Retrofit Casa 275 / IN arq+design

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, MesaRetrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de EstarRetrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, AidoRetrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Jardim, Pátio, AidoRetrofit Casa 275 / IN arq+design - Mais Imagens+ 25

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: IN arq+design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brenda Pontes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alma Light, Alves e Nicoletti, Bali Home, Bazar Familia Coelho, Bontempo, Capri Decor, Docol, Doimo, Estudio Elmor, Estúdio Bola, Hot System, Inove Design, Jader Almeida, Kohler, Konkre, Kujawa Mármores, Lattoog, Light & Co, Monofloor, Oda Design, +8
  • Arquitetos Responsáveis: Izadora Czerpicki, Noelle Piasetzki
  • Cidade: Curitiba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Brenda Pontes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conhecida inicialmente como Casa MIC, a icônica residência brutalista curitibana, é projeto original do renomado arquiteto Manoel Coelho, construída em 1981, onde residiram ele e sua família por 40 anos.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Brenda Pontes

Com o objetivo de renovar e revitalizar as instalações originais, em 2021 iniciou-se o Projeto de Retrofit desenvolvido pelo escritório IN arq+design, para adaptar a necessidades dos novos moradores. Mantendo as principais características do seu projeto original, redesenhando fluxos e reinterpretando ambientes, o novo ciclo da edificação recebeu o título de Casa 275.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Brenda Pontes

A Casa conta com 2 pavimentos distribuídos em meios níveis, três deles considerados como Pavimentos Íntimos e um Pavimento Social, contando com área externa de jardim e piscina.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Viga
© Brenda Pontes

O frescor da sua nova fase conta com uma reforma completa de infraestruturas elétrica e hidráulica, incluindo tópicos importantes ao projeto, como modificação em sua planta no Pavimento Íntimo dos quartos e no Pavimento Social e inovação tecnológica através de instalação de sistemas de painéis solares, reaproveitamento de água, automação, piso aquecido, internet e segurança.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa
© Brenda Pontes
Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Imagem 29 de 30
Planta - Antes
Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa
© Brenda Pontes
Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Imagem 30 de 30
Planta - Depois
Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Brenda Pontes

A maior intervenção projetual foi na Suíte, visando a necessidade da sua ampliação e construção de um novo banheiro – para totalizar dois banheiros no ambiente – e transformação do antigo quarto de hóspedes para o novo closet. Anteriormente a suíte totalizava em 35m² e atualmente representa aproximadamente 63m² integrada ao closet.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Dormitório
© Brenda Pontes

Além da Suíte, o Layout também foi alterado no antigo Atelier de Cerâmica, onde este foi integrado ao Pavimento de Estar Social e transformou-se na Cozinha Bar, um espaço divertido para celebrar com amigos e familiares.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Brenda Pontes

Outro ponto importante modificado foi o Jardim de Inverno, que antigamente era ao lado da Sala de Jantar, separado por uma esquadria. Esta esquadria que separava os ambientes foi retirada para a integração dos espaços e a abertura do telhado foi vedada com uma nova esquadria, conferindo leveza e frescor ao projeto, harmonizando vegetação, luz e concreto, em conjunto com os zenitais na laje imponente.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores
© Brenda Pontes

No processo de levantamento da construção, pontuou-se uma infiltração proveniente da Cascata do Jardim de Inverno. As pedras que revestiam a Cascata foram etiquetadas, removidas para a correção da infiltração e instalação do novo sistema de renovação de água e posteriormente as mesmas pedras foram reinstaladas.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Dormitório
© Brenda Pontes

O que realmente finalizou a obra de uma maneira incrível foi a restauração do concreto original da casa. Por conta do tempo e infiltrações, algumas áreas estavam com o concreto danificado e com ferragens expostas. Estes danos foram tratados, restaurados e revitalizados, em um processo muito delicado.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores, Aido
© Brenda Pontes

O principal desafio do Projeto - sendo um Retrofit - foi encontrar a linha tênue entre o desenvolvimento do projeto atendendo as necessidades dos clientes e a manutenção dos pontos importantes da residência, característicos do projeto original. Várias possibilidades foram estudadas para estas situações a fim de manter as características arquitetônicas potentes.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim
© Brenda Pontes

Por se tratar de uma residência icônica, com muita personalidade e também por respeito ao projeto original, o escritório optou pela releitura de várias linguagens que existiam na Casa originalmente, como o uso das cores primárias que faziam parte de praticamente todos os ambientes. A releitura visou sintetizar as cores alternando com tons mais fechados, que representassem melhor o novo ciclo da residência e dos novos moradores.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Jardim, Pátio, Aido
© Brenda Pontes

Alguns itens originais e icônicos da residência foram restaurados e mantidos, como os brises amarelos da fachada, as luminárias que foram reestruturadas e realocadas, alguns mobiliários em madeira e os azulejos amarelos característicos.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Interiores
© Brenda Pontes

No Projeto de Interiores, o conceito foi a liberdade do mobiliário, pensando sempre na sensação de soltura, equilíbrio e destaque dos blocos de cores e texturas. A iluminação é pontual e discreta, valorizando estes blocos e a posição deles no espaço.Para ambientar, foram escolhidos Itens de arte e design como a Couch Barcelona e a Poltrona Red and Blue (originais, adquiridas no bazar da família Coelho, entre outras peças de design assinado brasileiro como mobiliários diversos do Estúdio Bola, poltrona Pelicano do Estúdio Elmor, além de tapeçarias como o Tapete Pompeia por Giacomo Tomazi e Tapeçaria Offwhite de parede por Alex Rocca.

Retrofit Casa 275 / IN arq+design - Fotografia de Exterior, Janela
© Brenda Pontes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retrofit Casa 275 / IN arq+design" 01 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997957/retrofit-casa-275-in-arq-plus-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.