação, pesquisa, entre outras. Idealizou e mobilizou a Paulista Aberta em São Paulo - principal programa de abertura de ruas para as pessoas na cidade. Desenvolveu metodologias técnicas e participativas para a transformação dos espaços públicos com perspectiva de gênero junto ao poder público em Curitiba e Salvador.

Sobre o projeto Caminhando Juntas

O Caminhando Juntas é um projeto do SampaPé! que desenvolve junto a mulheres e lideranças femininas capacidades sobre urbanismo feminista, caminhabilidade, crise climática, mobilidade das mulheres, direito à cidade e incidência política, e aplica metodologia colaborativa de avaliação de caminhabilidade. O projeto foi contemplado pelo edital “Mulheres Liderando a Ação Climática”, da Embaixada da França no Brasil e do Fundo Casa Socioambiental, por meio da Aliança Global para Ações Ecológicas e de Gênero.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do podcast e da revista Clima e Caminhabilidade" 17 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998162/lancamento-do-podcast-e-da-revista-clima-e-caminhabilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.