Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office

Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, FachadaResidência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 3 de 23Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de InterioresResidência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, PilarResidência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabian Ong
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duravit, JUNG, Zucchetti
  • Arquitetos A Cargo: Lyndon Neri, Rossana Hu
  • Arquiteta Sênior A Cargo: Christine Chang
  • Equipe De Projeto: Sela Lim, Bella Lin, Kevin Chim, Alexander Goh, Haiou Xin, July Huang
  • Engenharia De Instalações: Elead Associates Pte Ltd
  • Consultoria De Iluminação: P5 Pte Ltd & Light Basic Studio Pte Ltd
  • Construtor Geral: Space Scope Pte Ltd
  • Construção Em Aço: Luen Soon Iron Works
  • Caixilharia: Lital Materials & Contracts Engineers Pte Ltd
  • Arquiteto Local: K2Ld Architects
  • Design De Interiores: Neri&Hu Design and Research Office
  • Engenharia Estrutural: JS Tan Consultants Pte Ltd
  • Consultoria Em Paisagismo: Nyee Phoe Flower Garden Pte Ltd
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fabian Ong

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tradicional casa- pátio chinesa ou siheyuan é uma tipologia bem conhecida por sua ilustração dos ideais confucionistas, acomodando unidades familiares extensas em que muitas gerações vivem sob o mesmo teto. Viver sob o mesmo teto é o que dá a noção de comunidade, especialmente em um contexto íntimo, da maneira como este projeto foi desenvolvido. Para este projeto de uma residência privada, Neri&Hu recebeu um conjunto de pedidos únicos do cliente: a nova casa construída no lugar da anterior deve acomodar os três irmãos, que já superaram a casa partilhada. Deveria, também, incluir um pequeno espaço memorial em forma de jardim para sua falecida mãe. Por fim, a nova construção deve manter a memória da forma do telhado inclinado, uma característica definidora de sua casa de infância.

Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Exterior
© Fabian Ong
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 3 de 23
© Fabian Ong

A casa anterior foi construída no estilo do bangalô colonial britânico, com elementos híbridos de casas malaias tradicionais, como beirais profundos para abrigo da chuva, além de detalhes vitorianos. Compreendendo a importância funcional da cobertura e o apego emocional do cliente à sua forma, Neri&Hu abraça a natureza simbólica da cobertura inclinada e a combina com uma reinterpretação da casa-pátio.

Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Fabian Ong
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 21 de 23
Modelo

Neste projeto, Neri&Hu exploraram como as noções de vida comunitária e memória coletiva podem ser expressas espacialmente. O local original apresentava uma borda com vegetação exuberante que formava uma faixa de transição verde natural ao longo do perímetro, uma característica que os projetistas mantiveram. A nova casa de dois andares organiza todos os espaços comuns em torno de um jardim central, que ocupa o espaço do pátio servindo como um jardim memorial para a matriarca da família. O térreo é de natureza extrovertida, com amplas paredes de vidro para conectar todos os espaços aos jardins ao longo do terreno. Neri&Hu visa maximizar a transparência visual das áreas comuns – sala de estar, cozinha aberta, sala de jantar e escritório, de modo que, a partir do térreo, os habitantes possam olhar para o jardim central do memorial enquanto estão protegidos pela densa vegetação que cerca a casa. Grandes portas de vidro podem ser abertas de forma que, em condições ideais de temperatura, a casa possa aproveitar a ventilação cruzada e o acesso direto aos jardins.

Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Fachada
© Fabian Ong
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 16 de 23
Planta do Terreno
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Fabian Ong

No nível superior, Neri&Hu segue a ideia da forma de telhado inclinado. Não apenas como significado de abrigo, mas também como um elemento que unifica e demarca os domínios público e privado. Todos os quartos privados, localizados no nível introvertido superior, estão alojados dentro dos planos inclinados do telhado, de modo que, quando visto do exterior, a casa mantém a aparência de um bangalô térreo de telhado de quatro águas. Claraboias e grandes paredes de vidro conectam-se às varandas dos quartos, onde as vistas são voltadas para fora, para os espaços do jardim do perímetro. A equipe de projeto apresenta três áreas de pé-direito duplo para conectar as funções comuns e os corredores acima. Esses espaços de interpenetração criam conexões visuais verticais para permitir que se espreite o domínio público a partir do privado.

Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores
© Fabian Ong
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Imagem 20 de 23
Corte
Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office - Fotografia de Interiores, Pilar
© Fabian Ong

Percebe-se um vazio esculpido no volume da cobertura, que emoldura uma pequena árvore antes de chegar ao jardim memorial central. No exterior, onde varandas e poços são esculpidos a partir do volume da forma do telhado inclinado, as paredes transitam de concreto liso para concreto formado por tábuas para assumir a textura de fôrmas de madeira. A circulação no térreo é baseada na forma do círculo para reforçar a experiência de deslocamento de andar em círculo e definir o espaço memorial como um elemento sagrado. Uma vez que o círculo não tem arestas ou pontos de fuga, ele permite que a pessoa sempre encontre um retorno ao centro, tanto espiritual quanto fisicamente. O jardim define simbolicamente o coração da casa como um vazio sempre palpável, persistindo como pano de fundo comum à vida coletiva de todos os habitantes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Singapura / Neri&Hu Design and Research Office" [Singapore Residence / Neri&Hu Design and Research Office] 17 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998045/residencia-singapura-neri-and-hu-design-and-research-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.